04 abril 2009

O Regresso aos Cofres?

A descoberta de uma rede de espionagem de dimensão Mundial, e que se introduziu e copiou informação de milhares de computadores em cerca de 100 países, vem mostrar o quão ligados estamos hoje a todos os que partilham este vasto universo que é a Internet.

A era da informática iniciou-se no século passado, por isso conhece nos dias que correm um desenvolvimento enorme, com descoberta de novas ferramentas e soluções a surgir a um ritmo quase diário. Por já vir do século passado, e ser inegavelmente um facilitador a todos os níveis, a informática está enraizada nas nossas vidas, e a maior parte de nós utiliza computadores todos os dias…..que mais não seja no local de trabalho.

Os discos rígidos dos computadores, arquivam uma enormidade e variedade de informação, desde a de carácter pessoal, até àquela de índole mais sensível a variadíssimos níveis. Pode ser a nível ideológico, industrial, médico, militar, político, criminal, fiscal, bancário, entre tantos outros.

Tudo isso para dizer, que se não fosse a genética, qualquer dia eu não conseguiria provar que sou o verdadeiro EU, ou que a minha pessoa não fez, aquilo que aparentemente lhe é imputável.

Sim, pois num Mundo ligado por uma rede violável - a net -, a tendência será a desvalorização de tudo o que esteja sujeito a infiltração e usurpação de dados. Logo, parece-me que caminhamos para uma solução em que a nossa identidade terá de ser provada geneticamente, sob pena de não ser validada, na medida em que os dados que circulam por ai, estão acessíveis a qualquer pessoa mal intencionada. Portanto, navegamos numa rede, mas sem a protecção dos malabaristas de circo.

É que na Internet, tal como no universo criminal, os malfeitores estão sempre um passo à frente das autoridades.

8 comentários:

Luís Almeida disse...

Eles [os chineses] andem aí. Get protection!

Voto Branco disse...

Caro Pedro,
Infelizmente é uma dura realidade a que vivemos!
Quanto a mim, costumo achar que sempre que uso a ligação à internet é como "brincar" à roleta russa.
A violação da privacidade para satisfazer os desejos "voyeuristas" é o mais comum, mas infelizmente não é só na internet.
O Pedro não tocou no assunto, mas eu acrescento, que as escutas telefónicas executadas pelos órgãos de policia criminal e pela secreta portuguesa são também motivo de preocupação.
Escuta-se à "fartasana" para não se levantar o rabo da cadeira! A quantidade de escutas efectuadas deve assustar qualquer estado de direito. Banalizou-se a investigação através de escutas telefónicas deixando de lado a investigação no terreno.
Chega-se ao cúmulo do próprio Procurador Geral da República suspeitar que está a ser escutado, mas afinal, que invasão da vida privada é esta? A maioria das pessoas desconhece o quanto é possível escutar, detectar, gravar, etc... talvez a maioria deixasse o telemóvel de lado para sempre.
Saudações!

Toupeira disse...

Razão tem o pessoal da Justiça em suspeitar dos programas informáticos que estão à sua disposição e da respectiva protecção. Com efeito, o Estado, talvez embalado pelo Magalhães, acha que tudo e todos devem submeter-se à ditadura da informática. Contudo nada faz para se proteger e proteger os seus cidadãos. Chinesices!

Voto Branco disse...

Sr.ª Toupeira,
O mais engraçado são as denominações escolhidas:
Para os Senhores Magistrados e Advogados escolheram "Citius" que em latim significa "mais rápido".
Para os Senhores Oficiais de Justiça escolheram "Habilus" que significa "adequado"...
Terão segundas intenções os nomes dados? Será que estão a chamar preguiçosos a uns e burros a outros?
Saudações

Pedro Lopes disse...

Caro Luís,

e não é só na Baixa de Ponta Delgada.... :(

Caro "Voto Branco",

recorda-se, com certeza, que o anterior PGR, Cunha Rodrigues, tinha mesmo instalados microfones no seu gabinete da Pocuradoria. O que pensar...?

Quanto ao excesso de escutas ( Lei que há pouco tempo foi modificada, definindo limites mais apertados), eu defendo o recurso a este método (pela sua utilidade e pela possibilidade de se ganhar tempo), mas não podem - como diz, e bem - substituirem-se a outros métodos de prova ou investigação.

Em declarações à Agência Lusa, pode ler-se:
"O presidente do Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações, Jorge Bacelar Gouveia, defendeu o recurso das «secretas» a escutas telefónicas, afirmando que, «Podemos discutir estes assuntos e convencer os cidadãos de que a possibilidade de escutas telefónicas devidamente controladas, é um meio inestimável de aumentar a eficácia dos serviços [de informações] e de proteger a segurança dos cidadãos»."

Conferir aqui: http://blog.nunoperry.com/blog/_archives/2008/7/21/3803808.html

Não deixa de ser verdade. Mas o problema será a definição das fronteiras do admissível, da legalidade, que são seguramente difíceis de fiscalizar.

Caro "Toupeira",

creio que se refere ao "Habilus", sistema que informatiza os processos judiciais. (até os Juizes já assinam em formato digital)
Segundo consta, este Programa somente poupa 500 mil euros anuais à Justiça. E refiro-me a esta "poupança", por serem sempre estes os valores que norteiam as novas medidas, sejam Judiciais, ou de outra índole.
É pena que no centro de decisões tão importantes, não esteja o Cidadão, o Contribuinte.

Quanto ao conteúdo do post, devo acrescentar que, por exemplo, o meu PC, já tem um "identificador de impressões digitais......sinal do tempos modernos.

Pedro Lopes disse...

Caro "voto Branco",

não tinha lido o seu comentário antes de postar o meu das 23:50.

Devo dizer-lhe que a sua resposta ao "Toupeira" é mais adequada. ;)

VOTO BRANCO disse...

Caro Pedro,
Clube de Bilderberg, diz-lhe alguma coisa?
Daniel Estulin, filho de um ex-agente da KGB, escreve sobre este clube que reúne anualmente não-oficialmente... caso não tenha ouvido falar, peça ao consultor literário do bolg (Luís) mais informações sobre este livro ;)!
Mas o que lhe quero dizer é que a solução que apresenta - "parece-me que caminhamos para uma solução em que a nossa identidade terá de ser provada geneticamente", também não será uma boa solução, pois é de arrepiar aquilo que a recolha de dados biométricos pode significar para a nossa privacidade!
Para finalizar, proporia-lhe que pudesse escrever sobre o país oculto em que nós vivemos... as etiquetas seriam: RSI; PER; ESTÁGIOS PROFISSIONAIS; PROGRAMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS; PROGRAMA +23 ANOS; MAGALHÃES; CITIUS E HABILUS... entre outros!
Saudações

pedro lopes disse...

Caro "Voto Branco",

já tinha conhecimento desse Clube - que surgiu em 1954, num Hotel com esse nome, Bilderberg -, mas desconhecia a Censura à publicação do livro "Clube Bilderberg -os senhores do Mundo", de Daniel Estulin, em Portugal.

{ Luís, talvez nos possas dar uma achega sobre esta eventual censura}

Para quem quiser saber um pouco mais, deixo aqui um link deveras interessante....tirem as vossas conclusões.

http://www.semanario.pt/noticia.php?ID=2574

E, prezado "Voto Branco", agradeço as sugestões para possiveis posts - alguns deles já foram por mim aqui aflorados -, mas o tempo que disponho para postagens é cada vez menor, por via dos afazeres profissinais e das responsabilidades familiares.

Cumprs.