Isto vai a quente. Estou farto da prepotência da SATA. A SATA existe por causa dos açorianos. A SATA existe para servir os açorianos. Sendo inquestionável a evidência, no entanto, a SATA age como se fosse ao contrário.
Para a SATA, na forma como estabelece regras internas com reflexos para os utentes, eu e todos os açorianos somos suspeitos. E suspeitos de quê? De não sermos açorianos.
Para a SATA, na forma como estabelece regras internas com reflexos para os utentes, eu e todos os açorianos somos suspeitos. E suspeitos de quê? De não sermos açorianos.
De cada vez que viajamos e fazemos o tão propalado e moderno “web check in”, que, supostamente, deveria ter o efeito de agilizar os procedimentos de embarque e, consequentemente, permitir uma redução de custos operacionais, o que faz a nossa “querida” companhia aérea? Manda-nos buscar o cartão de embarque aos balcões.
De cada vez que isso me acontece, ou seja em todas as viagens que faço, questiono quem me atende sobre qual a razão. Já obtive respostas variadas, mas a mais comum é a de verificação da identidade e residência. Risível, no mínimo. Então a SATA não possui os meus dados? Sou passageiro frequente, faço o “check in” através da minha conta SATA, na qual constam os meus dados e, de cada vez que viajo, tenho de repetir este calvário? Entre incompetência e gozo sádico, é só escolher.
Além disso, o que verificam os funcionários quando lhes apresento o cartão de cidadão? Hoje, a malcriada que me atendeu, respondeu que era para confrontar os números de bilhete de identidade e de contribuinte, para ver se eram verdadeiros (“Nunca se enganou nisso?”, perguntou, presunçosa. “ Não, nunca me enganei”. Calou-se, talvez incrédula e espantada por eu saber ler e escrever correctamente o meu nome). E, já agora, na busca da veracidade, confrontá-los com o quê, perguntei, indignado com o estigma. “Com os dados na nossa base de dados”. Extraordinária resposta! Extraordinária forma de verdade! Extraordinária forma de controlar o erro! Se este existir, e admitindo-se a existência, o mesmo não poderá deixar de continuar a existir, por lá estar desde o início. Se é a fraude que se quer prevenir, esta não deixará, por causa disso, de continuar a existir, atentos os procedimentos.
À SATA, não lhe basta o lixo que nos dá como refeição (e a que preço!), não lhe basta os horários que nos impõe para exclusivo proveito, não lhe basta a inexistência de concorrência, não lhe basta as desculpas incongruentes, quando há atrasos, não lhe basta a forma como trata os nossos emigrantes, não lhe basta as indemnizações compensatórias, não lhe basta o preço estratosférico que nos cobra para daqui sairmos, não lhe basta os preços irrisórios que pratica no resto do mundo, em concorrência, não lhe basta o serviço público que mal presta. Não! Escudando-se no controlo necessário para receber as indemnizações compensatórias (mesmo que há socretinos meses não as receba), ainda tem de se armar em ineficaz polícia mais própria de regimes ditatoriais.
Para a SATA, primeiro está a culpa, depois a inocência.
Para a SATA, somos de segunda categoria, no tratamento e na cidadania, ilhéus ignaros que do mundo só têm a visão que o mar ou a ilha defronte oferecem.
Até quando aturaremos, impávidos, esta indignidade?
P.S. – Estou, desde Maio, a aguardar que sejam introduzidas milhas no meu cartão, relativas a uma viagem em “code share”. Perante a incapacidade, culpa a outra companhia aérea ou qualquer coisa parecida. Pena que, no meio de tanto zelo, mostre vontade nenhuma para resolver o caso.
15 comentários:
Calma.
Tabém não é assim tudo ruim.
Viajo há anos na SATA. Nunca tive razão de queixa do atendimento.
Para a próxima o José apanhe boleia no avião do Sr. Silva.
Por enquanto ainda temos uma companhia liga os Açores entre si e ao resto do mundo, porque nem isso os Madeirenses tem, dependem ou da Sata ou da Tap, claro que depois tem um sem fim de companhias com charters turisticos a voar para lá, mas issno também não é novidade.
Dizem por aí que a Madeira já deve à Sata meia dúzia de milhões, até aqui nada de novo...
A SATA é a melhor compainha do mundo e há gente que vem para aqui descredibilizá-la.
É preciso ter descaramento!
sinto traiçao quando vejo os preços da SATa na Madeira. é gozar conosco
Andar de avião não é para todos. É para quem pode.
Ao anónimo,
Tive a fazer uma simulação com uma viagem de ida e volta de Ponta Delgada para Lisboa e outra de Funchal para Lisboa, nas mesmas datas e em regime normal.
PDL - LIS - PDL = 328,50€
FNC - LIS - FNC = 298,91€
A viagem de PDL - LIS - PDL custa mais 29,59€ e dura mais 1 hora (30 minutos para cada lado). Se justificaou não a diferença de preço, cada que julgue por si.
à Bandeira açores
aproveite e faça simulaçoes com as restantes companhias que para lá voam e faça-o para datas mais afastadas no tempo. e lembre-se que ao preço que a sata nos cobra ainda tem de acrescer a indenizaçao . são s´mais ums 80 ou 90 euros. por isso cada viagem custa uns 400 euros.
Lisboa Funchal
ida 26/10
95 euros
Funchal Lisboa
volta 07/11
101,91
TOTAL -------- 196, 91 EURO
PASSAGEIRO NORMAL
26/10
PDL LIS
IDA 163,01
7/11
LIS PDL
VOLTA 165,00
TOTAL -----328,50 EUROS
MUITO PARECIDO BANDEIRA AÇORES
PASSAGEIRO NORMAL
LISBOA FUNCHAL
22/11
77 EUROS
FUNCHAL LISBOA
24/11
83,91
TOTAL ---- 160,91 EUROS
MUITO PARECIDO BANDEIRA AÇORES
LISBOA GRAN CANARIA
IDA 22/11
155,91
VOLTA 26/11
150,54
TOTAL ---- 306,45
MUITO PARECIDO BANDEIRA AÇORES
LISBOA GRAN CANARIA
IDA 22/11
155,91
VOLTA 26/11
150,54
TOTAL ---- 306,45
MUITO PARECIDO BANDEIRA AÇORES
EASYJET, ÀS 23:04 DE 28/09
Lisboa Funchal
22/11
€21,99 !!!!!!
Funchal Lisboa
24/11
€21,99 !!!!!!
TOTAL ---- €43,98 (QUARENTA E TRÊS EUROS E NOVENTA E OITO CENTIMOS) !!!!!!!!!!!!!!!!
MUITO PARECIDO BANDEIRA AÇORES
Os preços das passagens não refletem só as distancias. Refletem também o volume de trafego.
Isto quer dizer que um destino de 4 horas, onde circulam mais de 1000 passageiros por dia, é mais barato do que um de meia hora onde o avião anda meio.
´
Isto é uma coisa chamada "escala".
Boa noite, gente.
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