13 março 2009

Vamos Dar Uma Folga ao Planeta

A WWF - World Wildlife Fund, é uma Organização independente de conservação da natureza.

Em 2007, a WWF lançou a “Hora do Planeta”, uma iniciativa com base na cidade de Sidney, na Austrália, mas que no ano seguinte se estendeu a 371 cidades, que promoveram um “apagão” pelo Planeta.

Esta “Hora”, pretende sensibilizar todos os humanos, para os efeitos nefastos das alterações climáticas, alertando para a necessidade de dar uma folga à atmosfera Terrestre…..nem que seja uma singular hora, num único dia do ano.

Este ano, no dia 28 de Março, pelas 20h30 m, esta iniciativa já tem garantidas 900 cidades em cerca de 80 países, entre os quais Portugal. ( Conferir aqui. )

Espero que nós por cá, nos Açores, também tenhamos cidades a aderir a esta “Hora do Planeta”, pois é inegável o valor que a nossa natureza representa para nós. Tal só é possível de manter, se tivermos um Planeta que “respire” bem, e que conheça as quatro estações do ano.

Eu vou estar às escuras, pelo menos durante uma hora, na noite de Sábado, 28 Março de 2009, por um planeta mais limpo.......para os meus filhos.

6 comentários:

Rui Rebelo Gamboa disse...

Pois, pois, os sacaninhas dos australianos promovem a iniciativa para que seja às 20.30 na Europa, o que quer dizer que é de dia lá.

Tou a brincar. É que não deu mesmo para resistir. Evidentemente, que li a ligação que colocas e vi que é as 20.30 de cada zona. E, claro, que é uma iniciativa que, tendo algum impacte em termos de ambiente, não muito, mas algum, é mais importante pela mensagem que passa e para mostrar que se está disponível para sacrificar nem que seja um pedacinho do nosso estilo de vida a favor de algo, que como dizes, só será colectado no futuro.

Anónimo disse...

Se me apagarem a luz sem a minha autorização, parto os cornos ao primeio desses filhos da puta que encontrar.
Vão apagar a luz à puta que os pariu!

Nuno

Anónimo disse...

Mai'nada

Anónimo disse...

Não poupes tu que qualquer dia não tens nem luz nem água pra lavar a tomatada!

Anónimo disse...

Rui, o Planeta está fragilizado. levado ao limite. A metereologia dá conta disso durante todo o ano.

Nós por cá, que nunca nos preocupamos com falta de àgua, tivemos no ano de 2008 dois concelhos com problemas de escassez de àgua. Em Sta. maria, as pastagens secaram, coisa nunca vista.

Não é um problema dos outros, é um problema do Planeta, logo da humanidade.

Esta "Hora" é, como bem dizes, simbólica, mas vale pelo alerta, e por ser uma pequenina folga pró Planeta. (dependendo da verdadeira adesão)

Baleia à vista..... ;)

Anónimo disse...

Pedro Lopes, se você não lembrar o pessoal no próximo sábado, é garantido que ninguém liga a esta «hora do planeta».

Até porque é uma boa ideia. E as boas ideias devem ser copiadas.
Podia ser um dia por mês.