17 janeiro 2014

Transferível a custo zero

«Com Mantorras e Sokota, onde encaixaríamos Jardel? Não haveria possibilidade de coabitação» (Outubro de 2001)

«Temos a coluna vertebral do futuro campeão europeu. Queremos só fazer alguns reajustamentos, sabendo que temos um grande técnico (Jesualdo Ferreira)» (28 de Abril de 2002)
«É possível termos meio milhão de sócios em 2003» (Outubro de 2002)
«Comigo, chegará a altura em que o grande protagonismo será daqueles que estou a pôr dentro do Benfica. Vão ver que chegará a altura, se me deixarem levar o projecto até ao fim, em que desapareço de cena» (Março de 2003)
«Dentro de 3 anos o Benfica será o maior do mundo» (19 de Abril de 2003)
«O Benfica será mais forte que o Real Madrid» (19 de Abril de 2003)
«O objectivo é termos 500 mil sócios daqui a três anos» (Outubro de 2003)
«Vamos arrasar pela Europa fora» (17 de Abril de 2005)
«Se o Benfica não tiver 300 mil sócios até Outubro demito-me» (2 de Junho de 2005)
«Um título europeu não é um sonho, mas sim uma meta a atingir!» (Junho de 2005)
«Queremos ser campeões europeus» (16 de Julho de 2005)
«Vamos ser campeões doa a quem doer» (4 de Outubro de 2005)
«O projecto do Benfica está a assustar muita gente» (2006)
«Depois do Verão seremos o maior clube do mundo!», (29 de Abril 2006)
«O terceiro lugar esta época é normal, anormal foi o título o ano passado» (2006)
«A dívida do Benfica não assusta ninguém, deixem chegar o Benfica a 2011 e verão que o Benfica será um colosso europeu, para não dizer mundial» (21 de Setembro de 2006).
«Ninguém terá tanto sucesso em Portugal como o Benfica» (28 de Fevereiro de 2007)
«Podemos não ser campeões nacionais, mas somos os campeões da boa disposição!» (20 de Maio de 2007)
«Sabemos que estamos a construir a equipa mais forte dos últimos dez anos do Benfica. Temos grandes ambições e o nosso técnico deve estar muito feliz com o plantel que tem. Qualquer treinador do Mundo gostaria de ser treinador do Benfica com este plantel» (26 de Julho de 2007, depois de Fernando Santos ter dito que perder Simão seria um pesadelo)
«Se eu fosse o treinador só queria dormir, porque quando acordasse não sabia qual a equipa que ia pôr a jogar, com tanta qualidade» (No mês seguinte, ainda reagindo às palavras de Fernando Santos)
«Duzentos mil sócios até Junho do próximo ano é o objectivo» (6 de Setembro de 2007)
«Sei o que estou a fazer e as pessoas que me rodeiam são competentes, sejam do Sporting, como dizem, ou não.» (2 de Novembro de 2007, após a demissão de Andrade e Sousa e respondendo a críticas de Tinoco Faria)
«Acabou o descarregamento de jogadores. Vamos continuar a surpreender muita gente com alguns resultados que muita gente não espera» (23 de Fevereiro de 2008)
«O Benfica é muito apetitoso», (12 de Março de 2008, após a eliminação da Taça UEFA)
«Se calhar foi mau para o Benfica ter sido campeão recentemente» (30 de Março de 2008)
«É quase impossível Jorge Jesus falhar no Benfica» (2009)
«Vamos investir no futebol e ganhar não apenas 1 título, mas 2 ou 3 seguidos. E no final, vamos ser todos muito felizes» (2009)
«Mais de 60 ou 70% do plantel vai ser formado no Benfica em 2020» (7 de Janeiro de 2014)
E hoje, no Record (ainda que eu tenha sempre reserva quanto aos jornais desportivos):
Oferta de 12 milhões por André Gomes, por acaso o jogador que, passem desta vez as comparações, poderia ser o box-to-box do Benfica, qual Lampard (sim tem qualidades suficientes para ser tão bom ou melhor), mas que está sentado na bancada ou a perder qualidades em funções inadequadas na equipa B (e que excelentes jogadores que por ali há). Quem se seguirá, o Lindelof, que só a minha ignorância de treinador de bancada entende ser melhor do que o Fejsa, o João Cancelo, o Bernado Silva, o Helder Costa, o Ruben Pinto, o Bruno Varela ou...?

Algum dia, estes terão oportunidades semelhantes às dadas às inexplicáveis e extravagantes contratações da era Vieira que obrigam a vender um jogador nuclear por metade da cláusula de rescisão quando se quer ganhar o campeonato?!

É verdade ou não que foi rejeitada uma proposta de 35 milhões de euros por Matic a pagar em três prestações, preferindo-se antes 25 milhões a pronto?
Será por causa dos quase 500 milhões de passivo?
Vale a pena dizer mais sobre a paulatina destruição do Benfica?
 

