05 janeiro 2014

Aqueles que por obras valerosas se vão da lei da Morte libertando





Fico sem palavras sempre que a lei da irreversibilidade biológica se impõe. E a de hoje foi esbofeteada no acordar noticioso das 9 horas: «Morreu Eusébio.». Dito assim, crua e brutalmente, fiquei incrédulo. Não pode ser verdade. Enganou-se. Mas, a realidade foi reafirmada. Embargado no sentimento, fiquei sem palavras. Estou sem palavras. O que se diz ou o que se escreve sobre um daqueles que calou Alexandre e Trajano, cantou o ilustre peito Lusitano e a quem até Neptuno e Marte obedeceram?
 
A melhor homenagem que posso prestar-lhe é lembrar as palavras da minha filha mais velha quando, então com cerca de quatro anos, numa das muitas idas ao Estádio da Luz, se cruzou com ele e gritou com incontida alegria: «Pai! Está ali o Eusébio!» e, à falta de papel para o habitual autógrafo, dele recebeu aquele sorriso amável, quase envergonhado, que com todos tinha, mas em especial com as crianças. Para ela, que como eu nunca o viu jogar, este acontecimento foi melhor do que o jogo daquele dia. Afinal o Homem da Estátua estava ali e olhou-a e sorriu-lhe. Era real. Hoje, para nós, benfiquistas, portugueses, desportistas dos quatro cantos do Mundo, as palavras daquela criança são a prova de perenidade, de eternidade, de entrada no Panteão dos Deuses.
 
E lá vos têm lugar, no fim da idade,
No templo da suprema Eternidade.

 
Humilde na Vida, Génio na Arte, o Rei morreu!
Viva o Rei!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves
Antes de mais, dar os parabéns ao blogue por intermédio do José Gonçalves, por ter sido oportuno e lesto, na homenagem ao Eusébio...
Em segundo lugar dar os meus parabéns, ao J.G. pela qualidade desta homenagem.
Eusébio foi homenageado em vida pelo Benfica, mas sem dúvida que a verdadeira homenagem será feita pela longevidade da lembrança que a família Benfiquista(mas também todos os amantes do futebol) saberá manter.
Sentimentos à sua Família
Açor


Anónimo disse...

caro Gonçalves

parabéns pelo oportuno comentário o qual julgo que o terá proferido so fundo do coração. quero cumprimentá-lo pela sequencia fotografica que mostra a grandeza de Eusébio e nao posso deixar de dizer-lhe que foi dos melhores textos que li ba blogosfera portuguesa e na comunicaçao social tradicional. Foi feliz em associar Eusébio a Camões pois só assim se enaltece quem foi grande. Parabéns por isso sobretudo porque todo o país se uniu como há muito não se via à volta de um símbolo. Como amália como Pessoa. Nao posso deixar de referir aquilo que foi vergonhoso neste país que parece nao querer sair da mesquinhez. Mário Soares e Assunção Esteves foram ridiculos. O primeiro foi absolutamente infame, com declaraçoes que só demonstram a falta de caráter e a mesquinhez dos pequenos. A segunda mesmo que menos grave resolveu afastar a possibilidade do Panteão Nacional por razões finanaceiras. Ambos deveriam ter vergonha na cara porque vivem daquilo que os portugues lhe pagam. Sao a amostra da rasteira classe politica que existe em Portugal. Merecem o nosso despreso. E sejamos positivos. Viva Eusébio! vivam todos os Eusébios e Amálias que alegram o triste povo governado por estes aberrantes politicos.