19 abril 2009

A Moral no deserto

Há quem afirme que Nixon se afogou na Porta da Água por causa da sua paranóia ou a dos seus assessores, o que vai dar ao mesmo. Verdade ou não, o facto é que nunca se compreendeu totalmente a razão pela qual o seu estado delirante (ou o dos seus assessores) o levou a embrenhar-se numas escutas ilegais na sede do seu adversário, sendo certo que as sondagens lhe davam como garantida a sua reeleição, como acabou por suceder. Graças ao famoso Garganta Funda (que certamente nunca esqueceu Linda Lovelace) e à persistência de dois jornalistas, a história tornou-se pública, mesmo enfrentando a poderosa máquina de protecção e propaganda do então Presidente. No mais, as evidências levaram àquilo que é normal numa democracia a sério: a demissão. Por cá, há quem se entretenha a criar fait-divers, em vez de assumir o único gesto nobre que se lhe impõe. Talvez por coisas destas, haja quem pense que a nossa democracia está mais próxima da de Chavez do que da americana. Pessoalmente, não tenho quaisquer dúvidas.

6 comentários:

Luís Almeida disse...

Há uma grande-enorme-gigantesca diferença entre a nossa e a democracia deles, dos "amaricanos", lá há um quarto poder que faz jus ao nome que tem.

Neste teu post, caro José, também é muito boa a etiqueta, adapta-se tão bem ao que queres dizer...

Voto Branco disse...

Caro José,
Com uma oposição (leia-se PSD) tão fraquinho e sem rumo é fácil reinar.
Nesta questão o Conselho de Estado já se deveria ter reunido, o que ainda não aconteceu, talvez por vergonha do Sr. Presidente da República... pois ao escândalo do Freeport soma-se o escândalo do BPN e do seu grande amigo Dias Loureiro!
Há uns anos atrás havia um anúncio com este slogan: "E nós a vê-los passar...", lembram-se?
Saudações

P.S.: Por estas e por outras que começo a estar de acordo com a Toupeira Real!

Toupeira Real disse...

Gasolina mal precisam, oficina nem falar... mas este já devia estar na sucata. Enfim, à semelhança do que aconteceu durante a década de 90, apesar de um empurrao da Eminência Parda, esperemos que caia de podre. Com D. Duarte, nada disto acontecia!

Voto Branco disse...

Cara Toupeira,
Na sucata e sem prémio pelo abate!
Falamos mal do Brasil, mas em 1992 quem não se lembra de Fernando Collor de Mello? E este foi denunciado pelo próprio irmão...
Saudações

Rui Rebelo Gamboa disse...

Ahh, a Linda Lovelace....

Bem, quanto ao Nixon e às paranoias, quero dizer que actualmente há aqui nos Açores que tenha semelhantes. Nos EUA, no fim dos anos 60 e começo de 70, tudo que acontecia de mal à administração Nixon era culpa dos Kennedy, mesmo reduzidos ao Teddy, hoje esse complexo Nixon está bem presente.

Pedro Lopes disse...

Caro José,

o "fait-diver" que nos dás a conhecer com o link no teu post, vem demonstrar que, em lugar de se cortar o mal pela raiz, que é como quem diz, Sócrates processar quem o acusa abertamente de corrupto, o nosso PM opta por intimidar os OCS.

Há ainda a questão do "tal" primo que está a fazer um "curso de artes marciais na China", e que só regressa em 2010...conveniente, não?

Pires de Lima, ex Bastonário da Ordem ds Advogados, em entrevista à SIC N, confessou-se perplexo pelo facto de não ser Sócrates a exigir que o chamem para clarificar tudo. Afirmou que não percebe porque não é o próprio PM a disponibilizar, voluntáriamente, todos os dados sobre o seu patromónio e outras "pontas soltas". Eu concordo em absoluto com Pires de Lima, pois quem não deve, não teme.....aliás, deve temer que se propagem mentiras e calúnias, que só desaparecem com um cabal esclareceimento de todas essas "pontas soltas".

E, como avisa Nuno Ramos de Almeida, "Se Sócrates tiver a maioria absoluta, podemos ficar cientes que vai fazer leis à sua medida, para conseguir uma justiça e comunicação social convenientemente amestradas."

Berlusconi também caiu nessa tentação...