30 junho 2010

Portugal - Espanha (WC2010)


Rápidas considerações sobre o afastamento de Portugal do Campeonato do Mundo 2010, às mãos da Espanha.

- A escolha dos 23 é discutível a vários a níveis. Os laterais direitos, os centrais, os trincos, etc. O que depois se reflecte na ausência de soluções de ataque. O Rúben Amorim e o Carlos Martins tinham que ter sido convocados. No entanto, estes são pormenores, porque, na verdade;


- A selecção de Portugal, independentemente dos jogadores que fossem convocados, seria sempre de qualidade mediana, no contexto das selecções presentes, pelo que os oitavos de final são, portanto, uma posição aceitável.


- A única forma de Portugal exceder as expectativas que esses 23 davam, seria se tivesse um líder/treinador de excepção. Não tem. Antes pelo contrário. A liderança não existe e os exemplos para o comprovar sucedem-se. A nível táctico, é daqueles treinadores que entra em campo sempre para não perder e isso, como se sabe, acaba sempre mal.


- O jogo da Costa do Marfim, por ser o primeiro do mundial, onde ambas as equipes procuraram não comprometer logo ali o Mundial, foi atípico. O jogo da Coreia do Norte, bem, basta dizer que os jogadores coreanos vão passar o resto da vida em trabalhos forçados, portanto... é complicado. O Brasil é também uma equipa defensiva e estando as duas já praticamente apuradas, foi um jogo ameno. Ou seja, Portugal não foi verdadeiramente posto à prova na fase de grupo.


- Nos oitavos o teste foi talvez o pior possível. A Espanha é, sem dúvida, uma equipa muito poderosa. É o Barcelona, sem o Messi, mas reforçada com elementos do Real Madrid. Seria sempre muito difícil a Portugal passar esta Espanha. A única hipótese seria o Ronaldo.


- Eu estou à vontade, porque não gosto do Ronaldo, como figura pública. Mas é o melhor jogador deste Portugal, de longe. Logo, na minha opinião, a equipa portuguesa deveria ter sido montada à volta do Ronaldo, para tirar o máximo das suas capacidades. Ontem, contra a Espanha, viu-se o Ronaldo a recuar quase até à sua linha de fundo para cobrir as investidas do lateral espanhol. Ora, isto é inaceitável. O Ronaldo tem que jogar totalmente livre de funções defensivas.


- Depois, há a questão do Pepe, um jogador que está parado há 6 meses vai jogar a titular nos oitavos de final do mundial contra o poderosíssimo meio campo espanhol?!? Aquela posição 6 é fundamental em qualquer equipa, é o jogador que equilibra todo o jogo, é um jogador que tem que pensar e executar muito rápido, no máximo com 2 toques na bola deve receber e entregar a bola, ser o principal apoio de todos os colegas. Portugal não conseguia sair do seu meio campo, porque Pepe não conseguia dar esse apoio aos colegas.


- O Ricardo Costa, bem, é a menos incompreensível de todas as incompreensíveis escolhas de Queiroz. A substituição de Hugo Almeida foi, segundo Queiroz, o seguir do “Plano de jogo”. Mas o planos de jogo não têm que ser seguidos à risca. Se o jogador que estava planeado para sair for um dos que estiver a manter a defensiva contrária em sentido, como era o caso, deve-se mudar o plano.

Muitos erros técnico-tácticos podem ser apontados a Queiroz. No entanto, continuo a dizer que um seleccionador deve ser, antes de mais, um motivador e um líder. No pouco tempo que passa com os jogadores, não vai criar de raíz um modelo táctico, não, vai apenas trabalhar o lado psicológico dos jogadores e inventar o mínimo possível em termos tácticos. Queiroz trabalha o lado psicológico dos jogadores, mas é ao contrário, parece que os desmotiva. Scolari também era um desastre tecnicamente (a prova foi o Chelsea e a Final do Euro2004), mas era um líder e levava os jogadores todos atrás de si.


Queiroz deve sair de seleccionador.

15 comentários:

Jordão disse...

