O blog do meu estimado colega Cláudio Almeida, Paralelo 37, noticia que a SATA prepara-se para assegurar, temporariamente, a ligação aérea entre Funchal e Porto Santo, ocupando o lugar da Aerocondor que invocou "não ser possível continuar a suportar o défice negativo da operação". O blog Máquina de Lavar acrescenta que esta operação foi realizada a nível nacional, tendo o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e o INAC um papel central no processo.
Evidentemente, a pergunta é: quem vai pagar esse déficit agora?
7 comentários:
É caso para dizer, a SATA tem tido tantos beneficios/proteccionismo por parte do Governo Central, que agora tem de assumir um "pequeno" sacrificio, também em nome do serviço público.
Ora nem mais!
Não sei o que pensar, nem o que dizer sobre esse assunto!
Meu caro Cláudio, é preciso questionar o Governo Regional sobre que papel teve neste processo, porque a SATA é uma empresa pública que está sob a alçada da administração regional (penso eu) e não nacional, ora se todo o processo foi conduzido a nível nacional, há um atropelo das competencias regionais.
Há que tentar saber até que ponto não se trata de um benefício concedido à Madeira. Uma espécie de "paga" pelas recentes perdas de dinheiros públicos nacionais que a Madeira sofreu, à custa dos Açores , como João Jardim tanto disse. Qualquer coisa como: " Vocês na Madeira perderam, mas nós vamos benficiar-vos, dando-vos um dos serviços públicos açoreanos, durante uns tempos, mas não façam muito barulho..."
Como aqui nos Açores e a nível nacional também, parece que o PS faz o que quer sem ninguém levantar questões...
Antes de mais, ó Rui tens de tirar o controlo activeX, que é uma seca, cada vez que se muda de post ou se quer comentar, lá está ele a pedir para ser activado.
Enfim, um reparo.
Agora a propósito do post, lê-se hoje na nossa imprenssa, que apesar do Governo desmentir o acordo com a Républica para que a SATA assegure, já a partir de 1 de janeiro e até 31 de Maio, a rota Funchal-Porto Santo, esse acordo foi mesmo firmado, e pelo nosso Governo.
Também se dá conta de que a Aerocondor fez saber a 18 de DEzembro ao Ministério das Obreas Públicas e Transportes, que iria abandonar a referida rota por não aguentar o déficit constante que dela advinha.
Vão agora abrir concurso internacional (coisa nunca vista nos Açores) para aquela ligação aérea, com exclusividade do serviço.
Não sei que companhia aérea se vai interessar por uma rota que não dá lucro. Talvez a nossa SATA, em nome de um patriotismo a pedido (do Governo de Sócrates, entenda-se), e porque já está habituada.
A minha pergunta é;
com que avião vai a SATA assegurar a dita ligação aérea? Com um dos nossos? Perjudicando os Açoreanos?
Ou ainda vai alugar um avião com dinheiro do nosso Executivo, para fazer o favor á Républica?
PP,
Tentei ver isso do activex,, mas não encontrei nada.
Tens que ver se isso não é do teu PC, porque comigo não pede nada disso. Pede só para dar um ok, por razões de segurança, é disso que falas??
Rui,
Sim deve ser isso. Mas desde o "clique" para entrar no blog, até todos os outros que eu faço para me movimentar dentro do Blog, abrem essa tal caixa, e pedem-me, sempre que faço um "clique", para pôr OK.
Por exemplo, no :ilhas (e aqui antes das mudanças), quando há música a acompanhar, e quando se acede ao Blog, pedem a dita activação, mas depois nunca mais aparece.
Torna-se chato, cada vez que clicamos aparecer a tal janela.
Abração Amigo
Ya tambem já pensei nisto. Ou seja se for com um ATP, será menos um inter-ilhas, se for um Airbus, o que dúvido, sairá muito mais caro. Por ultimo, como alternativa, será o aluguer de um.
Enviar um comentário