20 abril 2009

Por uns Açores mais Endémicos

Já era conhecida a intenção do Governo Regional, através da Secretaria do Ambiente, de levar a cabo um combate às espécies da nossa flora consideradas invasoras, ou seja, tidas como prejudiciais para a vegetação endémica. Para tal, foi apresentado no início deste ano o Plano Regional de Erradicação e Controlo de Espécies de Flora Invasora em Áreas Sensíveis.

Na altura em que foi anunciada esta medida governamental - que eu considero excelente e de enorme interesse para a Região e para a protecção e preservação do nosso património natural -, o Blog “Fórum ilha das Flores” fez um excelente resumo do tema. Conferir aqui.

No Telejornal de ontem (19 Abril), e na sequência da apresentação do livro “Flora e Fauna Terrestre Invasora na Macaronésia”, que teve como coordenador científico - no âmbito do projecto Bio-Natura -, Luís Silva, da Universidade dos Açores, Álamo de Menezes apresentou o referido Plano, que visa “a conservação da biodiversidade no Arquipélago”, em especial nalgumas zonas mais sensíveis ou de especial importância ambiental e paisagística.

Luís Silva, adverte para impossibilidade de serem erradicadas todas as cerca de 100 espécies invasoras que constam da obra agora lançada. O mesmo adianta, que este será um bom instrumento para que os responsáveis por esta área, possam definir prioridades de erradicação ou controlo de algumas destas espécies nefastas, contribuindo, assim, para a diminuição do impacto negativo das mesmas nos nossos ecossistemas naturais.
Este Plano estará disponível para consulta pública até ao Verão.

2 comentários:

Rui Rebelo Gamboa disse...

Só espero que não combatam as invasoras "fajã do calhau style" ;)

Tou a brincar. Se for bem feito, é uma boa medida.

pedro lopes disse...

Sim, meu caro, pois dessa forma seria "pior a emenda do que o soneto", como diria Bocage.

Não se preserva ou regenera o nosso património ambiental, com a sua pré-destruição. (e com tão avultadas verbas)

O livro, ora lançado, será uma boa base para se fazer um eficaz combate às (a algumas) invasoras.

E o Secretário Regional do Ambiente, acrescentou ainda que esta medida também abrangerá alguma fauna que afecta alguns ecossistemas.

Por isso, ponham-na em prática, rápida e eficientemente.