Rui, eu podia ser mauzinho e dizer que este post estava gravado na gaveta há muito tempo. E que com os 7 enfiados à Correia ficaste na dúvida se ias usar ou não. Podia mas não vou fazer isso. Mas também não vais dizer que o coxo do Carlos Martins e devorador de sandes de ovo Rúben Amorim deviam de ter ido! Principalmente depois as exibições do Tiago e do Raul Meireles. Eu já nem vou falar em destabilização do grupo. É que com o soco-lari ninguém ponha em causa as suas escolhas. Era a equipa dele. Só que o Queirós não é assim tão forte e cedeu a algumas pressões. Mas também elas eram tantas que era preciso um super homem para não as sentir.


“de qualidade mediana” Porquê. Porque só tem jogador e meio do Benfica? Não estou a falar do Ruben Amorim, o Coentrão é um jogar e meio.
O melhor guarda-redes do Mundial. A melhor dupla de centrais do campeonato – ou ainda achas que é o Luisão?! Uma das melhores duplas do meio campo – Meireles/Tiago! O Ronaldo nem foi decepção pois já sabemos o que é que ele vale na Selecção. E depois aquela atitude de ontem depois do jogo foi vergonhosa. Ele que faça aquilo com o Mourinho! Ele vai no mesmo pé dali pra fora!!!


“Portugal não foi verdadeiramente posto à prova na fase de grupo.” Mas porquê só agora?! Porque é que não disseste isso antes. Primeiro Portugal nem ao Mundial ia, depois não ia passar a fase de grupos e depois não ia longe! Eles foram longe, muito longe! Até África do Sul e, praticamente sozinhos, deram a maior goleada da história e não fosse a vaca espanhola – convém não esquecer que são os actuais campeões europeus Portugal ia bem longe - pelo menos até às meias finais com a Argentina de preferência – igualando a melhor prestação de sempre.

“A única hipótese seria o Ronaldo.” Ronaldo?! O menino mimado Ronaldo?! Não tem tomates para isso! Nem para isso e muito menos para capitão – esse é um dos erros do Queirós – mas também o Simão não tem nem perfil nem carácter para ser o capitão de todos nós. Ricardo Carvalho sim! Tínhamos que jogar como equipa. Tínhamos e foi assim que fizemos. Com alguns erros tácticos, é certo mas nem tudo é perfeito. Vais ver como é que ele vai jogar com o Mourinho. Ou ele põe-se na linha ou segue viagem. Com Mourinho não vai haver: “Falem com o Queiroz”

Também não gostei de ver o Pepe a jogar, principalmente quando o Pedro Medes é forte jogador, mesmo com aquela idade. Mas cada treinador tem o seu jogador fetiche. Isso nunca vai mudar. Até o teu Jesus é assim!


“A única forma de Portugal exceder as expectativas que esses 23 davam, seria se tivesse um líder/treinador de excepção. Não tem.” Pois aí é que tens um bocado de razão. Falta-lhe muito pulso. Alguma coragem para escolher a sua própria equipa. Quanto à táctica todos falham – menos o Mourinho! Mas não é por aí que perdemos contra a campeã da Europa em titulo – o pais com o melhor ligado Mundo e onde quase todos os seleccionados jogam lá! Mas há uma coisa que o Queirós é muito bom e tu não referiste (não sei se por esquecimento ou porque dá-te jeito) que é a formação – afinal ele é que é principal responsável pela nossa geração de oiro! E as nossas selecções estavam muito órfãs! Mais uma obra do soco-lari! Queirós pegou numa equipa desfeita, que ninguém queria e juntou aqueles retalhos todos e vez uma equipa – a possível pois tem 6.1 supostos milhões mais os seus panfletos publicitários contra ele.

Para a próxima vamos apoiar mais a Selecção de todos nós e esquecer, por alguns dias os clubes – até porque isso não dá muito certo. Vê o exemplo dos auto-intitulados super-jogadores do Benfica – Ou estão a ser poupados e estão a jogar no banco ou são vendidos por quase metade do seu suposto valor – deve ter sido por ser segunda-feira e o Real Madrid teve o mesmo desconto que nós temos no cinema!

Rui Rebelo Gamboa disse...

Não estava guardado em gaveta nenhuma, saiu tudo de esguicho agora mesmo.

De qualidade mediana, sim, no contexto das selecçoes do mundial, sem dúvida. A dupla tiago meireles?!?! Eles so foram postos à prova neste jogo e perderam. No âmbito deste mundial, a equipa é mediana, sim. A única forma que tens para medir a qualidade dos jogadores é individualmente falando, o Tiago dispensado da Juventus, o raul no porto. Vamos comparar com o xavi iniesta, ou com van bommel, snejder, ou com mascherano (sozinho faz o meio campo)? Sim, tem qualidade mediana, no ambito deste mundial.

