14 agosto 2012

Desemprego nos Açores, 2º trimestre de 2012: 15.6%

No segundo trimestre de 2012 a taxa de desemprego nos Açores atingiu um novo máximo, 15.6%! Um aumento de 5.9% em relação ao período homólogo do ano passado! 18.999 “indivíduos” (para usar a palavra do relatório oficial dogoverno)! Uma quebra de cerca de 30% na população empregada no sector secundário, em relação também ao período homólogo do ano passado!

Apesar de todas as tentativas do governo regional em disfarçar o desemprego, através dos já famosa “formação profissional continuada”, e dos vários “indivíduos” que simplesmente não têm o estatuto de desempregado, os números continuam a escalar de forma vertiginosa e assustadora, ainda que não surpreendente. Se dúvidas existissem, o modelo de desenvolvimento económico que este governo socialista seguiu e que Vasco Cordeiro pretende manter (contemos as vezes que Vasco usa o conceito de continuidade), falhou!

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui Gamboa
O que esperava do desemprego nos Açores, quando ele é maior em Portugal, se considerar-mos o desemprego comparativo, entre 2011 e 2012?
À muito que tinha vaticinado que a crise e o desemprego nos Açores chegariam de forma mais cruel aos Açores, feliz ou infelizmente a crise foi mitigada até aqui, para agora, chegar com a força(ou talvez maior)com que à muito chegou a Portugal.
E intelectualmente desonesto, escrever sobre a crise, nos Açores sem falar da crise de Portugal e da Europa(no mínimo).
Pensar ou deixar nas entrelinhas, que o PSD, faria melhor do que o Governo do PS, é antes de mais esquecer a História do PSD no Governo dos Açores bem como enquanto detentor da maioria das autarquias dos Açores, onde governa em maioria, com um saldo negativo, não só em obra feita, como em estado económico de total insolvência...
Esquecer que os Açores se ressentem da crise de Portugal e do Mundo, é não querer compreender a realidade e como tal, não alterar os erros do Passado e não lutar contra os desmandos do Governo de Passos Coelho e não tentar influir também a politica comunitária, completamente errada.
A continuidade da politica económica dos Açores é não só promessa do PS, como do PSD, que só pode seguir a prática errada de Berta Cabral à frente da Câmara de Ponta Delgada...
Não foi uma disputa por mais obra pública, aquilo que envolveu, Berta Cabral e César?
Se foi, como podia-mos esperar outra politica?
È verdade que Passos Coelho e a troika, não vão permitir, mais obra pública, mas a verdade é que ambos não têm plano B, pois Berta Cabral, as únicas novidades que avançou, foram no sentido de mais despesa Pública...
Por isso e não só, é fundamental, ter outra visão para a travessia do deserto que se apresenta ao Povo Açoriano...
Querer pensar somente na vitória eleitoral, é saber que se caminha para o precipício e continuar a caminhar, sem cuidar de saber o piso onde se caminha e sem qualquer plano para o dia pós eleitoral.

Anónimo disse...

Caro Rui Gamboa
Ou você não sabe em que País vive, ou na pressa de fazer campanha eleitoral, antecipada, não vê, não houve e não pensa, sobre a realidade do nosso país...
Tentar isolar o desemprego dos Açores, do resto do desemprego do País, é ignorar que desde Mota Amaral e da instauração da autonomia, que os Açores, vivem de acordo com o estado económico do Resto do País, e as variações de mais e menos desenvolvimento,(para Portugal)não se prenderam com mais valias estruturais, mas tão só conjunturas, mais favoráveis, na vertente turística.
A politica económica de César falhou, quando este quis andar à compita com a herança de Mota Amaral(em obras públicas duvidosas)e com Berta Cabral, nas obras que esta fez em Ponta Delgada(já para não falar nas autarquias PSD, que estão insolentes)...
Querer atacar a politica de emprego de César(baseada no emprego público)sem dizer que a concorrente PSD, Berta Cabral, não só se prepara para fazer o mesmo, como a politica de austeridade do seu chefe, Passos Coelho, é completamente contrária a isso, independentemente, dos longos, cumprimentos de ocasião e para eleitor ver.
Querer, menos desemprego, é antes de mais discutir outra politica, no País e na Região e estar pronto,para jogar na diplomacia Europeia no sentido de alterações substanciais no seio da comunidade Europeia...
Sem esta visão, é mero oportunismo, bacoco, provinciano e ineficaz....
Não julgo que seja uma questão de personalidades, mais ou menos PS ou PSD, que resolvem os problemas estruturais do desenvolvimento sustentável dos Açores.
É necessário, antes de mais um debate público, abrangente, sem tabus e que envolva a sociedade civil, económica, cultural e politica Açoriana, depois é necessário nesta consequência, criar e ver surgir quadros políticos de outra índole, que tenham por missão o respeito do bem comum e da coisa pública e por fim que surgem novas ideias económicas a serem discutidas na região, em Portugal e na Europa e que tenham por objecto os homens e as mais valias dos Açores.

Anónimo disse...

Gamboa: fiquei hoje a saber o nome de uns quantos candidatos a deputados. O PSD vai continuar igual a si proprio. Nao tenho intençao de votar em Vasco Cordeiro mas como do vosso lado as moscas sao mais ou menos as mesmas ou nos novos nomes há gente tao mediocre, talvez vá votar no CDS ou me abstenha. Ha anos que leio este blogue e achava que tu ou o Jose Gonçalves seriam incluidos na lista de deputados porque foram dos poucos que ergueram a voz com argumentos validos contra o dominio socialista quando alguns dos apoiantes de agora do PSD andavam a apoiar Carlos Cesar ou estavam simplemente calados á espera do momento de virarem a casaca. O PSD tem gente mais capaz do que a maioria dos candidatos a deputados. Lamento que nao o Psd nao tenha aproveitado as vossas capacidades.

Anónimo disse...

Dr. Berta Cabral não é Mota Amaral sim e mais quer votar na Dr. Berta Cabral vota quer votar no Vasco Cordeiro vota.
As vezes não à a mínima paciência.
Para anónimo das 23:57