03 agosto 2008

Cidade Luz




De um lado 50 orientais, todos com auriculares de última geração, seguem uma senhora, também ela oriental que tem um guarda-chuva vermelho em riste. Do outro lado 40 americanos, quase todos obesos, falam alto e reafirmam "I'm an american", como não se notasse. Mais ao lado uns 20 espanhois e mais uns 15 italianos, misturados com franceses de todo o país que aproveitam também para visitar a sua capital em tempo de férias, mais indianos, árabes, europeus de leste (muitos), sul-americanos, africanos e alguns tugas. Mais uns passos e a cena repete-se, com mais ou menos orientais, com mais ou menos americanos. Isto é Paris em Agosto.

Ainda assim, a capital francesa é sempre impressionante, mesmo com a correria das máquinas digitais a dispararem flashes em cima da Mona Lisa, mesmo com o Sena cheio de lixo, mesmo com filas intermináveis. Em cada esquina há História e o multiculturalismo confere-lhe vivacidade. Paris é sempre uma excelente viagem.

5 comentários:

Blueminerva disse...

Paris é de facto uma cidade vibrante e do ponto de vista cultural, oferece imenso ao turista. Por esta altura, devia de estar um calor infernal. Eu estive lá em princípios de Setembro de 2005 e andava angustiada com o calor.
Também dei um pulo na EuroDisney... inesquecível!
beijocas

Rui Vasco Neto disse...

rui,
sigo os teus passos, desde a mudança de endereço profissional, com a crescente sensação de que está a desabrochar um novo homem, europeísta no coração e na alma cidadão do mundo, pronto para mais dois milhões de viagens e outras tantas novas convicções para juntar às antigas. E no meio de tudo sinto-te feliz com o destino que te coube.
agora diz cá a este insignificante 'je' que deu para reflectir sobre as tuas andanças: estás mesmo feliz?
desejo-te o melhor, podes crer.
porquê? sei lá! instinto, acho.
abraço
rvn

Rui Rebelo Gamboa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Rebelo Gamboa disse...

Rui Vasco Neto,

Só posso dizer que a experiência tem sido optima, mas que regresso aos Açores assim que puder...e obrigado pelo interesse.

Blue,
Até não esteve muito calor, aliás choveu um pouco. Mas no começo da semana passada Bruxelas esteve insuportável, com temperaturas a chegar aos 30º. E a humidade aqui é também alta, mas não como a de São Miguel. A Eurodisney, eu e minha cara-metade decidimos em conjunto que lá iremos quando tivermos filhos. Mas foi uma decisão difícil, ela bem que quis ir, mas eu mostrei-lhe o melhor de Paris....acho ;)

Cumprimentos aos 2.!

Rui Rebelo Gamboa disse...

O comentário que apaguei era meu. Apaguei-o porque foi repetido.