09 outubro 2007

Mera Curiosidade

Foi notícia por estes dias, os cento e onze anos de Augusto Moreira, um português que atravessou três séculos, e que, diz quem o conhece, cavou terra de enxada na mão até aos seus 108 anos. É obra.!!!

Esta profícua idade dá-lhe o estatuto de sexto homem mais velho do Planeta Terra, e segundo do Velho Continente. Teremos futuro campeão Mundial?

Não creio, talvez a Título Europeu, pois o Japão (que seguramente terá os três primeiros lugares deste ranking), tem cerca de 30 mil pessoas, com mais de cem anos de idade, isto, a avaliar por uma lista que o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Japonês divulgava todos os anos, denominada "chooju banzuke", e que dava conta dos 100 japoneses com maior longevidade. A lista foi cancelada em 2006, devido á reticência de alguns anciãos facultarem os seus dados pessoais, que ficariam acessíveis a todos, embora esta prossiga com os dados de quem não se opõe.
Enquanto a “chooju banzuke” durou, os números apresentados por género eram, no mínimo, vexatório para os homens, pois as mulheres representavam, quase invariavelmente, uma percentagem de 75 %.

Vem-me á memória uma alcunha que nós, micaelenses, recebemos, seguramente por sermos do grupo Oriental (!), mais perto do sol nascente, que nos apelidava de “japoneses”.

Pois bem, agora recorro a um provérbio popular que diz; “já que temos a fama, que tenhamos o proveito também”……….e que, neste caso, seja a longevidade dos japoneses ;)
P.S.- quem sabe como se designam as Azáleas, tão tipicas e que se dão tão bem em S.Miguel?

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois bem, respondo eu; Azálea Japónica.

Rui Rebelo Gamboa disse...

A questão não estava esquecida. Ia perguntar ao sr. que cuida do jardim da Ponta do Sossego, mas infelizmente, ele tá de férias.