23 abril 2006

O movimento cívico "Açores XXI"

A apresentação do movimento cívico "Açores XXI" é algo que deve ser destacado. Este tipo de movimentos é de capital importância para o bom funcionamento de qualquer sociedade. Como nos dizem os pricipais politólogos (pricipalmente os anglo-saxões) "a pluralidade dos grupos e a competição que se estbaelece entre eles constituem elementos essenciais para a manifestação, a manutenção e a tranformação da democracia". Agora é preciso saber até onde é que este movimento está disposto a ir porque "a modalidade clássica de acção dos grupos, que permite a passagem de um mero grupo de pessoas que compartilham um mesmo interesse, para um grupo de pessoas que procura influenciar as escolhas políticas e as pessoas que deverão pô-las em prática, é designada por pressão" ou lobby.
No entanto só o facto da sua criação deve ser visto como algo de positivo e prova como há um grande descontentamento com o actual funcionamento da nossa democracia.

1 comentário:

Rui Rebelo Gamboa disse...

Pedra, os grupos de pressão têm que existir e têm que usar os meios que têm à sua disposição.

E deu para entender, mas é sempre bom corrigir, porque muitas vezes, na blogosfera, basta um enganozinho, como esse, para ser o fim-do-mundo. E eu que o diga!

Obrigado pelo participação!