27 março 2008

Breeders - Mountain Battles


A carreira das Breeders não é fértil em discos. A banda das gémeas Kim e Kelly Deal existe desde os anos '70, mas foi devido ao sucesso de Kim com baixista dos Pixies, que as Breeders gravaram o primeiro disco em 1990, Pod. Seguiu-se Last Splash que teve algum êxito, principalmente porque foi editado na altura em que o grunge estava em alta, 1993. Nove anos depois, em 2002, gravaram Title TK. Agora, cinco anos mais tarde, sai Mountain Battles.


Sou um grande fã das Breeders. Title TK e Pod são, para mim, discos indispensáveis, daqueles que de vez em quando tocam de princípio a fim sem parar. Por isso, era com alguma expectativa que queira ouvir este Mountain Battles. Mas devo dizer que após a primeira audição, fiquei algo desapontado, parece-me muito paradinho. A verdade é que a fasquía estava alta e seria difícil superar os discos anteriores. Estou certo que as passagens pelos centros de reabilitação retiraram muita "inspiração" às gémeas. Bom para elas, menos bom para nós.

7 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

bom ou não, mais um para a prateleira, para quem coleciona 4AD.
O problema é mm esse, são as expectativas criadas e as fasquias elevadas. Podes ver isso com Breeders, o ultimo de Bauhaus, o filme Control, ...

Rui Rebelo Gamboa disse...

sem dúvida. a verdade é que a 4AD perdeu muita qualidade a partir de meados dos anos '90. A saída de ivo watts-russel contribuiu muito para isso. no entanto, agora com blode redhead, tv on the radio e pouco mais, ainda vale a pena.

a capa deste disco das breeders mantém o estilo 4AD, apesar de não ter a certeza de ser o mesmo tipo que nos anos 80 marcou a imagem da editora.

verdadeiramente, uma editora de culto, com discos de culto.

Anónimo disse...

Rui, tou de acordo com a tua avaliação. Também achei este "mountain battles" com menos power do que os anteriores.
Outros tempos, outras idades, mas a mesma editora a apadrinhar as manas Deal.

Pode ser que com mais umas audições o disco se vá compondo......como acontece com os bons vinhos. ;)

Rui Rebelo Gamboa disse...

Lopes, já começa a "escorregar" melhor. Não é, definitivamente, um winner como acho que é o Title TK ou o Pod, mas já me parece melhor.

Anónimo disse...

Desculpem, mas o album é excelente!!! está ao nível do last splash, do pod. It grows on you!
Mjoão

Anónimo disse...

é isso aí, pod e title tk são obra rara. baixando esse pra ver qualé :)