Mais o que é que criticaste? deixa ver. (sim porque nao apresentas nada, nenhum tipo de argumentação sobre o que se passou, apenas criticar o que eu escrevo, começando logo mal, com uma insinuação grave). Mas sim, que mais queres?

Nem sei como não ves que dizes exactamente o mesmo que eu na questao que nao foram colocados à prova. Dizes, pois nao fosse a Espanha?!?! Ora aí está, um teste de verdade e falahram. Não é mais que a campea europeia? pois é. é um teste de verdade.

Mas tu proprio disseste aqui antes do mundial começar que se o ronaldo estiver a metade do que esteve no real deste ano, ja dava para ir longe. É obvio que ele é o melhor jogador e a equipa ttem que jogar para ele. E tem qeu se jogar psicologicamente de forma a retirar o melhor dele. Doutra forma, acotece o que aconteceu. Eu nao o quero proteger nem nada. Apenas constato factos, é assim com ele. Quer-se, optimo, nao se quer, entao nao se o convoque, e muito menos o ponha capitao. O ronaldo a defender junto a sua linha de fundo. Nunca no real ou no man utd vimos isso. Nunca!!!

"Também não gostei de ver o Pepe a jogar, principalmente quando o Pedro Medes é forte jogador, mesmo com aquela idade." Somos ou nao uma equipe mediana?!?!

Alias, vai la ao post que eu escrevi com as pontuações do portugal e brasil e ve la se tu proprio nao achas que é uma equipe mediana.

O carlos martins é coxo o outro como sandes de ovo?!? É por isso que nao deviam ir?!?! Grande argumento, sim senhor.
Dá vontade de dizer, "I rest my case" :)))

Kik disse...

O que se passou foi perfeitamente normal, nem vou discutir os 23 seleccionados nem as opções de jogo porque o mal começou muito antes.

Para não falar no jogo com a Costa do Marfim porque foi o primeiro e ninguém quer perder, bastou ver o jogo com o Brasil, acho que é mais "fácil" discutir um jogo com eles do que com a Esparcelona. Logo aí ficou demonstrada a nossa (a do Queiróz) vontade e estratégia, já sabiamos quem iriamos apanhar nos oitavos. Nem assim e nem com os 7-0 que davam um certo conforto sobre a Costa do Marfim nós arriscamos, limitamo-nos a não querer perder... jogar para o 0-0 como ontem.

Lamento que tenham escolhido o Queiróz para treinador, o nosso mal começou aí porque nós todos já conhecemos este senhor. Ofereçam-lhe um cargo na formação da FPF, sim porque caso contrário vai exigir indemnização como o Oliveira, e contratem um treinador de jeito, esses jogadores não precisam de professores!

Jordão disse...

O Meireles e o Tiago só foram posto à prova depois de terem jogado juntos, pela primeira vez 2 jogos antes. O Tiago dispensado da Juventus – o Mourinho não foi dispensado do Benfica. O Maniche e o Deco também?! Não prestam esses?
O Queirós não é o melhor do Mundo, nem nunca o será. Falta-lhe pulso (a maneira como está a tratar do menino mimado Ronaldo é prova disso – ele vai ter um choque com o Mourinho o treinar); falta-lhe coragem; tecnicamente não é muito evoluído mas na área da formação é dos melhores do Mundo. Então porque é que o Sir Alexander Chapman "Alex" Ferguson o foi buscar. Não percebe nada de futebol esse senhor, não?!
Eu não preciso de apresentar argumentos (se bem que apresentei uns quantos) – Queirós é o homem certo para o momento certo – não podemos ganhar sempre. Quer dizer, nunca ganhamos nada, portanto. E depois do soco-lariy destruir a formação das selecções nacionais era praticamente impossível fazer mais. Mas atenção, mesmo com esses jogadores somos muito mais do que uma equipa mediana. E não estou a falar do ranking da FIFA que isso não serve para nada. Mas dizer que o melhor guarda-redes do Mundial, os melhores defesas centrais e uma das melhores duplas do meio campo são medianos é que algo vai mal. O Ramires é muito melhor – agente já sabe disso. O Dunga é que não! E Luisão mais ainda! O Quim também é! Faltou mais algum?!

