21 abril 2006

Fim do estado espanhol?

Há algumas semanas foi votado no Parlamento Espanhol o novo Estatuto da Catalunha. O texto adoptado reforça as competências da comunidade autónoma e é uma vitória de Zapatero. Muitos consideram (Mariano Rajoy (PP)), ser este o ínicio do fim do Estado espanhol. E Portugal, benefíciaria ou não se esse fim acontecesse? Tornár-se-ia em, apenas, mais um pequeno estado ibérico, ou ganharia importância por já não estar debaixo da sombra da 'grande' Espanha?

5 comentários:

gm disse...

Os Açores só têm a beneficiar com a evolução tranquila das autonomias espenholas...estejamos atentos!

Miguel Maurício disse...

Rui, Acho que com o caminho que a "Globalização" está a tomar, Portugal será cada vez mais uma provincia espanhola. Contra mim falo. Comemoro o 1º de Dezembro. Mas tenho que me render às envidências. Espanha está muito melhor do que nós.

Com a aprovação do Estatuto da Catalunha poderemos, indirectamente, ganhar.

Portugal vai de mal a pior. Há que restabelecer o nosso orgulho lusitano. Não só no desporto.

Abraços,

Miguel
http://scinti.blogspot.com

Rui Rebelo Gamboa disse...

Sim, Guilherme concordo completamente. No entanto não me parece muito possível que a União Europeia permita que tal cisão do estado espanhol aconteça. Por outro lado, o que pode acontecer é que os impostos da Catalunha passem a ser aplicados apenas na própria Catalunha e como é, talvez, a região mais rica de Espanha, poderá ser injusto para as outras regiões.

Rui Rebelo Gamboa disse...

A sua análise, António Pereira, acerta, em cheio, na questão. E não se incomode, diga o que tem a dizer, independentemente, da extensão, há pessoas deste lado que se importam e qu dão atenção.

Sem dúvida, Pedra, no entanto, será que nos devemos alhear completamente do que se passa nos outros países, principalmente em Espanha que têm tantas semelhanças com Portugal?

Rui Rebelo Gamboa disse...

Meu caro Miguel, o Dr. Paulo Portas não é da tua opinião, ele acha que Portugal vai perder se tal acontecesse, porque, segundo ele, Portugal perderia o estatuto de nação ibérica, por excelência, ao lado de Espanha. Passaria a ser mais um outro Estado, entre outros, na Península Ibérica. E em vez de ser o num.2 da Penísula, passaria a ser o num.4 ou num.5.