29 abril 2014

Os 26000 fiolhais



Amigos, estive a ver (a visionar, como vós dizeis) o programa de 21 de Abril passado de Medina Carreira, ancião de aspeito venerando.
O convidado foi Carlos Fiolhais, das Físicas da Universidade de Coimbra, que ninguém terá por que reputar logo dos mais lerdos da tribo.
Pelos vistos, pululam entre nós 26 000 doutorados, 700 e pico dos quais empregados nas empresas privadas. E não é que o profe Fiolhais quer que se desencante emprego para os restantes 25 300! Aí tendes a resulta da velha superstição da sinistra de que o crescimento económico depende da educação.
Mas não, amigos, é só uma ideia moderna; logo, uma ideia falsa (estou daqui a ouvir o bom Fritz).
Pelo contrário, o crescimento é que leva à educação, não vice-versa.
Aliás, com 26 000 doutorados, devíamos estar a crescer com alor e valor, o que talvez não seja propriamente o caso.
Claro que o profe sempre pode retrucar que para crescer a sério necessitamos, não 26 000, mas 52 000. O ideal, ponderando bem os prós de todos os contras e os contras de todos os prós, talvez pare aí pelos 10 000 000.
Este, sim, deve pescar de economia, como reconhecerá o outro, e é apanágio dos profes das Físicas, como se sabe, ao invés dos das Sociologias: haja vista o caso lamentável de M.ª Filomena Mónica, aqui mais atrás, a acusar o animal feroz da sinistra do «estado a que chegámos» (como diz a minha vizinha), e a desculpar o manso da abominável.
«Ces choses-là sont rudes; Il faut pour les compreendre avoir fait des études.»
Justamente, caro Hugo, tal o professor Fiolhais de Coimbra.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro LM
Vou lhe desiludir, gostaria de ficar sem comentários, mas lá esta o "chato" do Açor para o contradizer, a não ser que rompa com a demonstração que a direita pode ser democrática e não publique os meus comentários?...
Para mim pouco me importa os programas do Medina Carreiro e a sua convicção que é o único valido deste País!...
Dizendo isto fiquei menente com a sua afirmação que era necessário crescer para aumentar e investir na Educação, mas penso que mais do que isto é que a educação não trazia crescimento nem desenvolvimento e que o exemplo era que o País tinha índices(segundo o LM ) muito grandes de instrução e o País não crescia...
Mas você pensa que estamos no terceiro Mundo, para termos um nível suficiente de instrução, ou estamos na Europa e estamos muito aquém dos níveis Europeus?
Que educação é que quer, aquela que o Salazar dava ao País? Em que só estudavam as famílias que tinham dinheiro para pagar os estudos?
A nossa massa cinzenta não produz no nosso País porque foi convidada a emigrar pelo seu Camarada Passos Coelho que estudou à borla durante quase 20 anos.
Não existe desenvolvimento porque este governo obriga os pequenos e médios empresários a pagar a electricidade a preços compatíveis com lucros exorbitantes dos "camaradas Chineses" não dinamiza as condições para o nosso País se desenvolver e não luta na comunidade em conjunto com os Países do Sul por uma politica Europeia compatível com o desenvolvimento e apoio aos Países menos desenvolvidos da Europa contra a Europa do Norte beneficiada com as politicas monetaristas da Europa e dum euro forte.
Sem investir na educação um País nunca se desenvolverá ou não o fará de forma sustentada, mas apesar de acreditar de que tudo vale a pena quando a alma não é pequena, fico a pensar que a sua alma é mesmo pequena e por isso discutir estes problemas consigo seria uma perda de tempo se não tivesse a esperança que outras pessoas lessem os seus textos...
Açor

Anónimo disse...

Não tão pequena quanto a sua cabeça, diserto Açor. Tão diserto de língua quanto deserto de cérebro.
Mas, amigos, Açor?! Qual Açor?
Papagaio. Psítaco.
Andam a enganar-nos com o passaroco.
Mas não atiramos a pardais nem a papagaios, os primeiros por pequenos, os segundos por intragáveis.
Não valem o chumbo.
Mas servem para irmos exercitando o estilo faceto e galhofeiro, quando houver falta de melhor pábulo, e estivermos para aí virados, por desfastio.
Deixá-lo pousar.

Anónimo disse...

Caro anónimo
É provável que você se tenha enganado e em vez de comentar no maquina, quisesse se inscrever num clube de tiro, mas tire dai as suas ideias, pois neste momento é necessário um teste que comprove a sanidade mental e certamente reprovaria.
Açor

Anónimo disse...

Tão diserto de língua quão deserto de cérebro, o vosso pássaro.
Assim é que é e se deve ler lá cima, onde me esqueci de ajuntar as iniciais
LM.
Mas nem é preciso.

Anónimo disse...

Caro LM
Conseguiu surpreender-me, eu que pensava que era um desclassificado a escrever o comentário, mas eis que surge o LM, ou tem andado a "travestir-se" de intelectual, ou quis vestir a pele dum alienado, não me queira desiludir novamente e comprovar-me que é uma e a mesma pessoa...
Açor

Anónimo disse...

Valha-nos o nosso grande Nelson quando lhe chamavam intelectual. Que respondia?
«Intelectual é você.»
LM