6 comentários:

Anónimo disse...

O amigo pode ser forte na defesa das suas causas mas nao deslojará rao depressa o homem. Quem manda nos clubes sao os bancos e a dívida do Benfica é elevada mas pagável. Claro que tambem será de considerar que o facto do Filipe Vieira ser um home de negocios para conseguir financiamento para o clube.

Anónimo disse...

Caro José Goncalves
Infelizmente o seu texto demonstra claramente que o dirigismo no desporto e no futebol em particular, não só é feito da mesma massa Humana dos partidos do Poder, como comunga com estes, da mentira da intrujice e da fanfarronice...
Infelizmente tal como na politica a culpa parece morrer solteira e nos clubes (e no Benfica em Particular) o prestigio da organização, serve para tapar todos os golpes, omissões e irregularidades que acontecem.
São de facto um conjunto de citações megalómanas que manifestam o mal estar que encobre toda a incompetência na gestão e o esconder da verdade, para assim mais facilmente se perpetuarem no poder...
Dou os meus parabéns pela oportunidade do texto e a sua ousadia democrática num clube(o Benfica)que se deixou enredar por decisões que têm retirado parte da democraticidade que tinha, ao serviço de interesses pouco claros.
Açor

Rui Rebelo Gamboa disse...

É exasperante ver o André Gomes a esperar pelo minuto 90 para entrar. Já não é a primeira vez (e o José certamente o confirmará) que o Benfica tem o o jogo ganho, o Enzo está claramente em quebra física e o JJ parece que faz questão de esperar pelo min 90, nunca antes, para meter o André Gomes, que para mim, já agora, já deu sinais mais que suficientes que poderá vir a ser um grande jogador. Recordo-me como se fosse ontem a exibição que fez em Barcelona no ano passado. Supostamente o Barcelona estava a jogar com a equipe B (treta, pq na chmapions só se pode inscrever 23? e no barça 23 são todos bons) que contava com tipos como o Thiago Alcantara, Puyol, Adriano, Song, Villa e o JJ tinha decidodo por o André Gomes ao lado do Matic e rapaz que na altura tinha 19 anos fez um jogaço e logo a seguir o Benfica foi a Alvalade dar 3 (do cardozo se não me falha a memória) e o André Gomes fez outro jogaço. Depois disso, eclipsaram-o.

Portanto, eu, como adepto do Benfica, tenho muita pena, mas digo, André Gomes, vai à tua vida, porque na Luz não jogas mais. E a seguir que siga também o Bernardo Silva, porque, salvo seja, dizer que é do Benfica desde pequeno. Fora com ele. A não ser que nasçam de novo... como sérvios

Anónimo disse...

Caro Rui Rebelo
Que o J.J tenha as suas idiossincrasias(bem pouco justificáveis)tudo bem, mas o pior é o Presidente teimar em ficar com um treinador por 4 milhões de euros ano, quando tinha acabado de perder todas as provas que entrou e ainda por cima com risco de perdermos o Cardoso por motivo de indisciplina em que o maior culpado é o treinador...
Que o treinador tenha mudado a promessa de Vieira em ter uma equipa formada por jogadores Nacionais, é só a prova que o Presidente deixou de ter mão no clube e se limitar a ser entreposto dos negócios dos empresários que levam autocarros de jogadores estrangeiros com a alegria dos dirigentes, por de entre estes, se fazer um bom negocio, quando se perdem muitos outros e a tão propalada formação se ficar por formação sem a experimentação dos mesmos jogadores nos jogos a doer, pois estes estão tapados, por "resmas" de estrangeiros.
Por isso o Benfica esta mal, mas com um marketing agressivo, até parece estar no melhor dos mundos, cada vez mais o Benfica parece o Governo de Passos e Companhia.
Açor

um desportista mas benfiquista disse...

Caro Gonçalves

Deixe-me dizer-lhe que lamento que tenha deixado ou quase deixado de escrever com a mesma acutilancia e premonição sobre política como o tem feito sobre desporto. De fato, o Luis Filipe Vieira está a dar cabo do clube. Hole vem na Bola que vendeu ao jorge Mendes o passe do André Gomes por 15 milhoes. Ontem tive a curiosidade de o ver jogar atento em parte por aquiklo que aqui escreveu. De fato, parece o Lampard ou Gerrard a jogar mas melhor porque é mais dotado tecnicamento do que eles e um bocado menos porque fisicamente nao tem as mesmas capacidades. Poderá ser de ter 20 anos mas que encheu o campo lá isso é verdade. Se quer a minha ipiniao estas vendas de Janeiro são a prova de que o Benfica nao vai ganhar nada e o Vieira ha-de culpar o treinador e o Jesus acabará no final da época no lugar do Fonseca.

Anónimo disse...

ficamos hoje a saber que o Jorge Mendes vale mais do que o Benfica. Viva o vieira.