22 novembro 2007

Quem tem medo de Scolari?


A atitude dragutinovinesca do Scolari já começa a chatear. Quando as coisas não correm como ele quer, é violência para cima. Violência física e não só.

O comportamento do seleccionador no fim do jogo já devia estar preparado há muito tempo. Toda esta qualificação correu muito mal à Selecção e houve, por esta razão, muitas criticas direccionadas ao brasileiro. Ele encaixou-as todas, não tinha outra alternativa. Mas agora, com a qualificação conseguida, pôde soltar a tampa da panela de pressão.

A verdade é esta: a Selecção Nacional de futebol é actualmente uma das melhores da Europa. Tinha obrigação de ter assegurado a qualificação para o Euro 2008, há muito tempo. Não é fácil fazer juízos sobre se uma equipe é melhor que outra, porque há variáveis imponderáveis. Mas pode-se tentar. Qual o critério fiável? A qualidade dos jogadores. Como se pode determinar essa qualidade? Através dos valores dos passes dos jogadores. Ora, a grande rival de Portugal neste apuramento foi a Polónia (é que nem se fala em Finlândias e Sérvias) e o melhor jogador, leia-se o mais caro, é um tal de Smolarek, que joga – aliás, não joga, costuma estar no banco – no Racing de Santader. Perante isto, é até escusado fazer uma comparação com Portugal.

Portanto, as críticas ao Scolari foram justas, embora ele tenha apresentado os resultados no fim das contas. Por isto, reitero pela enésima vez a minha convicção que a Selelcção Nacional estaria melhor com outro treinador. O Mourinho, claro. Mas esse ainda vai treinar a Inglaterra.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida, meu caro,

a matéria prima está lá, mas o cozinheiro, digo Socolari, não tem conseguido misturá-los convenientemente.

O seu regresso ao banco foi péssimo, mau jogo e resultado. Mas o final, a conferência de imprensa, foi desastrosa, e o mau feitio do nosso seleccionador nacional, veio, mais uma vez, ao de cima. É pena.

Também eu estou farto das birras e brigas de Scolari.

Quanto a novo treinador, penso que virá antes do Mourinho o Carlos Queiroz.

Essa do Mourinho ir treinar Inglaterra......não me parece, não acredito que vá já trinar uma selecção.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Eu também achó que o Mourinho não quer treinar a Inglaterra. Era só uma provocação. Estou mesmo a ver que ele está à espera da, já previsivel, demissão do Rijkaard do Barça.

Este jogo contra a Finlândia foi mau, mas o jogo anterior foi mesmo muito, muito mau. E eu não faço a distinção entre o Murtosa e o Scolari; o Murtosa foi um fantoche nas mãos do Scolari. E receio se alguma vez o Murtosa tivesse liberdade, não havendo o Scolari, seria ainda pior.