11 maio 2007

As Festas em Honra Do Senhor

Foi hoje, como vem sendo hábito, inaugurada a iluminação em redor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres – de quem sou profundo devoto –, dando início às festividades em sua honra.

Este ano dá-se uma feliz coincidência, que é o facto do dia maior das festas, o da Procissão que acompanha a imagem do Senhor Santo Cristo num percurso que percorre algumas artérias da cidade de Ponta Delgada, ser, este ano, num dia 13 de Maio, que como é sabido, é o dia em que se comemora a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, aos pastorinhos daquela localidade.

Soube há pouco, pelo Monsenhor Agostinho (Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo), enquanto acompanhava a emissão da RTP- Açores em directo do Campo de São Francisco, que esta feliz coincidência também se verificou no dia da primeira aparição de Nossa Senhora, em Fátima. Dizia o referido Monsenhor, que decorria o dia 13 de Maio de 1917, e enquanto o nosso Senhor Santo Cristo percorria, em Procissão, as ruas da cidade que Ele escolheu como residência, aparecia, em Fátima, Nossa Senhora aos três pastorinhos. Não resisti em partilhar convosco este facto, que descrevo como “coincidência”, pois a mais não me atrevo.

Resta-me registar, também, que muito me satisfez saber que este ano haverão menos Barracas de comes e bebes na Avenida que passa ao lado do Santuário, pois em nada abonava em favor do recato que se deseja para os fiéis que ali cumprem as suas promessas.

É necessário não esquecer que estas festas são em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, logo festas de cariz Religioso. A parte “profana”, a dos comes e bebes, tem o seu lugar, mas não deve interferir ou diminuir, a Fé que a elas (festas) está subjacente.

Boas Festas a Todos.

1 comentário:

Anónimo disse...

God works in mysterious ways, talvez por isso existam coisas que se sentem, mas, que, simplesmente, não se explicam.

Boas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres