22 janeiro 2007

Porque é possível melhorar...

O estudo de audiências realizado pela Novadir, do Grupo Marktest, hoje divulgado, revela que a RTP-Açores é o canal de TV que mais agrada aos açorianos. Numa escala de 1 a 10, a RTP-A atinge os 8.4, TVI 8.3, Canal 1 8.1, SIC 8.0 e :2 com 7.6.

O estudo mostra, no entanto, que os açorianos preferem ver os canais nacionais para o entretinimento, deixando para a televisão pública dos Açores a informação. Os canais mais vistos pelos açorianos são a TVI com 51.7%, seguida da SIC com 31.4%, do Canal 1 com 28.2%, da RTP-A com 16.1% e da :2 com 2.7%.

O Telejornal é o programa mais visto com 82.5% das preferências dos telespectadores, seguido do Jornal da Tarde, Bom Dia Açores, Boletim Meteorológico, Atlândida.

Esta sondagem só vem confirmar aquilo que já aqui foi dito por diversas vezes: não se justifica que a RTP-Açores transmita tantas horas, até porque mais de 50% da sua programação diária são repetições, ou de séries e telenovelas dos canais nacionais da RTP, ou das produções regionais. Bastaria abrir a emissão de manhã com o Bom Dia Açores e reabrir pelas 19.00 para dar as tão apreciadas notícias regionais, seguidas de um dos programas feitos cá. Tudo o que se justifica e tudo o que os açorianos vêem.

Espero que se tirem as devidas ilações desta sondagem e que se pense, seriamente, em re-estruturar o canal regional, tendo como critérios em 1º lugar um bom serviço público para os açorianos e em 2º lugar uma boa gestão dos dinheiros públicos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Plenamente de acordo.Os indices de audiência da RTP-A são demasiado baixos e deveriam merecer uma repreensão à direcção da casa. É sinal que os açorianos merecem melhor, com mais qualidade e menos quantidade. Se não houvesse o Pedro Moura como subsistiria a RTP-A?
Mandaram embora os "velhinhos" o Ávila, o PMartinho, o ECarreiro, o Zeca Medeiros e abrem as portas a produtoras externas que colocam no ar mediocridades que nem para consumo em tempo algum.
Noutro tempo, a RTP-A envergonhava-se da sondagem. Agora anuncia-se como se fosse vantajosa para o cabal regional...Já não vergonha na cara como dizia a minha avó.

Nestum disse...

Alguém disse que, no que toca a informação, "o buraço no asfalto da nossa rua é mais importante que a guerra no Iraque...". Considerações morais à parte, este estudo revela que realmente a televisão regional devia preocupar-se mais com o serviço público prestado aos açorianos.
Contudo, apesar das inúmeras repetições diárias, e da dose de bom dia pra "dar e vender", existem mesmo assim notas positivas como por exemplo o programa diário "Estação de Serviço" que promete dar voz ao cidadão das 18h30 às 19h30. Esperemos que a completar 30 anos de existência se limem arestas e que surjam mais ideias em prol do benefício público.

Abraços

Anónimo disse...

A RTP-Açores é o canal de televisão que mais agrada aos açorianos.



Um estudo de audiências realizado pela Novadir, do Grupo Marktest, revela que os telespectadores vêem mais tempo os canais nacionais, mas preferem o canal açoriano.

Numa escala de 1 a 10, o grau de satisfação dos telespectadores açorianos atinge os 8,4 quando se referem à RTP-Açores.

Logo a seguir surgem a TVI, com 8,3, a RTP1 com 8,1, a SIC com 8,0 e a 2: com 7,6.

O mesmo estudo, realizado há dois anos, colocava os canais nacionais em primeiro e a RTP-Açores em último, apesar de um bom grau de satisfação.

A evolução do canal açoriano neste espaço de tempo levou também os açorianos a verem mais televisão e a interessarem-se mais por programas ligados à Informação, em detrimento das telenovelas.

Apesar de tudo, o estudo indica que a maioria dos açorianos ainda escolhe os canais nacionais para verem, essencialmente, as novelas.

Assim, entre os canais vistos com mais frequência, a TVI vai na frente com 51,7 por cento das respostas, seguindo-se a SIC com 31,4, a RTP1 com 28,2, a RTP-Açores com 16,1 e a 2: com 2,7.

O Telejornal da RTP-Açores continua a ser o programa mais visto entre todos os programas de todos os canais disponíveis. 82,5 por cento dos telespectadores disseram ver o noticiário regional, seguindo-se no "ranking" dos dez primeiros mais vistos o Jornal da Tarde, Bom Dia Açores, Boletim Meteorológico, Atlântida, Açores Vip, Fala quem sabe, HILARIANTE, Histórias do Açores e Um dia e uma foto.

Os programas preferidos dos açorianos são os relacionados com Informação, seguindo-se telenovelas, concursos, filmes, humor, entretenimento, desporto, séries estrangeiras e reality shows.

Há dois anos 94 por cento dos inquiridos diziam ver televisão todos os dias ou quase todos os dias. Hoje 96 por cento dizem que o fazem.

Para além dos açorianos passarem muitas horas á frente da TV - 21 por cento chega a ver mais de 4 horas por dia - o público feminino está em maioria, quando antes eram os homens.

Este estudo foi realizado em Dezembro passado com uma amostra de 602 indivíduos de ambos os sexos, em todas as ilhas.

A margem de erro máxima, para um intervalo de confiança de 95 por cento, é de cerca de 4 por cento.