“Espanha é um teste de verdade.” Sim senhor – tirando a Espanha ficamos com a Argentina, o Brasil e a Holanda como o melhor lote desse Mundial. Mas pelo vosso discurso (teu e mais alguns 5.999.999, mortos ou vivos e incluindo os “jornalistas” da Bola, Record e afins) a selecção nem ao Mundial ia. Depois foi mas não passava da fase de grupos. Portanto, 2 patamares daquilo que vocês diziam. O que é deveras positivo.
“A equipa tem jogar para o Ronaldo” Quem faz isso??? A Costa do Marfim, o Farense, e outras equipas do top. Realmente está bem visto. Ele é só mais um extremo que descai mais para o centro do que os outros e por isso mesmo deve fechar a sua linha. O futebol é assim – a isso chama-se evolução. Eu já vi o Lucho a defender e muito bem e com muito bom resultado. Eu já vi a equipa do Inter toda a defender, até o Eto’o defendeu. Ronaldo é só show off e ao contrário do que dizes, o que se passa fora do relvado influencia, e de que forma o que se passa lá dentro. Porque é que achas que o Camacho não aguentou tempo nenhum no Real Madrid – ele queria treinos bi-diários só que ao treino da tarde só aparecia metade da equipa, os que vestiam o fato macaco – as estrelas iam para secções fotográficas, e afins. E sabes que resultado isso teve, não sabes?!

Jordão disse...

Futebol é um desporto jogado em equipa. Se estão convocados 23 é porque eles são todos importantes. Se Ronaldo estivesse a jogar metade do que esteve no real deste ano, já dava para ir um bocadinho mais longe, até às meias finais, pelo menos. Mas não – nem ele, nem o Simão, nem o Danny, nem antes o Nanny (daqui a uns anos agente vai ficar a saber o que aconteceu - aquela “lesão” não convence ninguém). De resto a equipa esteve bem – aliás muito melhor do que esperávamos – Meireles não jogou nada no FCP este ano, fez muito bons jogos – Tiago que nunca mais jogou nada de especial, há anos – fez o jogo da sua vida, frente à Correia – “Ah! Foi contra a Correia e tal!” Mas é contra essas “pequenas” equipas que se conseguem qualificações e por vezes campeonatos.

“"Também não gostei de ver o Pepe a jogar, principalmente quando o Pedro Medes é forte jogador, mesmo com aquela idade." Somos ou não uma equipe mediana?!?!” Não, não somos – estamos muito lá na frente – entre as 10 primeiras estamos de certeza. Faltamos bons jogadores em certos sítios. E depois desse mundial vamos precisar de mais ainda.
Não digo que somos os melhores do Mundo mas também não somos medianos.
O Carlos Martins não joga mais de 30 minutos, isso no melhor da sua forma – essa altura do ano ele no aquecimento já está a pedir para ser substituído. E já agora qual é a posição do Ruben Amorim?! Até ele próprio não sabe!



Caro Kik, Mourinho foi campeão europeu de clubes, este ano como?! A jogar à defesa, certo?! Já agora quem é que querias para treinar a selecção?! O Mourinho?! Eu também mas isso só daqui a uns anos – entretanto o Queirós vai formando.
O importante é não falharmos os Mundiais ou Europeus. O resto vai acontecer mas não peçam tudo de uma vez.
E agora para os dois – Mourinho foi Campeão Europeu de Clubes pelo FCP como?! Com uma equipas com estrelas ou com gente que vestia o facto macaco?!

Rui Rebelo Gamboa disse...

Comentário de Jordão em meados de Maio.

"Eduardo 7.25, só menos 1 ponto do que o Júlio César – o guarda-redes que arrisca-se a ganhar tudo este ano?! Tá bem tá?!

O Fábio Coentrão está adoptado à posição – e só há muito pouco tempo, 8.75? melhor do que o Gilberto??? Uh não me parece. Raul Meireles, Simão, Tiago?! Uns estão a caminho da reforma, outros estão cansados e o outro nem a titular numa equipa que o FCP esmagou com 3 golitos em casa deles, é! (lá está o recalcamento portista)

Fábio Coentrão: 5.00 – falta experiência, na posição e como jogador – falta-lhe jogos internacionais – o mundial não é o campeonato português

Pedro Mendes: 5.00 – fim de carreira
- Raúl Meireles: 4.50 – está cansado
- Tiago 4.50 – não jogou a época inteira

Cristiano Ronaldo: 9.75 – se ele fizer 50% daquilo que faz no Real Madrid eu já fico contente"

I rest my case.

