19 abril 2014

8º aniversário - oito anos de blogue

Completámos 8 anos de existência e nem nos demos conta. Precisamente, foi no dia 13 de Abril de 2006 que iniciei este espaço. A ouvir um disco com este nome e sem ideias para o título para o blogue - até porque a ideia era ser uma espécie de blogue-teste  - o nome Máquina de Lavar ficou. E continuamos a não ter objectivos higiénico-sociais, como é evidente.

Ora, há alguns agradecimentos a fazer em primeiro lugar àqueles que comigo construíram este espaço praticamente desde a primeira hora, aos que vieram depois, àqueles que estão agora.. Mas, acima de tudo, e penso que falo por todos nós, aos nossos leitores. Obrigado.

Isto mudou muito, realmente, desde 2006. E mudou as nossas vidas também, fizemos amizades que muito valorizo e estimo. Na altura a blogosfera açoriana era de uma vitalidade digna de registo. As novas redes sociais vieram diluir a actividade que existia e que estava concentrada em dois ou três blogues e que depois se foi alargando aos poucos a outros blogues, onde nós nos inserimos. Em comparação com o que se vê actualmente nas redes sociais dominantes, parece-me que antes a blogosfera açoriana era mais cordata e, atrevo-me a dizer, mais preenchida em termos intelectuais, no entanto estava restrita a uma franja muito pequena da sociedade. Foram bons tempos. Na altura o 25 de abril só estava a comemorar 32 anos, por isso era apenas ridículo questionar-se coisas como "Abril foi cumprido?", hoje então, no 40º aniversário, ultrapassou-se qualquer limite do risível ao se fazerem debates sobre esse assunto. Que diabo, 40 anos? Se havia alguma coisa para cumprir, ou está feita, ou já não vai ser feita.

Venham mais oito!

6 comentários:

José Gonçalves disse...

E lembro-me perfeitamente do dia em que aceitei o teu convite para aqui escrever, uma vez que já o fazia na caixa de comentários sob pseudónimo, quando te revelei que tal era eu. Em dois segundos, ficou resolvido, uma vez que a única condição, se condição lhe podemos chamar, que discutimos foi precisamente aquilo que praticamos: liberdade temática, liberdade individual, assumpção de responsabilidade. todos fomos uníssonos. E, mais do que tudo, praticamo-lo com os leitores/comentadores, mesmo nos excessos.
Não posso deixar de enviar um abraço ao Pedro Lopes, ao Sérgio Santos, ao Luís Almeida, ao Luiz de Mont' André e ao eagle01 pelo que nos deram e pelo que nos dão. E, acima de tudo, agradecer a todos a amizade e a união, mesmo quando divergimos. É aí que fica demonstrado que estamos para lá da simples existência de um blogue.
Muito importante, referir os leitores, mesmo em tempos de novos meios de comunicação, porventura mais simplistas e adequados ao mediatismo, e por isso apelativos, que têm sido fiéis à leitura na Máquina. A eles se deve mais este aniversário e os demais que virão.
Refiro ainda que conquistamos algum espaço nacional e internacional, tendo leitores no continente e além-fronteiras, ao que julgo porque fomos sempre nós: escrevemos aquilo que pensamos.
Porque livres e responsáveis,
que venham outros tantos!

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves
Um homem é um animal de hábitos e eu habituei-me a escrever comentários no maquina de lavar, inicialmente como anónimo e depois com pseudónimo, numa e em outra posição aprendi a respeitar, mesmo estando em pólos diferentes, nem sempre terei sido tão compreendido como gostava,nem sempre vós compreendi como mereciam, mas agora no oitavo aniversário do maquina de lavar não tenho outras palavras do que em primeiro lugar saudar este aniversário e todos os que o tornaram possível e em segundo lugar deixar o meu testemunho da aceitação democrática do contraditório mesmo como no caso, ele seja bastante diferente no nosso cruzamento de comentários e contra comentários.
Neste momento conturbado do Pais, faço um voto para que conservem esta abrangência e pluralismo discursivo e nesta consequência que possa daqui a oito anos continuar a reiterar os meus mais sinceros elogios que sinto serem justamente atribuídos hoje.
Parabéns e votos de digna continuação do Maquina e dos seus autores.
Açor

Rui Rebelo Gamboa disse...

Obrigado Açor.

Anónimo disse...

Caro Rui Rebelo
É Claro que te inclui nos parabéns, mesmo que só tenha mencionado o JG, mas no fundo são merecidos os parabéns, sobretudo se atender que cai de para-quedas neste blogue, enviado por um amigo meu e depois, acabei por ficar, inicialmente estranhando o posicionamento politico, depois fui compreendendo e se calhar a reforçar a minha aceitação das posições diferentes...
Saudações
Açor

Rui Rebelo Gamboa disse...

Meu caro Açor, claro que entendi as suas palavras como a todos nós aqui. E sim foi um período de adaptação entre nós, mas que acho que aconteceu sempre de forma cordata. E apesar de mantermos posições distintas em relação a muitos assuntos, penso que, no fundo, move-nos um interesse comum de participação cívica altruísta. E isso, para mim, é o mais importante. Porque depois, o que se vê nas figuras públicas que nos governam é que, apesar de manterem posições ideológicas diferentes, são movidos por interesse pessoal, o que os torna "todos iguais" e dispensáveis.
Abraço

Anónimo disse...

Caro Rui Gamboa
É principalmente esta abrangência e o principio de servir a causa publica que mais aprecio em si, não nego que encontro parte desta liberdade no JG, mas não tem a mesma amplitude, noto que é mais cauteloso na critica ao seu partido e a posições que de alguma maneira o possam comprometer.
Quanto ao mais do seu comentário só posso estar de acordo, pois é no fundo uma mesma prática pouco adaptada(e em muitas ocasiões irregular e ilegal)que mina a actividade dos partidos em especial os com responsabilidade de governação.
Não podemos lavar da nossa critica as monstruosidades do BPN, BPP, submarinos, swops, rendas, ppps e subvenções várias...
Ninguém de razoável honestidade intelectual, pode ultrapassar esta prática lesiva do bem comum, com considerações de partidarite, julgo que direita e esquerda devem estar de mãos dadas contra este desvio à boa gestão da coisa publica.
Saudações
Açor