09 março 2010

O mito FCP no ranking da UEFA

Há muita boa gente por aí que acredita piamente naquilo que o eco da repetição cinicamente manipuladora e obtusamente inverídica lhe faz crer.Nos últimos anos, grassa no futebol indígena a ideia de que o FC Porto é o sustento essencial da posição de Portugal no ranking de clubes da UEFA. Nada mais falso. Senão, vejamos:

1 - se se considerarem os resultados dos jogos e os bónus, temos que

2 - se se considerar a média ponderada, pela qual se divide a pontuação obtida pelo número de clubes de cada país que competem na UEFA, temos que

Daí que o clube que mais contribuiu para o ranking de Portugal nas competições da UEFA foi o Benfica, logo, curiosamente, seguido pelo Sporting, e, apenas e só, em terceiro lugar o tão afamado clube. É, pois, assim que se chega a 2009:

MITO DESMASCARADO PELAS VEDETAS DA BOLA

15 comentários:

Jordão disse...

Essa é mais uma daquelas teorias como aquela que o Domingos e o Jorge Costa deram um jeitinho ao FCP não é?!

José Gonçalves disse...

Não é não, Jordão. É realidade! E contra factos não há mistificações.

José Gonçalves disse...

Ou, como é usual, embustes.

Jordão disse...

Eu explico melhor: esse noticia veio na Bola. Os mesmos meninos que no dia a seguir ao FCP vencer a Liga dos Campeões em 2004, em Gelsenkirchen, fizeram questão de ocupar a capa inteira, com o Mantorras, ou com o que restava dele. Eu compreendo essa azia. Afinal estavam habituados a ganhar, não se sabe bem como, e de um momento para o outro ficam com as migalhas que o FCP deixa e que o Lucílio Baptista fez o favor de juntar.
Mas eu não vou mudar: vou continuar a apoiar os clubes portugueses nas competições europeias, eu e os adeptos do PAE Olympiacos Syndesmos Filathlon Pireos ou do Real Club Celta de Vigo S.A.D, por exemplo.

Jordão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kik disse...

Se não fosse o Benfica é que seria de estranhar.
Nem sequer sou do Porto mas os pontos que fizeram para Portugal ao vencer a extinta Taça UEFA em 2003 e a LCampeões em 2004 deve dar para uma década inteira do SLB senão mais.
O acha o quê que Portugal colocou 3 equipas na LC à custa de quem, do SLB se calhar, de rir.
Post com sintomas evidentes de Clubite Aguda.

Anónimo disse...

Puta que pariu este post. Doença vermelha que abunda por aqui...

José Gonçalves disse...

Não, Jordão, não é estudo da Bola, a qual, provavelmente, pressionada e/ou ameaçada, como aconteceu as televisões e outros jornalistas, no Aeroporto Sá Carneiro, não coloca como notícia principal na capa a derrota com o Arsenal.
Imagina se fosse com o Benfica?

KIK
palavras para quê?! São factos! Como dizia o Guterres, é só fazer as contas. Até o SCP está à frente.

Segundo os vossos comentários, tudo estaria bem se fosse verdadeiro o mito de que são eles quem mais contribuem para a pontuação de Portugal. Nas últimas 5 épocas é falso.

Obviamente não sou politicamente correcto. Por mim, podem perder ou ganhar, é-me indiferente. Eu sou do Benfica e só esse clube me interessa, bem como as circunstâncias que o afectem. O resto só se utiliza para tal efeito.

Como último comentário, é sintomático que o Jordão traga à colação o Jorge Costa e o Domingos, na eventual circunstância de que os respectivos clubes favoreceriam o FCP. Tu, portista, o disseste e vindo de um portista... Eu jamais me atreveria a pensar isso de um qualquer antigo atleta e adepto do Benfica.
Somos assim no Benfica, diferentes em tudo!

Jordão disse...

Vizinho José,

Essa agora …

… “Somos assim no Benfica, diferentes em tudo!”Como é que uma coisa que diz que tem 6 milhões de adeptos (60% dos habitantes de Portugal) e mais uns trilhões não sei bem aonde, pode ser considera diferente?! Há um qualquer contra-senso que não percebi muito bem. Mas pronto.

