26 janeiro 2011

Os iluminados

A critica ao discurso do vencedor Cavaco Silva é verdadeiramente significativo dum grupinho de auto-intitulados “iluminados”, que lida mal, muito mal, com a Democracia.

Foram os primeiros a embarcar numa campanha de ataque pessoal contra Cavaco Silva, mas depois mostram-se muito chocados por aquele reagir às críticas que eles próprios lhe dirigiram.

É que é perfeitamente inacreditável que não se vá à origem do problema. Cavaco Silva reagiu no discurso de vitória porque estas mesmas pessoas que agora o criticam andaram duas semanas a lançar dúvidas sobre a sua pessoa. E ai de quem se atrevesse a falar em Argel. Não, os princípios de liberdade de expressão só têm um sentido para esta gente.

A esquerda curto-circuito, é a esquerda que defende os pobrezinhos, mas não se mistura com eles. É a esquerda da pseudo-elite. É a esquerda da solidariedade, mas ao longe. É a esquerda dos direitos, mas não dos deveres. É a esquerda anti-europa, mas que é a primeira a abusar dos apoios que de lá vêm. É a esquerda que condena o mercado aberto, mas que exige dinheiros para as exposições e para os museus. É a esquerda que em público acha ultrajante que a cultura seja só para uma minoria, mas que se sente incomodada quando a sua cultura é invadida. É a esquerda que não cria riqueza, mas que vive ricamente às custas do Estado.

É que esta esquerda lida mal com a realidade, que ela própria construiu. Esta esquerda quer um país iletrado, porque é mais fácil, porque só assim se tornam elite, mas esta esquerda não aceita o facto de quem decide são as maiorias. Esta esquerda quer, por isso, “educar” a populaça, mas depois como se mantêm como elite?

É a esquerda curto-circuito? Errado. É apenas um grupinho de pessoas que tomaram de assalto alguns dos valores da esquerda, mas que descartaram os que não lhes interessavam. A verdadeira esquerda não é isto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui

Retrato totalmente fiel. Discordo apenas da conclusão. A Esquerda é mesmo isto.
JG

Bastonário da Ordem dos Arranca-arrancadentes.blogspot.com Dentes disse...

Mas o Carlos César é de Esquerda?

Os apoiantes de Manuel Alegre são de Esquerda?

O que é que vocês andam a «boer» ao almoço, já para não dizer ao pequeno-almoço?

Carrega Sócrates! disse...

Já que os tugas têm uma capacidade incrível de levar na espinha, acho muito bem que o nosso Primeiro-Ministro, Sr. Engenheiro José Sócrates, proceda a mais um corte salarial, desta vez substancial.

Quem vota Cavaco, certamente não se importará com mais uma compensãozinha para baixo.

Sócrates tens no país uma boa «matéria-prima» para vergastar em cima do lombo!

Eles gostam!