12 dezembro 2013

A persistência da memória


A Memória, René Margritte


O eurodeputado Luís Paulo Alves não pode, como o fez, tentar desresponsabilizar o Governo Regional dos Açores sobre a eventual impreparação dos lavradores em relação ao fim do regime de quotas leiteiras na União Europeia.
De facto, tecnicamente desconheço se os lavradores estão ou não preparados para competir no mercado aberto. Mas o que sei é que em 2010 a eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves alertava para o fim certo do regime de quotas em 2015 e para a necessidade de se tomarem medidas, a nível político, para mitigar os efeitos dessa decisão. O então Secretário Regional da Agricultura, Noé Rodrigues reagiu a estas declarações rotulando-as de “singular gravidade”, garantindo aos lavradores, simultaneamente, que o regime de quotas se iria manter.
É evidente que este tipo de declarações, vindas de alguém com a responsabilidade política, como é o caso do Secretário Regional da Agricultura poderão ter levado a que os lavradores não se tenham preparado convenientemente para o fim do regime de quotas com o devido tempo.

Sem comentários: