18 junho 2009

Problema, ou Lógica?

Depois das últimas Eleições para o Parlamento Europeu, realizadas no passado dia 7, Portugal tem ainda mais dois actos eleitorais este ano. Refiro-me, como todos sabem, às eleições Autárquicas e às Eleições Legislativas.

As primeiras são marcadas pelo Governo, enquanto a definição da data das segundas cabe ao Presidente da República. No entanto, o calendário para a realização de ambos os sufrágios é, este ano, muito coincidente. A lei determina que as eleições Autárquicas se realizem entre os dias 22 de Setembro e 14 de Outubro, sendo que a sua data tem de ser definida (pelo Governo) com 80 dias de antecedência em relação ao dia limite para a sua realização. Já as eleições Legislativas devem realizar-se entre os dias 14 de Setembro e 14 de Outubro, podendo, no entanto, o PR, marcá-las com uma antecedência menor, ou seja, até 60 dias antes de 14 de Outubro.

Este ano é particularmente frutifico em actos eleitorais, o que pode, por si só, contribuir também para elevadas taxas de abstenção.

Em suma, atendendo à proximidade das datas possíveis, ao custo de cada acto eleitoral, ao desgaste que pode provocar nos eleitores, e ao facto de o país abrandar de cada vez que se verifica um acto eleitoral, eu sou apologista de que ambas as eleições tenham lugar no mesmo dia.

Eu não vejo que este facto seja um problema, mas antes uma solução lógica. A crise está instalada, por isso, mãos à obra.

N.B.- esta posição nada tem de partidária. Não é por essa bitola que me rejo.

3 comentários:

Rui Rebelo Gamboa disse...

Eu ia escrever sobre este assunto e com a mesma posição.

Só me apraz acrescentar que foi com grande desconforto que ouvi argumentos a favor de ser em dias separados, do género "são questões diferentes que estão em jogo", como que passando um autêntico atestado de incapacidade ao eleitorado. Diga-se, no entanto, que o BE-Açores, uma das partes de quem ouvi esse argumento, está a ser coerente com a sua linha ideológica.

Anónimo disse...

sejam solídários:Ilhas tá a (a)fundar-se ou a refundar-se noutro arquipélago, eles andem tristes e angustiosos, vamos lançar umas moedinhas pó pessoal de lá ir a um restaurante grumete,

Grilo de Ermesinde disse...

u não gosto de interromper mas é só para lembrar que amanhã, dia 20 há concerto dos KINGS OF CONVENIENCE. Para os mais distraidos...