07 dezembro 2013

UAU! ESTATÍSTICAS OFICIAIS !!!

 
Lendo-se:
Dar um bigode para levar um bigode por causa de um bigode.
Já devia ter sido rapado, o dito!

1 comentário:

Anónimo disse...

1 - Poucos esperariam que o Benfica, jogando em casa com o penúltimo da tabela, fosse perder pontos. Numa altura em que a luta pelo título - a três - entrou numa fase em que qualquer percalço tem um peso ainda maior, as águias não conseguiram chegar à vitória e, agora, ficam à mercê do que Sporting e FC Porto fizerem. O que vem confirmar a tese de que este campeonato vai viver mais das dúvidas do que das certezas.

É certo que o Benfica foi a única equipa que procurou verdadeiramente ganhar. O Arouca, conhecedor das suas próprias limitações, foi à Luz para defender e defender-se. E acabou por fazê-lo de todas as maneiras possíveis, nem que tivesse de colocar dez homens atrás da linha da bola. A questão é que também se preparou para não deixar escapar as poucas oportunidades que tivesse para atirar ao alvo.

Os encarnados só podem queixar-se da sua quase total ineficácia na concretização. Algo que nem é propriamente novidade, se nos lembrarmos do recente desafio com o Braga, também na Luz, em que um rasgo individual resolveu aquilo que o coletivo mostrou não ser capaz. Desta vez, foi ver Lima falhar quatro hipóteses sérias, fora mais duas de Luisão e um remate ao poste de Ivan Cavaleiro. É demais para uma equipa que quer ser campeã. Um desperdício deste calibre, dizem os livros, costuma dar num grande sarilho. E deu.

Por outro lado, o Benfica mostrou na partida com o Arouca que, de quando em vez, regressa aos momentos de insipiência defensiva. Os visitantes estiveram em vantagem por duas (!) vezes, na sequência de um livre direto na face lateral da área e de um lançamento de linha lateral. Dois erros incompreensíveis que, uma vez mais, um candidato a campeão não pode permitir.

Além do mais, sem Matic há Fejsa, que pode desempenhar muito bem o seu papel numa zona circunscrita do terreno, mas de quem não pode esperar-se mais. Ou melhor, que deixa para Enzo um duplo e, até, triplo papel no meio campo, que, mais tarde ou mais cedo, acaba por esgotá-lo (mesmo tendo ele baterias de longuíssima duração). Com um Markovic em baixa rotação e um Cortez que teve enormes dificuldades em entender Pintassilgo, para lá de um Lima que não consegue fazer esquecer Cardozo, criou-se um conjunto de razões que geraram um Benfica sem velocidade para "rasgar a cortina" e, simultaneamente, ineficaz quando as abertas apareciam. Valeu um empenhado Rodrigo, que tentou até ao limite.

Assim, por muito que quisesse, o Benfica não conseguiu. O risco da derrota até pairou, evitado por uma grande penalidade (terá mesmo sido?) numa fase em que os encarnados já começavam a desesperar, depois das cartadas Sulejmani e Funes Mori e antes da entrada de Ivan Cavaleiro, um jogador cujas características teriam aconselhado uma chamada para o terreno bastante mais cedo do que cumprir a meia dúzia de minutos finais.

Haverá certamente quem critique a opção de Pedro Emanuel, do ponto de vista do espetáculo, mas o campeonato português já nos habituou a situações destas. E é quem está do lado oposto que tem de pensar em procurar soluções para contornar estes problemas. O que implica, logo à cabeça, criar e não falhar.

Joguem mas é à bola e deixem o Vieira em paz. que fez mais pelo Benfica do que os ultimso 4 presidentes.