“provavelmente, pressionada e/ou ameaçada” não se esqueça que somos um clube pequeno, um “clube da província” como estupidamente aparece por ai, (ainda por cima escrito por alguns açorianos, que é verdadeiramente estúpido) não temos esse poder. Se fosse recebíamos 60 milhões da Câmara dos nossos ricos impostos. Ah! Mas isso não interessa e não se fala!? Pronto peço desculpa! Vamos falar então do “apito dourado”: curioso é que não encontro no youtube a escuta de uma conversa qualquer sobre jogo entre o Benfica e um clube qualquer para a taça. Ah! Pois para a taça é diferente. Pronto está. Vamos todos acreditar que a corrupção está circunscrita às margens do Douro, está bem?!

E então os seus post sobre o Braga e como supostamente o presidente do Braga tinha festejado os golos do FCP, supostamente porque o Domingos assim o quis?! Era só disso que estava a falar.

O Benfica deve ser o clube que mais mal trata os seus ex atletas e técnicos. Basta ouvir as declarações deles. E por lá passaram grandes nomes, que foram tratados abaixo de cão e que depois foram campeões da Europa, mas claro que no FCP. Para vocês nem o Mourinho era bom!

Mas é bom que o Benfica seja campeão, assim vai mais um dos vossos estúpidos argumentos à vida: “que o PIB sobe nos anos que o Benfica é empurrado para o titulo!” mas há mais argumentos que este ano vão pelo esgoto abaixo: O Jorge Costa e o Bruno Alves eram nojentos!? E o David Luiz, o Javi Garcia são o quê? Duros! Ah! Pronto, fico mais descansado. Já agora o Binya, esse lenhador cuja Europa do futebol uniu-se para o erradicar do futebol, jogava aonde o ano passado? Mais: ele é funcionário de que clube?! Não precisa de responder!

É bom para o futebol haver alternância. Eu não gosto muito, mas admito que seja bom.

E quanto às contas, há muitas maneiras de as fazer. Muitas mesmo. Como é que um clube recordista nas fases finais da Liga dos Campeões faz menos pontos que clube que são sucessivamente goleados e humilhados por essa Europa fora?!

Cumprimentos

Tiago Martins disse...

O FCP faz menos pontos porque, como é normal estar presente na Champions, também enfrenta equipas que em teoria são superiores às encontradas pelos outros clubes noutras competições da UEFA.

Além disso o facto de levar cabazadas ou não não tem qualquer influência pois aqui só se contabilizam os pontos. Mas 3 pontos na UCL não é o mesmo de 3 pontos na extinta Taça UEFA...

José Gonçalves disse...

Vamos por partes.

Jordão
O assunto do post refere-se única e exclusivamente aos pontos que cada clube obteve nas provas da UEFA nos últimos 5 anos. O resultado é este. Para o ano poderá ser diferente, conforme os resultados deste ano.

No Benfica somos diferentes porque jamais contaríamos com qualquer ajuda externa de algum ex-jogador nosso para obter "facilidades". Pelo contrário, quando os ex-jogadores do Benfica jogam (ou treinam) em equipas que defrontam o SLB fazem o possível e o impossível para ganhar. Não fui eu quem insinuou o contrário, relativamente aos ex-jogadores do Porto. Foram os portistas que falaram nisso e, pelos vistos, contavam com a concessão dessas facilidades.
Vou presumir, até prova em contrário, e apesar do que os portistas dizem, que as alterações tácticas do Braga quando encaixou 5golos, foram para melhorar a sua qualidade de jogo e não para contribuir para o tal resultado.

Aliás, basta ler a crónica de Sousa Tavares sobre o que deveria fazer o FCP depois de dar como perdido o campeonato.
Nisso, nós no Benfica somos diferentes. Apenas ficamos aborrecidos por não ganharmos, pouco nos importando quem ganha.

Não gosto de "caceteiros". Basta introduzir Bruno Alves no youtube para termos os melhores exemplos da complacência arbitral para com um jogador.

Os clubes fazem os pontos que fazem, segundo os critérios de pontuação estabelecidos pela UEFA, percam ou ganhem por 1-0 ou por 10-0, vale o mesmo. E quanto a goleadas nos últimos 5 anos... não foi de certeza o SLB o único e, sobretudo, o mais humilhado. O FCP e o SCP conseguiram levar mais.

As escutas davam para uma tertúlia do Paulo Mendes. Não as discuto em público, com excepção do que já é público. E o que é público, é demasiado evidente para tercr quaisquer comentários. Falam por si.

Tiago Martins

Por acasos do sorteio o FCP até tem calhado em grupos "fáceis" e não foi sempre à Champions. Bem mais fáceis do que aqueles qu os outros clubes portugueses vão tendo nas várias competições. Teoricamente. Por isso, o raciocínio vale o que vale.
A verdade é que os pontos é que contam. Logo, os números estão aí.

Se alguém me demonstrar que me equivoquei, serei o primeiro a admitir o erro.

Sempre com consideração

Amigo do Serrote disse...

No Correio da Manhã de hoje mostra-se a cobardia do Pinto da Costa e o tratamento aos jornalistas:

Com o presidente Pinto da Costa longe da vista, os contestatários pediram explicações a Vítor Baía, actual director de Relações Externas da SAD. "Mete ordem na casa, Baía. Que Porto é este? Este não é o nosso Porto", exclamou outro crítico.

Sem resposta por parte da comitiva, os adeptos viraram-se para os jornalistas. Enquanto equipa técnica e futebolistas tiveram direito a protecção policial, os profissionais da Comunicação Social foram ignorados pelo dispositivo de segurança, com cerca de trinta agentes, metade dos quais do Corpo de Intervenção da PSP. Alguns jornalistas foram mesmo impedidos de realizar o seu trabalho, devido à actuação mais violenta dos adeptos. O Comando da PSP deu conta, no entanto, de que não registou "qualquer ocorrência".

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves

"Por acasos do sorteio o FCP até tem calhado em grupos "fáceis" e não foi sempre à Champions"

Você, que diz estar a falar dos últimos 5 anos, equivocou-se. Diga-me lá em que ano, nos últimos 5, o FCP não esteve na LC? não perca tempo a consultar notas, pois desde 2004, ano em que o FCP foi campeão da europa, que o FCP foi sempre à LC. Ou seja 2003/04, 2004/05, 2005/06, 2006/07, 2007/08, 2008/09, 2009/10. Conte: 7 anos consecutivos na CL. Mais: nestes 7 anos, passou 6 vezes a fase de grupos, só por uma vez ficou pelo caminho (ano do treinador Co-Adrianse, 2005/06).

Grupos fáceis? por isso é que a taça uefa é considerada como a 2ª divisão da europa. Na LC os vencedores dos últimos anos foram Barcelona, Manchester, Milan, Liverpool. Na TU foram Shakthar, Zenit, Sevilha, CSKA. Quase sempre equipas eliminadas na fase de grupos da CL e que transitaram para a TU.

Um abraço.

Anónimo disse...

Deixo aqui o ranking, à data de hoje, da uefa por equipas (ranking oficial que determina as posições das equipas nos potes nos sorteios. Últimos 5 anos, que é o que conta para o ranking):

1 Barcelona 127.2086
2 Man. United 119.5998
3 Chelsea 117.5998
4 Arsenal 112.5998
5 Sevilla 108.2086
6 Liverpool 106.5998
7 Bayern Munich 101.0414
8 Milan 99.4390
9 Werder Bremen 92.0414
10 Lyon 91.3146
11 Internazionale 87.4390
12 Roma 83.4390
13 Real Madrid 83.2085
14 Hamburg 77.0414
15 FC Porto 76.3924
16 Shakhtar Donetsk 73.9100
17 Villarreal 70.2086
18 Benfica 66.3924
19 PSV 66.3092
20 CSKA Moskva 63.6250

Isto só por causa daquela que é o SLB que fez mais pontos nos últimos 5 anos e que factos são factos.

De facto, factos são factos, e esses (os factos) estão aqui nesta tabela de classificação, que, repito, é a tabela oficial da UEFA.

Um abraço.

Amigo do Serrote disse...

Não,não é a tabela oficial da UEFA. Esta classificação leva em consideração so resultdos de todos os jogos, incluindos os caseiros.