27 abril 2007

Mourinho vs. Cristiano Ronaldo

O Chelsea, de Mourinho e o Man. Utd., de Cristiano Ronaldo preparam-se para um final de época, onde se baterão directamente pela conquista de, pelo menos duas competições – F.A. Cup e Premiership – e onde se poderão, igualmente, encontrar na final da Liga dos Campeões.

Os adeptos de futebol, em todo o planeta, agradecem. E nós, enquanto portugueses, temos que sentir que estes embates dizem-nos respeito, directamente. Não vou esconder a minha preferência: prefiro que seja o Chelsea a ganhar tudo, embora acredite que tal seja muito difícil. E tomo esta posição porque, em 1º lugar, José Mourinho é um treinador admirável, em todos os aspectos, as suas qualidades são inegáveis, desde tacticamente, até ao campo psicológico, que é determinante nestes ambientes; em 2º lugar porque o Chelsea é uma equipe que joga um futebol fantástico, atractivo aos olhos de um adepto; em 3º lugar porque não gosto do Cristiano Ronaldo, enquanto pessoa, e passo a explicar: é evidente que a qualidade futebolística dele não pode ser colocada em causa, trata-se de um jogador completíssimo, capaz das mais incríveis jogadas e com uma potência física fora do comum, mas a sua postura não é correcta, parece que não respeita os seus adversários, nem tão-pouco, os seus próprios colegas, falta-lhe alguma humildade. Penso que o melhor para o Cristiano Ronaldo seria ser jogador do Mourinho e aprender alguma coisa sobre trabalho de equipe, ainda que seja assinalável o trabalho que Alex Fergunson e, especialmente, Carlos Queiróz estejam a realizar nesse sentido, um trabalho que se prevê que se torne cada vez mais difícil, devido à evolução do próprio jogador. Parece contraditório, mas não é.

Esperemos, então, por esses jogos, que se esperam espectaculares. No dia 9 de Maio, estas duas equipes encontram-se em Stanford Bridge, para o Campeonato, uma vez que estão separados por 3 pontos, poderá ser decisivo, ambas têm, entretanto um ‘derby’, para disputar, o Chelsea com Arsenal e o United com Manchester City.
A final da Taça de Inglaterra, no dia 19 de Maio, é por tradição, um jogo especial, mais será, este ano, pelas equipes envolvidas e porque vai marcar a estreia do ‘novo’ Wembley.
Por fim, a sempre apetecível Liga dos Campeões. Tanto Chelsea como United, ainda têm um jogo complicado para realizar, para atingirem a Final. Os azuis, vão a Anfield defender uma vantagem de 1-0, enquanto os Red Devils, vão ao Giuseppe Meazza, com um resultado de 3-2, a seu favor. No entanto, parece que qualquer uma está um boa posição para passar, ainda assim, o Chelsea está em melhor posição, mas como sabemos, esta é uma situação que pode mudar num instante.

Que ganhe o melhor, mas como sabemos, o melhor (actualmente) é o Mourinho...

5 comentários:

Pedro Lopes disse...

Meu caro, há coisas que só vâm com a idade; a maturidade e ponderação, são, apenas, duas delas.

Cristiano Ronaldo tem só 21 anos, e já é milionário, e idolatrado em todo o mundo, e já considerado o melhor do mundo (mesmo sem galardão), e por aí a fora....até chegarmos aos 900 mil euros (livres de impostos) que vai ganhar todos os meses.....uma alarvidade de dinheiro.

Mourinho começou a ser idolatrado, e "só" ganhou o seu primeiro milhão de euros, já tinha cabelos brancos (sinal de maturidade). Logo, é mais contido e racional do que o pequeno Ronaldo.

Eu também aprecio mais o estilo Mourinho. É o melhor, e tem disso consciência, mas não faz fitas nem diz barbaridades...pelo menos sem um objectivo, a tal parte psicológica de que falas.

É incrível como estes dois portugueses elevaram o nome de Portugal, e o transportam por todo o mundo. Somos muito mais respeitados depois do sucesso planetário destes dois, que são os melhores do mundo naquilo que fazem.

O Cristiano Ronaldo é, como tambném dizes, muito dotado, mesmo super dotado, para o futebol. Mas a grande diferença para Mourinho e outros, é que se fica por aí.

O dinheiro compra muita coisa, mas a educação e o saber, ainda tÊm de ser conquistados por mérito pessoal.

Aguardo com espectativa estas finais, e espero que MU e Chesea, se defrontem na final da champiuons...e que ganhe o MNourinho, pois será uma chapada de luva branca no Abramovichs.

E, meu amigo Lampião da Praia, no Domingo acaba-se a época para ti....e em Casa, e sem ganhar nada....e em terceiro lugar....e na pré da champions...eheheheh :)

Rui Rebelo Gamboa disse...

O 3ºlugar dá para a Champions... o Sporting chegou lá este ano, dessa forma.

Acho que a idade não expica tudo no caso do Ronaldo. Tantos que com 21 anos já tinham o estrelato dele e que seguiram um caminho bom. Figo, Rui Costa, Paulo Sousa, mais o Rooney é mais novo que ele uns meses e já é diferente.

Rui Rebelo Gamboa disse...

...essa do 3º lugar, é só para dizer que vocês, sportinguitas, ainda podem chegar á Champions, porque o 2º lugar e talvez mesmo o campeonato é para o Glorioso.

Pedro Lopes disse...

(ao som de Jorge Palma)- Deixa-me rir, auhauahauaha, essa do Glorioso é pra rir....ganhar o quê? quando? em 2012?

Claro que o carácter de cada um, a sua personalidade e "maneira de ser", aos 19/20 anos, já estão, em grande parte definido. CRonaldo é, sem dúvida, vaidoso.

Rui Rebelo Gamboa disse...

...deixa-me acrescentar que não é humilde e que dando tanto uma imagem boa dos portugueses (em certos sectores, como dá uma imagem má, porque está sempre a atirar-se para o chão, a tentar arranjar penaltis, e isso não é correcto e as pessoas sabem o que isso é, principalmente em Inglaterrs. Não me admira, que um dia destes leve uma cavilha, como levou há pouco tempo, de propósito só para o lesionar a sério. Embora, eu condene ainda mais esse tipo de atitude. É bom salvaguardar isso.