10 junho 2007

Votação da Máquina

A última “Votação da Máquina” fechou com os seguintes resultados:

À pergunta “ cannabis deve ser legalizada?”, 56% votaram ‘Sim’, enquanto 44% votaram ‘Não’, num total de 62 votos.

A todos que votaram, aqui fica o nosso agradecimento.

Entretanto, temos uma nova questão: “Ponta Delgada é uma cidade segura?” Contamos com a vossa participação.

6 comentários:

Pedro Lopes disse...

Bem, meu caro Rui,

esta votação, sem qualquer pretensão, e valor cientifico, não creio que espelhe a vontade da sociedade. Vale o que vale, foi apenas uma sondagem de opinião, aos que por aqui foram passando e quiserem expressar a sua opinião.

Quanto á proxima pergunta, proposta por mim, e que é mais direccionada a quem vive em Ponta Delgada, visa, novamente, dar possibilidade a quem quiser votar, de exprimir o seu sentimento em relação à segurança, ou falta dela, na nossa urbe.

Quando propôs esta pergunta, fi-lo pensando na relativa polémica que foi despertada por uma entrevista no jornal "Açoreano Oriental" a um responsável da PSP de Ponta Delgada, creio que o Comandante Furtado Dias (por quem tenho profundo apresso, e que já está reformado), que dizia que Ponta Delgada era uma cidade segura. Mereceu destaque de primeira página.

O que todos os que habitam PDL sabem, certamente, é que esta nossa cidade já foi bem mais segura do que nos dias que correm.

E, de quando em vez, tomamos conhecimentos de assaltos, a cidadãos e seus bens, e agressões na via pública, praticados, na sua maioria por toxicodependentes, com o intuíto de conseguirem mais dinheiro para a próxima dose de droga.

Enfim, o desenvolvimento também trás consigo vários males sociais....

Rui Rebelo Gamboa disse...

Deixo, apenas, algo que serve para mostar como a segurança já não é o que era.

Como sabes, moro na Praia Pequena do Pópulo, e durante muitos e muitos anos, as pessoas pararam aqui os seus carros e foram para a praia, dias inteiros, sem que nunca tenha ouvido nada, relativamente a assaltos. Ora, no ano passado, todos os Domingo, pelo menos um carro era assaltado, através da quebra do vidro lateral. A polícia acabou por 'apanhar' o larápio, mas no fim-de-semana seguinte prosseguiram os assaltos. Veio a polícia, perguntamos se havia outro, eles disseram que de certeza era o mesmo, pois tinha saído no mesmo dia.

Este é um problema que vai além do juíz que decretou a liberdade a essa pessoa, mas penso que este caso serve para mostrar a razão porque a segurança está a piorar, penso que há um sentimento de impunidade, relativamente a esse tipo de crime. Estarei enganado?

Já agora, deixo um conselho a todos, quando vierem à praia (e quando pararem o carro em qualquer local) não deixem nada à mostra, será o suficiente para serem assaltados.

Quanto à questão da cannabis legalizada. Penso que proximidade desta votação mostra como, de facto, a sociedade não está pronta para tal. Isto porque entendo que, quem votou aqui, são pessoas com menos conservadoras, relativamente a este assunto, que a maioria da populoação, mais cosmopolita talvez. É evidente que esta é uma leitura minha, feita em cima do joelho, sem qualquer valor científico.

Pedro Lopes disse...

Pois é, meu caro,

já fomos uma cidade (PDL), uma Ilha, e até um arquipélago mais seguro e tranquilo.

É certo que estamos muito mais desenvolvidos e abertos ao mundo exterior, mas também é uma verdade indesmentível o facto da nossa pacatez ser cada vez menor, atendendo ao crescente índice de criminalidade que se tem vindo a registar.

O caso (real) que descreves, é sintomático do que se passa. Ou seja, os criminosos, mesmo que apanhados em flagrante delito (creio ter sido este o caso), são apresentados a interogatório judicial, e, horas depois, estão nas ruas, prontos para praticarem novos crimes porque, insisto, continuam com o vício das drogas, que os impele a praticarem mais um crime, para reunirem dinheiro para a próxima dose.

Só depois de serem apanhados por 25 ou 30 crimes desta natureza, ficam a aguardar julgamento em prisão preventiva.

E o problema é que todos nós sabemos que um criminoso pratica um cem número de crimes sem ser apanhado, fazendo com que um criminoso que vai a julgamento indiciado da prática de 25 crimes de furto e/ou roubo, na realidade já praticou 80 ou mesmo 150 outros crimes idênticos.!!

Por isso, urge tomar medidas que combatam a raiz desse mal, e não que estejam sempre a punir quem não quer ou "não pode" parar de roubar. Insisto nas toxicodependências, pois estou seguro que a maior parte destes crimes (roubos a carros e pessoas e assaltos a residências) é praticado por tóxicodependentes.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Completamente de acordo que muito do problema está nas toxicodepêndecias. E, como já referi noutro blog, o facto de vivermos numa ilha pode ajudar a combater o tráfico, que como sabemos entra, talvez 90%, pelo aeroporto.

Claudio Almeida disse...

Caros Amigos

Não sei o que seria melhor, se é legalizar, ou adoptar medidas mais severas. É uma questão que nos deve preocupar a todos, é uma questão transversal que abrange todos os sectores da sociedade, Ricos, pobres e media classe.
O que é certo, é que nada tem vindo a ser feito no sentido de resolver o problema. Se é para legalizar, então que se legalize, se é para sancionar, pois então que se penalize. Agora não podemos é continuar neste impasse. Funciona como uma bola de neve que cada vez vai ficando maior, levando tudo e todos a sua frente.

Quanto ao problema da segurança.
É um risco do desenvolvimento, como tudo, há contrapartidas e benefícios, esta é uma contrapartida.

Anónimo disse...

ola rui!!
como falámos hoje em casa da judite aqui estou eu a "mexericar" o teu cantinho! gosto do conteudo dos posts!
bem, o meu blog é mais o genero de um refugio ou diario como lhe quiseres chamar... quando puderes passa por la.. ah e se kiseres algum dos meus serviços clica em http://micasplace.com.sapo.pt que é o meu site onde as pessoas podem fazer encomendas d coisas pos seus blogs, inclusivé layouts. tas a vontade.. é de graça!
Entretanto tb deixo o link po meu blog pessoal se kiseres dar uma olhadela em como esta... ja tou atrasada nos posts.. vou tentar escrever algo hoje... vá.. mais uma vez bgd pela tua ajuda no trabalho de infor. xinhux e boa semana!