26 março 2007

Wikipédia

A popular Wikipédia é uma enciclopédia online criada pelos próprios leitores. Qualquer pessoa pode, através do sistema Wiki, editar ou criar artigos da Wikipédia. Os seus defensores dizem que um assunto desenvolvido por muitos é mais completo, porque é aberto e transparente, é a chamada Sabedoria das Massas. Qualquer acto de vandalismo pode ser rapidamente removido, pelos que contribuem.

No entanto, é muito difícil detectar todos os erros ou imperfeições, principalmente quando o assunto são as ciências sociais. Esta é uma discussão que o blog abrupto tem vindo a desenvolver, a dada altura Pacheco Pereira afirma que “a Wikipedia seria o exemplo de como não seria necessário o “saber” dos “sábios” e “especialistas” que seriam substituídos por uma multidão anónima (...)”. Relativamente à política portuguesa, Pacheco Pereira classifica os artigos da Wikipédia “(...) de má qualidade flagrante, cheios de erros, incorrecções, posições e contra-posições propagandisticas e ideológicas.”

No fundo, levanta-se uma questão de credibilidade. E a verdade é que muitas pessoas socorrem-se, frequentemente, da Wikipédia, porque muitos motores de busca tendem em colocar as entradas da Wikipédia em primeiro lugar. Alunos e não só, procuram na Wikipédia bibliografia extra para as suas investigações, erradamente porém, porque a Wikipédia nunca pode ser utilizada como fonte bibliográfica.

2 comentários:

Vinil disse...

Acabei recentemente uma pós-graduação na área de engenharia informática e confirmo que, para minha surpresa, a Wikipedia era muito referenciada e indicada como fonte de estudo para vários tópicos abordados nas disciplinas.

Também é certo que, ao contrário das ciências sociais, a informação existente na Wikipedia, relativa às ciências exactas, é bastante precisa e completa, pelo que até aceito a atitude dos meus professores. Muitas vezes, o conteúdo lá exibido é transcrito de livros técnicos ou devidamente sumarizado.

No que diz respeito ao facto de a Wikipedia aparecer nos primeiros lugares dos motores de busca, a questão é um pouco circular, ou seja, a posição de um resultado de busca é dependente do "peso" que esse resultado tem em relação aos outros, e esse peso é medido através de vários factores, sendo um dos mais importante a referênciação externa para esse resultado. Simplificando, quantas mais links e hits tiver um determinado URL, mais ele subirá no "ranking" de resultados, e quanto mais alto ele estiver no "ranking", mais pessoas o irão referenciar e visitar.

Logo, se a Wikipedia aparece nos primeiros lugares de quase todas as pesquisas, é porque a maior parte das pessoas aceitou aquela informação como fiável e recomendável. Claro que, muitas vezes, as massas não têm razão :)

Rui Rebelo Gamboa disse...

Caro mgcm,

As informações extra que aqui deixou são da maior importância. Falei nas ciências sociais porque são as que me dizem respeito (directamente). A minha impressão, relativamente às ciências exactas na wikipédia, era também essa que disse, no entanto seria errado da minha parte manifestar-me nesse sentido, uma vez que não tenho conhecimento profundo sobre o assunto.

Cumprimentos.