13 janeiro 2014

FIF(I)A

Serei o único, mas acho que o Cristiano Ronaldo não merecia o prémio este ano. Este prémio foi instituído para consagrar o melhor jogador do ano e não para premiar a fotogenia, os bastidores artísticos ou as rábulas, ensaiadas ou não, do presidente de um qualquer organismo responsável pelo ofício.
 
Factualmente, o prémio deveria ser atribuído ao melhor jogador da época futebolística e desta vez não o foi. Como não o foi em 1966. Como não o foi em 2010. Como não o foi em...
 
Ribery ganhou tudo o que havia para ganhar dentro do campo e não foi premiado.
 
Ribery bem poderá voltar a ganhar tudo o que houver para ganhar e ficará na mesma.
 
Ribery é discreto, é feio, tem cicatrizes no rosto, tem dentes tortos e não vive de rivalidades com outro qualquer jogador que possam gerar centenas de milhões de euros entre contratos publicitários e venda de jornais. Além disso, helás!, desta vez, mas não despiciendo, é francês como Platini.
 
A FIFA, vivendo dele, despreza o Futebol. E a gala é o seu espelho. Não sei se os sucessivos pratos de lentilhas um dia o destruirão e passará a ser jogado por robots, mas é certo que o circo fifense trouxe a descredibilização aos prémios, aos sorteios das competições ou às vitórias no jogo jogado.
 
E, quando não se premeia quem tudo ganha, nada mais há para dizer senão que a commedia dell'arte seguirá dentro de momentos com um qualquer copy paste.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves
Apesar de não concordar com o teu comentário, não deixo de aplaudir a frontalidade com que o exprimiu e para mim a não unanimidade, não é defeito, mas a expressão da pluralidade que nem sempre é assumida, quer por medo, quer por outras circunstancias, não muito meritórias...
Não estou de acordo essencialmente que Riberi, seja jogador da categoria de Ronaldo ou Messi, nem que ele neste ano, tenha demonstrado individualmente atributos para ser considerado o melhor do Mundo...
Se existisse algum beneficio não seria para Ronaldo(não obstante as palhaçadas de Blatter) seria antes para Riberri, por via da Nacionalidade ser a Francesa, a mesma de Platini...
Todos os concursos e em especial os do "circo" do Futebol são condicionados, é necessário dizer muito mais do que disse, mas compreendo perfeitamente que não há espaço num blogue para tanto.
A questão é a de saber qual o comportamento de Messi fora do Barcelona, já que Ronaldo, já mostrou que joga igualmente bem noutros clubes e no fundo existe a questão de saber qual o valor que é atribuído ao jogador independentemente do valor da estrutura do clube onde joga, todos sabemos que o Baier de Munique é uma maquina como o é a selecção da Alemanha, mas prémio, bola de ouro é um prémio individual, e neste capitulo, este ano a minha opinião(que vale o que vale, pois pouco sei de futebol) é que Cristiano Mereceu o Prémio, independentemente do facto de ser Português e Ilhéu e gostar mais do que é nosso...
Agora que o futebol é falso nas suas orientações, é, basta ver o folhetim que constitui a escolha dos Países onde se realiza as provas mundiais e toda a corrupção que o futebol arrasta no seu seio.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Apesar de ficar contente por Cristiano, e achar que mereceu este prémio, Messi é o melhor jogador do mundo. Não de 2013, mas da actualidade, destes tempos que vivemos.
É complicado dizer "melhor de sempre" porque as épocas eram diferentes, as comparações são madrastas. Mas, em teoria, e a continuar assim, era provável que fosse considerado o melhor da História.


A respeito da eterna "polémica" entre os dois astros, importa referir que se Cristiano é assombroso nos golos, Messi também o é. Iguais nesse aspecto. Mas depois temos as assistências, onde Messi vence claramente. E depois temos as transições ofensivas, os desequilíbrios. E é a partir daqui que já ninguém analisa. Porque não costumam ver os jogos, só mesmo os resumos dos golos e do que diz a imprensa portuguesa.


