25 abril 2012

É só fumaça

Num regime autoritário, a regra é impor silêncio aos cidadãos e é também regra impor o festejo das datas que o mesmo entenda como convenientes para a prossecução dos seus fins.

Num regime democrático, há liberdade responsável de pensamento, de escolha e de participação e existem valores que são de todos e, por isso, inapropriáveis por um qualquer grupo de cidadãos que se julgue acima dos demais, o que por si só os colocará no mesmo patamar das práticas de um regime autoritário.

No entanto, em qualquer um destes regimes, as pessoas de bem cumprem as obrigações resultantes dos contratos celebrados com outrem, jamais se escudando na falta de interpelação pelo credor ou em qualquer lacuna legal para se furtarem ao respectivo cumprimento.

A ética pratica-se, não se invoca para os outros. O resto é só fumaça.

3 comentários:

Anónimo disse...

de fato ontem na Assenbleia da republica o ar estava mais respiravel. o 25 de abriçl é nosso, é do povo e nao do camarada Soares ou do nosso homem em Argel ou daquela patetica associação abrilesca. Sao estes individuos que afastam o 25 de abril do povo. o Alegre que pague as dividas da campanha e o PS Açores que lhe peça o recibo dos 20 mil euros que lhe deu.

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves
este seu Post(mesmo contra a sua vontade, estou certo)é o maior ataque(diria maior verdade, sobre o governo) ao governo Nacional e aos partidos que o compõem.
Se é dum governo ditatorial, escolher as datas festivas,este ao escolher feriados festivos em troca de outros está dentro dos seus padrões de governo ditatorial, ao rasgar os contratos dos direitos adquiridos para o Povo e manter para as empresa no caso(entre outros das rendas da EDP)e das parcerias público privadas.
No caso que queria referir, a não comparência na assembleia da república foi unicamente um exercício de vontade das entidades referidas, podemos concordar ou não, mas não se impediu ninguém de comemorar o 25 de Abril.
Se era isso que quis afirmar, então as minhas desculpas e estamos em presença de mais um que deu por mal empregue o voto no PSD.

Anónimo disse...

O 25 de Abril é uma data que lembra não só a queda do regime ditatorial de Salazar/Marcelo, como a luta do Povo por liberdade politica e económica.
Neste momento histórico a liberdade esta posta em causa e o Povo deve demonstrar a sua revolta por mais difícil que seja.
O governo PSD/CDS sentiu perfeitamente que o Povo irá lutar contra estas arbitrariedades e começou por aumentar os Policias e militares para que estes estejam do lado da repressão contra o Povo.
Querer dizer que alguém que usa da legitima liberdade para se recusar a ir ao parlamento é a causa de todos os males da democracia é uma falsidade e uma tontaria.
Mas é o próprio José Gonçalves que nos diz que um regime ditatorial quer o silencio dos seus cidadãos, este queria não só que as pessoas se calassem nas suas diferenças e aceitassem participar contra a sua consciência,como quiseram no caso das reformas antecipadas acabar com a vacasio lexis, que garantiria a informação das leis ao Povo, nem o Salazar se atreveu a tal.
O autor também nos diz que alguém que pretende acabar com os dias comemorativos é ditatorial, não será o caso do acabar com os feriados do 5 de Outubro?
Em relação ao rompimento dos compromissos assumidos, não será igualmente o caso deste governo ao acabar com os direitos adquiridos para o Povo e os manter no caso das rendas da EDP ou no caso das parcerias público privadas?
Enfim o autor mostrou a saciedade os malefícios do governo PSD/CDS.