30 dezembro 2010

A Doutrina Social da Igreja e a Esquerda

Da Encíclica Rerum Novarum emitida pelo Papa Leão XIII:

A solução socialista

3. Os Socialistas, para curar este mal, instigam nos pobres o ódio invejoso contra os que possuem, e pretendem que toda a propriedade de bens particulares deve ser suprimida, que os bens dum indivíduo qualquer devem ser comuns a todos, e que a sua administração deve voltar para - os Municípios ou para o Estado. Mediante esta transladação das propriedades e esta igual repartição das riquezas e das comodidades que elas proporcionam entre os cidadãos, lisonjeiam-se de aplicar um remédio eficaz aos males presentes. Mas semelhante teoria, longe de ser capaz de pôr termo ao conflito, prejudicaria o operário se fosse posta em prática. Pelo contrário, é sumamente injusta, por violar os direitos legítimos dos proprietários, viciar as funções do Estado e tender para a subversão completa do edifício social.

O comunismo, princípio de empobrecimento

7. Mas, além da injustiça do seu sistema, vêem-se bem todas as suas funestas consequências, a perturbação em todas as classes da sociedade, uma odiosa e insuportável servidão para todos os cidadãos, porta aberta a todas as invejas, a todos os descontentamentos, a todas as discórdias; o talento e a habilidade privados dos seus estímulos, e, como consequência necessária, as riquezas estancadas na sua fonte; enfim, em lugar dessa igualdade tão sonhada, a igualdade na nudez, na indigência e na miséria. Por tudo o que Nós acabamos de dizer, se compreende que a teoria socialista da propriedade colectiva deve absolutamente repudiar-se como prejudicial àqueles membros a que se quer socorrer, contrária aos direitos naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a tranquilidade pública. Fique, pois, bem assente que o primeiro fundamento a estabelecer por todos aqueles que querem sinceramente o bem do povo é a inviolabilidade da propriedade particular.


Não há dúvida de que existem ideias simples que até um vate deveria compreender.

10 comentários:

Anónimo disse...

Data da Encíclica?
15 de Maio de 1891!

Anónimo disse...

Só faltava mais essa. Homem..acorda...o Mundo de Berlim já não existe....

Anónimo disse...

Grandes «cristões» temos aqui neste blogue.

Anónimo disse...

Obrigado! Também conheço a data da encíclica. É muito da época que o poeta Alegre defende como sendo a sua base ideológica (I República e já agora 31 de Janeiro), pelo que faz todo o sentido recordá-la, sobretudo porque ele, ateu assumido, se quis colar aos católicos, como se fossem seus. É hipocrisia sem limites, aliada a demagogia do apelo ao voto dos democratas, como se o outro candidato não o o fosse e, ele, não tivesse telhados de vidro. Talvez, 45 anos passados fosse altura de se lhe exigir explicações sobre as suas actividades em Argel. Alguém quer avançar com novidades que não se limitem ao cochichar entre amigos?

Anónimo disse...

O texto supra é meu
JG

Anónimo disse...

A ideologia e a forma de vida que muitos dirigentes do actual PSD professam está em rota de colisão com os Evangelhos e os ensinamentos da Santa Madre Igreja Católica.

Anónimo disse...

Independentemente da data, há textos que são permanentemente actuais.

NFL

Anónimo disse...

Independentemente da data, há textos que são permanentemente actuais.

NFL

Anónimo disse...

Exactamente. É o caso deste. Por isso, foi trazido à colação.
JG

Fiscal de Finanças disse...

Esta máquina está avariada.

É preciso voltar ao trabalho, pois tenho que cobrar mais iva.