09 março 2011

Sai 350 jobs para a mesa do Sr. César


Ficámos a saber ontem que o Governo vai abrir concurso para 350 vagas na administração regional açoriana. Segundo fonte oficial, a ideia é reforçar a estabilidade dos quadros que representam 9,8% do PIB, em contraste com os 12.4% do PIB no continente. Quando no continente está-se a contratar um professor por cada 38 que se reformam. Quando nos Açores, 45% do Orçamento total da região destina-se exclusivamente a despesas de funcionamento. Quando está mais que claro que o grande problema que impede o desenvolvimento de Portugal e da região é exactamente o peso da máquina governativa. Fica comprovado que o PS-Açores está a utilizar aqui a execrável lógica eleitoralista. Isto nem são os clássicos jobs for the boys, como os que são nomeados assessores de imprensa das recém empossadas secretárias, ou os que já estão bem dentro do sistema a ganhar mais de 1500 e que precisam da remuneração compensatória. Não, isto trata-se, tão somente, da prova cabal e acabada da falha total das políticas deste governo em termos de emprego. Porque, evidentemente, o governo não pode ser a entidade empregadora duma larga fatia da população activa. Nos Açores são mais de 20 mil pessoas que trabalham na administração regional.

Além disso, o governo vai prorrogar em mais seis meses os estágios profissionais de 662 jovens. No fundo, consegue-se controlar os números do desemprego, em 662, durante mais uns mesitos.

Estes últimos anos deveriam ter sido muito melhor aproveitados pela sociedade açoriana, para se revitalizar economicamente. Se retirarmos a política do cimento e do betão, os consecutivos governos do PS são um fiasco. Educação? Saúde? Políticas sociais (mas de verdade e não atirar dinheiro)? Emprego? É tudo um falhanço. O que César deixa aos açorianos é uma região completamente sobre-endividada, sem qualquer capacidade de gerar riqueza, que vive às custas da solidariedade do Estado e da UE e onde apenas umas pequenas grandes clientelas saem muito, mas mesmo muito, beneficiadas.

6 comentários:

Anónimo disse...

Onde foi buscar essas informações, pq na pagina do GR não tem nada...

Anónimo disse...

“Não há empregos sem empresas”, dizia Carlos César há uns meses (http://www.radioatlantida.net/noticias/2010/11/01/carlos-cesar-entrega-78-habitacoes-e-anuncia-novas-medidas-de-apoio-social.php), mas parece que ainda se vai arranjando alguma coisa !

Anónimo disse...

http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/214185

A notícia completa está no Açoriano Oriental (versão papel) de 8 de Março.

Só quando as galinhas tiverem dentes! disse...

Isto é um décimo dos jobs que a Berta já prometeu se fôr «presidenta»!

Visitante acidental disse...

Mais um iluminado a dizer que está tudo mal.
Estará no seu direito (ou isso da democracia não abrange ignorantes, desepenteados mentais e ressabiados políticos?), desde que não queira meter os visitantes no mesmo saco de asneiras em que vegeta.
Em primeiro lugar, informe-se.
Em segundo lugar, forme-se.
Por último, seja solidário, contribua para o bom ambiente dos Açores e feche esta coisa.
Fede, é poluidora da blogosfera...

César Forever! disse...

Força César, ainda vais ser presidente do Governos dos Açores e o Sócrates será o próximo Presidente da República.

Os cavaquinhos só apanham bonés e sacos d'água naquelas cabecinhas esquentadas.

Contentem-se com as malassadas e os canapés que a Dona Berta de San José oferece à rapaziada!...