29 abril 2009

WikiErro

Há uns tempos li um artigo deveras enigmático [aqui no blogue do Papio] no Açoriano Oriental, assinado por Nuno Tomé, sobre laboratórios e Sociologia.

Aquilo que me interessa aqui focar não é o conteúdo do texto, mas sim o gravíssimo erro que é citar a Wikipédia.

Recentemente, debati neste blogue o assunto com o Tibério Dinis, que não se conformava com o facto de os estudantes universitários citarem a enciclopédia de todos nós (que expressão tão abrilesca) em trabalhos. Ora, aqui fica, caro Tibério, um exemplo talvez mais grave, dado impacto que têm artigos desta natureza na população e dada a experiência que o autor certamente terá.

É preciso insistir neste assunto: a Wikipédia não pode ser levada em conta cientificamente.

5 comentários:

Bia Alegria disse...

Concordo plenamente! Até porque há uns tempos atrás, quem procurava a ilha Terceira na Wikipédia era confrontado com enormes baboseiras... que iam desde os toiros até aos próprios terceirenses...

Voto Branco disse...

Caro Rui,
Concordo plenamente consigo. Mas deixo aqui uma pequena ressalva, é que mais vale pesquisar na Wikipédia do que simplesmente comprar os trabalhos feitos, como já vem sendo habitual no ensino. Ainda há pouco tempo ouvi a noticia de um sitio na internet em que se propunha a fazer os trabalhos de casa dos alunos, bem como trabalhos de investigação, etc...
Saudações

pedro lopes disse...

...quem não se recorda das alterações ao perfil de José Sócrates na dita Wikipédia em 2007...

uma pretensa enciclopédia que navega ao sabor dos ventos e das marés.

Luís Almeida disse...

O país como não deveria ser...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1377151

Tibério Dinis disse...

Caro Rui,

não tenho passado por cá - época de testes - agora é que vi o post.

Na imprensa dos Açores por acaso tenho encontrado muitos artigos de opinião citando a wikipéida - alguns deputados e jovens de juventudes partidárias inclusive. Eu tremo quando vejo isto, mas ninguém tem melhor base para citar?

Nas universidades sei de universidades e faculdades onde é normal. O problema é que no secundário os profs não estão atentos ao problema. Já vi trabalhos on-line de alunos que passa-se o rato por cima e vê-se a hiperligação - porque fizeram copy/past alteraram só o tipo de letra e deixaram a hiperligação.

Tem que haver um debate sério sobre o assunto, o problema é que depois de dar magalhães a todos é preciso criar conteúdos on-line de prestigio. Portugal tem das redes mais pobres em conteúdos.

Até mesmo jornais locais citam a wiki, é uma praga!!!

Querem uma dica, utilizem a wiki só em inglês e mesmo assim com um pé atrás e outro à frente.

Haja Saúde