Jordão disse...

E?!

Raul Meireles e o Tiago surpreenderam-me. O Fábi Coentrão e o Eduardo deixaram-me de boca aberta, a mim e a eles próprios!

Rui Rebelo Gamboa disse...

pois.

Kik disse...

Caro Jordão,

Todos sabemos como a Italia consegue fazer milagres, não este ano claro, todos vimos o Inter a defender muito bem e ganhou tudo, é para isso que estão lá os treinadores, para definir a estratégia e ganhar, não digo para não defendermos bem mas é preciso saber fazer/treinar isso tudo e atacar para ganhar. O Queiróz não sabe fazer nada disso, pode ser muito bom na formação mas é um desastre como treinador, não faltam exemplos, já para não falar que tem sempre azar nas substituições, sempre e não é recente. Pior, com as reclamações todas que temos vindo a assistir quero ver a próxima campanha, os jogadores parecem estar com muito vontade de voltar para a escolinha!
Ah, claro que o Mourinho não vai treinar a selecção agora, mas mal por mal preferia ver lá o soneca do Humberto Coelho ou qq coisa nesse género, até o Toni eheh. Se houvesse dinheiro alguém com estofo, Hitzfeld, Hiddink, Lippi não faltam nomes porque como diz, e aí discordo do Rui, nós temos a matéria-prima!

Kik disse...

"O resto vai acontecer mas não peçam tudo de uma vez".


Que resto?? Isso vai é piorar como toda a história de vida do Queiróz, se não me falha a memória ele continua com um record em Madrid, fez a pior série de sempre sem vitórias em casa, e com um dream-team. Tem é de ser VARRIDO!

Jordão disse...

Com que então o Queirós é um desastre – O MU e o Real são mesmo muito burros! Contrastaram o gajo – muito burros mesmo!

Com que então o Hitzfeld, Hiddink, Lippi e depois falamos mal porque o Sócrates só veste Armani. Temos cá bons treinadores! Só que os eles nunca terão o apoio dos jornalistas e outros Opinion Maker portugueses. Santos da casa não fazem milagres.

Volto a repetir – o Queirós não é nem nunca vai ser o melhor treinador do mundo mas não é tau mal como querem parecer. Se ele cedesse a todas as pressões Eduardo nunca teria feito aquelas defesas – o Quim é bom guarda-redes mas nunca tinha feita exibições daquelas. Se ele não insistisse em por o Fábio Coentrão… Se ele não insistisse em por o Meireles com o Tiago…

O Aragonês é que é bom!!! Por isso é que não tem clube e os espanhóis estão a tentar impingi-lo.

Vamos apoiar o que é nosso e vão ver que as coisas melhoram – não digo isso só no futebol.

Se o Queirós sair de seleccionador, que pelo menos fique responsável pelas camadas jovens e que contratem um português para o seu lugar!

Kik disse...

Ele foi para o MU para dar os treinos, porque para a estratégia estava lá o "brain" Sir Alex. Até nisso o homem é inteligente, assim evitava acordar cedo!
Ele foi para o RM... bom isso foi um erro de casting, qual o clube que ainda não os cometeu.

Para mim tanto me faz, português ou estrangeiro desde que não seja o Queiroz, se ele quiser ficar com a formação melhor, deveria ter sido este o convite inicial da FPF.

Sobre o patriotismo sinceramente não percebi, nem uma roupinha nem nada, ok vamos todos deixar de andar em certos carros só porque não são feitos em portugal... Nos Mundiais de 1966 e 2006, onde obtivemos as nossas melhores classificações, quem eram os treinadores... coincidências!!

Jordão disse...

"Sobre o patriotismo sinceramente não percebi"

Eu explico:

"O desemprego Portugal está a um pequeno passo dos 11%"

Kik disse...

Isso é outra discussão

Anónimo disse...

És mesmo um ás_no futebol... o Brasil e defensivo? a tua televisão já deve ter MEO... que dá para tentar aquelas cenas em casa.
Savrega