17 abril 2006

Portugal Na Nova Ordem Internacional I

A nova ordem internacional que surge depois da II Guerra Mundial fez com que surgissem na Europa movimentos de cooperação tendo como fim a reconstrução, a manutenção da paz e segurança e, ao mesmo tempo, o relançamento económico.
Para a manutenção da paz foi criada a ONU em 1945, que vinha substituir o fiasco da Sociedade das Nações. Para a reconstrução dos países afectados pela guerra foi criado o Banco Mundial, para obter estabilidade ao nível cambial foi também criado o FMI (Fundo Monetário Internacional) tendo o Dólar americano com referencia.
Os resultados práticos da nova ordem internacional do terceiro quartel do sec. XX foram a manutenção da paz global, o aumento de conflitos regionais e o fim dos impérios coloniais europeus. As duas superpotências que surgem nesta altura EUA e URSS travaram a famosa ‘Guerra Fria’ que teve como resultado prático na Europa a criação da NATO (ligada aos EUA) e o Pacto de Varsóvia (ligado à URSS), foi deste equilíbrio que se conseguiu a paz mundial.
A nível económico, esta época, pode ser caracterizada pelo aumento dos sistemas de segurança social e aumento do peso do Estado na propriedade jurídica e real. Foi uma fase de grande crescimento económico, os EUA assumiram-se como a grande potência económica e como forma de expandir a sua influencia no Mundo promoveram dois planos para a recuperação: Plano Dodge (Japão) e Plano Marshall (Europa).
Para a reconstrução da Europa foi determinante o Plano Marshall. Inicialmente seria um programa de ajuda de 4 anos, posto à disposição de todos países europeus, excepto Espanha devido ao regime político. Em troca esperava-se que os beneficiários se integrassem na ordem económica mundial, promovida pelos EUA e cooperassem entre si na Administração do apoio americano.

trabalho universitário 'Adesão de Portugal à CEE - Evolução Histórica' por Rui Rebelo Gamboa

Sem comentários: