24 maio 2009

Europeias 09 - programas/propostas eleitorais

A campanha eleitoral já está na rua.
Note-se o frenesim em torno da distribuição de beijinhos, canetas, bonés, entre outras traquitanas. Entre estas e os insultos de parte a parte, fica sempre a faltar o essencial, isto é, o que interessa realmente ao cidadão: saber no que vai votar.

Aqui vos deixo os links para os programas/propostas eleitorais dos partidos e das coligações que nos pedem o nosso voto. Certamente menos úteis do que um bom Zippo ou uma BIC, mas mais importantes na ponderação do nosso precioso voto.

Partido Socialista
Partido Social Democrata
Coligação Democrática Unitária (PCP/Verdes)
Bloco de Esquerda
Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses
Movimento Esperança Portugal
Movimento Mérito e Sociedade
Partido Popular Monárquico
Movimento Partido da Terra
Partido Humanista
Partido Operário de Unidade Socialista
CDS-PP
Partido Nacional Renovador (+ perto que encontrei do programa)

7 comentários:

José Gonçalves disse...

Obrigado, Sérgio. Acabaste por ser tu a levar a carta a Garcia, quando tal competia aos candidatos, os quais, estranhamente,continuam alheados do preocupante número de potenciais abstencionistas.
Saudações

Anónimo disse...

Recebi agora este mail. Confesso que desconhecia o que o mesmo menciona. No

entanto só faço uma pergunta: Há algum politico por quem valha a pena o país repetir as eleições e suportar tudo o que isso acarreta?

Sabiam que o voto em BRANCO é o mais eficiente?????


SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, se não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é muito mais eficiente do que riscá-lo.

Nenhum politico fala nisto... porquê?????????

Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.

Imaginem só a bronca.......:::::)))))))))

A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso.

Não risquem os votos, porque serão anulados e não contam para nada.

VOTEM EM BRANCO......!!!!!!!!!!!!!!

A maioria de votos em BRANCO anula as eleições..... e demonstra que não queremos ESTES políticos!!!

Espalhem para se obter a maioria.

Unknown disse...

Serviço Público, mt bem. É um post que, de futuro, gostaria de considerar histórico, dá-me ideia que o penúltimo partido vai passar à história.

Voto Branco disse...

Afinal parece que tenho mais alguém aderindo à minha campanha do Voto Branco!
Apesar da minha intenção de voto estar já definida - VOTO BRANCO - não deixarei de ler os programas/propostas eleitorais que o Caro Sérgio nos fez o favor de remeter. Obrigado!
Saudações

Voto Branco disse...

Meus caros,
Eu proponho que haja uma alteração à Lei eleitoral, no sentido de se responsabilizar criminalmente (crime de burla) os governos eleitos com maioria absoluta, que no fim da legislatura não tenham justificação plausível para o não cumprimento dos seus programas eleitorais.
Saudações

Sérgio Santos disse...

Caros,

também recebi o dito e-mail que defendia o voto em branco, todavia, tenho por hábito não acreditar nessas "verdades" que nos chegam via e-mail.

Ainda assim, parece-me que, como me dizia um ilustre professor no outro dia, em democracia, ao colocarmos uma cruzinha num dos quadradinhos do boletim de voto, estamos a admitir que, nesse processo qualquer um dos outros candidatos é elegível. Logo admitimos que todas as pessoas que constam da lista de voto, são capazes para desempenhar o voto.

A questão do voto em branco é importante mas, na minha opinião, não pelas razões que o e-mail enuncia mas porque este demonstrará que os eleitores estão descontentes com a forma como se faz política no nosso país.

Igualmente importante é que não se confunda o voto em branco com a abstenção. Porque essa, na minha opinião não é sinal de nada. É apenas preguiça e irresponsabilidade dos eleitores que não se querem dar ao trabalho de se informar minimamente.

A ideia de colocar aqui os programas eleitorais é basicamente, querer exercer a nossa cidadania e tentar fazer o que, quem de dto, não tem feito convenientemente.


Gosto em lê-los e, por favor, vão às urnas, mesmo que seja para deixar em branco!

Sérgio Santos disse...

Para ler ainda, para quem gostar destas coisas, um artigo sobre a presença dos partidos na net:
http://jpn.icicom.up.pt/2009/05/23/eleicoes_2009_partido_sem_presenca_online_nao_e_digno_desse_nome.html