19 junho 2009

Velhos Temas, na Ordem do Dia

A construção daquele que já foi o novo aeroporto, -o da OTA -, já mudou de local, indo mesmo parar à margem Sul do Tejo, o tal “deserto” de Mário Lino. Mas antes dessa alteração de localização, foram gastos em variadíssimos estudos cerca de 100 milhões de euros. (fonte TVI)
Já o projecto do TGV, também ele uma das bandeiras do Governo de José Sócrates, tem sofrido sucessivos adiamentos, e uma multiplicidade de estudos que, segundo noticia a mesma TV nacional, já rondam os 93 milhões de euros.
Postei sobre estes dois Elefantes Brancos, a 13 de Outubro de 2006 (ler Aqui), e em 5 de Junho de 2007 (ler Aqui), e manifestei as minhas fortes reticências perante estes dois mega projectos.
Felizmente que tais promessas eleitorais não foram ainda concretizadas, pese embora seja escandaloso o montante já dispendido com tantos e tão variados estudos, que, fazendo as contas, roçam os 200 milhões de euros.

No que toca ao TGV, e depois da derrota eleitoral nas Europeias, o PM e o seu Ministro das Obras Públicas, já amansaram o discurso e fizeram saber que tal decisão caberá, unicamente, ao próximo executivo. Ou seja, por ora, fica a aguardar pelos resultados das Legislativas. Oxalá fique pelo caminho, e não chegue a Madrid.

Segundo notícia o semanário Económico, parece também ser esta a opinião de, pelo menos, 30 reputados economistas, que se reuniram para assinar um manifesto contra este tipo de investimentos públicos.

Já o novo aeroporto, que, até ver, será em Alcochete, nada se sabe…..pelo menos eu!!

Sem comentários: