03 fevereiro 2008

O seu Ginásio, já baixou a mensalidade?

Os Ginásios, autênticos templos do culto ao corpo e ao bem-estar, parece que beneficiam a nossa saúde, mas atentam contra as nossas carteiras.

Isso a avaliar pela notícia do DN de sábado, que afirma que o “Governo suspeita de práticas abusivas”, destacando em título “Ginásios sob investigação”.
O facto do IVA ter descido de 21% para 5%, parece não ter implicado uma descida directa e proporcional nas mensalidades dos utilizadores destes espaços.

Para além disso, a Direcção Geral do Consumidor (DGC) está a analisar questões relacionadas com cláusulas abusivas nos contratos, tais como “contratos de fidelização obrigatórios, pagamento por transferência bancária e a imposição de um crédito bancário”.

2 comentários:

Rui Rebelo Gamboa disse...

Por mim, os ginásios estariam falidos. Tudo o que se faz lá, pode-se fazer em casa, ou pelo menos, em locais abertos na Natureza.

Não estou com isso a dizer que pratico exercicio em casa, ou na Natureza, estou a dizer que se pode.

Nestum disse...

Esta questão faz-me lembrar a transição do escudo para o euro. O governo também garantiu que fiscalizaria as irregularidades e tal, mas na verdade, de um dia para o outro vimo-nos serem pedidas moedas de um euro com a mesma facilidade com que pediam as de cem escudos.
No outro dia uma amiga comentou a situação. No ginásio, perguntou se tinham actualizado o IVA. Resposta típica do "Xico-espertismo" tuga: "sim, baixámos o iva. No entanto, como mudámos de ano fiscal, actualizámos também os preços da mensalidade." conclusão, com o IVA actualizado o preço da mensalidade ainda era mais caro que no ano anterior! ehehe

Ele há coisas fantásticas, não há?!

P.S. Rui,
em casa há desportos mais interessantes pra fazer. :)

Cumps