Cristiano tornou-se num finalizador implacável. É mais forte e mais completo (especialmente pelo jogo de cabeça, em que bate Messi aos pontos). Mas perdeu magia. Perdeu encanto, transformou-se. Poderá até ter refinado o seu jogo, mas deixou de ser um jogador "atraente" de ver jogar. São raras as vezes em que consegue sobressair no um para um. Isso acontece, sim, em velocidade. É uma máquina. Mas a sua magia são os remates e os golos.
Mas Messi também tem velocidade. Tem menos velocidade de ponta, mas tem mais velocidade de explosão (são coisas diferentes). Também é "matador". E cria desequilíbrios como poucos. Como muito poucos. Tanto corre como finta. Tanto marca como dá a marcar. É capaz de ir a meio-campo e desatar o nó das jogadas. E isto meus inimigos, Cristiano não faz com a mesma mestria.


O futebol não são apenas números (e importa referir que nem neste ponto Messi perde para Cristiano). O futebol é muito mais que isso.

Um amigo disse...

caro Gonçalves

dou-lhe o mérito de manter a coerencia de opiniao. Já aqui lemos que acha Messi o melhor do mundo e por isso a sua opiniao nao admira. Ao ler as suas palavras julgo que quis levantar a suspeita de que há como que um acordo de cavalheiros sobre quem ganhará a bola de ouro. Segundo parece para si o marketing é quem mais ordena. Nao questiono. Parece que Platini o leu e por isso ponho aqui o texto copiado da Bola

Michel Platini, presidente da UEFA, manifestou-se «muito dececionado» com a terceira posição de Franck Ribéry na votação para a Bola de Ouro, levantando suspeitas na atribuição do galardão desde que a FIFA se associou à France Football na eleição do melhor jogador do Mundo.

«Cristiano Ronaldo faz uma bela Bola de Ouro, é uma muito bela Bola de Ouro», começou por afirmar o francês, aos microfones do L´Equipe 21.

«Estou muito dececionado por Franck Ribéry. No próximo ano vamos regressar e será Messi-Ronaldo, daqui a dois anos será Ronaldo-Messi, daqui a três Ronaldo-Messi... Estou triste porque, durante 50 anos, a atribuição da Bola de Ouro tinha em consideração os resultados e o palmarés dos jogadores em campo. Agora, o que parece contar é o valor global dos jogadores e isso levanta problemas», argumentou, notando que «há qualquer coisa que mudou na Bola de Ouro desde que passou para a FIFA».

«Para Franck era neste ano ou nunca», atirou Platini.

um amigo disse...

E no ionline

Diário espanhol diz que Messi tem a hegemonia sobre Ronaldo pelos troféus conquistados
O jornal espanhol "Sport" não recebeu bem o prémio e o vencedor da Bola de Ouro. "Desta vez não ganhou o melhor", escreve o diário. Na capa, colocou a foto de Ronaldo e Messi a cumprimentarem-se e no subtítulo escreve que o internacional português ganhou, mas que a hegemonia é de Messi que já conquistou quatro troféus.

O diário catalão "Mundo Deportivo" diz apenas que Cristiano ganha. Ao lado aparece uma fotografia do vencedor a limpar as lágrimas. E ainda na capa, e em grande destaque, uma fotografia de Messi com a namorada e a frase "não penso no passado, mas sim no futuro".

Nos jornais madrilenos o cenário é diferente. Ronaldo surge com grande destaque na maioria das publicações. A "Marca" mostra o internacional português a limpar uma lágrima, com a Bola de Ouro na mão e o título "Chorou". Na edição online Cristiano Ronaldo é o novo rei do futebol e Messi diz que o prémio é "merecido".

No "As", o vencedor e o prémio destacam-se na capa e na internet, o jornal espanhol diz que a imprensa internacional está rendida ao novo Bola de Ouro. Em Itália escreve-se que terminou ontem a era de Messi.

Em França, o "L'Équipe" resume o dia de ontem a ouro e lágrimas e mostra Ronaldo a chorar sob o olhar atento de Pelé, perante a tristeza de Ribéry.