Na 1ª volta das Presidenciais, em França, registou-se uma afluência às urnas de, cerca de, 84%. Segundo o Diário Digital, "a taxa de afluência às urnas na segunda volta das eleições presidenciais francesas era de 34,11%ao meio-dia de hoje, quase três pontos mais do que na primeira volta à mesma hora, segundo fonte oficial".
É caso para nós, em Portugal, perguntarmos porque razão a abstenção é tão alta cá e fazermos uma reflexão profunda, sobre este assunto...
E por muito que esteja na moda para certas elites do nosso país, afirmem que não gostam de França (tal como no passado acontecia o contrário), a verdade é que este é um exemplo a seguir.
2 comentários:
Reakmente notável, esta taxa de participação. Sinal de uma democracia madura e fortalecida, em que todos fazem questão de participar
As vitórias previsiveis, quer em França quer no arquipélago irmão, Madeira.
AJJ, sai com uma maioria reforçada....mas com pouca obra para inaugurar nos próximos tampos, tal a quamtidade de inaugurações durante a campanha eleitoral?!?!??
Penso que a fraca afluencia às urnas portuguesas é o reflexo da descredibilização que a politíca portuguesa tem sofrido nos últimos tempos.
Enviar um comentário