21 agosto 2009

A influência dos estilos

Estádio da Luz, por volta do minuto 15, o guarda-redes da equipa adversária ensaiava a sua segunda tentativa de anti-jogo. A cerca de 30 metros de distância, o árbitro faz-lhe, com firme suavidade, o gesto simples de não complacência. Foi o suficiente. Daí em diante, nunca mais repetiu a graça.

Mais, o árbitro eslovaco soube perceber e conduzir o jogo, não tolerou as tentativas dos jogadores ucranianos de esboçarem qualquer gesto ludribiatório ou intimidatório, pondo cobro rápida e eficazmente à menor tentativa. Com isto, os ucranianos, apesar do reconhecido mérito circense dos países de Leste que nos embala na altura do Natal, jogaram futebol, trocaram a bola o melhor que puderam e souberam (e sabem mais do que o resultado final reflecte) e contribuíram para a divulgação da "indústria" que lhes garante o respectivo salário. Dignamente.

Pelo meio, o árbitro não cometeu quaisquer erros técnicos, quanto mais erros que influenciassem directamente o resultado.

Ainda bem que nem todos os Dias são de Domingo.

15 comentários:

Kik disse...

... e levaram 4 golos o que altera completamente a perspectiva de toda a "história".

Não sou apologista do futebol defensivo mas não deixa de ser uma das vertentes do jogo, a jogar desta forma a Itália foi campeã do mundo em 2006 (não faltam exemplos).

O Marítimo já lá vai, no próximo Domingo há mais um "festival" de golos para que a "indústria" possa continuar, para os adeptos do Benfica, dignamente.

Kik disse...

Ainda bem que o Benfica e Nacional venceram, sempre são mais uns pontos para Portugal.

José Gonçalves disse...

Não é pelo facto de o SLB ter ganho ou ter marcado quatro golos que se altera a história. Pelo contrário, esses factos vêm demonstrar a fragilidade do futebol português e, em especial, do estilo e respectivas consequências da atitude dos árbitros portugueses nos jogos disputados dentro de fronteiras. é que lá fora a bitola dos mesmos é diferente. Porquê? Poderia especular, mas quero apenas salientar que estamos num país onde os vários Carlos Carvalhais treinam equipas da I Divisão, onde o Jaime Pacheco foi campeão e o Jesualdo Ferreira tri-campeão(!). Sintomático!
A partir de agora, deixarei de falar de futebol até final da época ainda que, como se viu na 1ª jornada, o SLB seja prejudicado até aos limites de escândalo.

Jordão disse...

Para si o SLB sai sempre prejudicado!

Sabe o que é um fora de jogo não sabe? Era só para confirmar! Mas ainda bem que ganhou e por muitos golos, é sinal que o Porto não é o único clube a ganhar pontos para Portugal!

Quique, Jesus e afins é que são bons! O resto não presta, nem o Mourinho era bom!

Realmente há pessoas que só vêem uma cor. O problema é que o equipamento já foi cor-de-rosa!

Também gostei de ver que, de um momento para o outro que a super taça, passou a ter valor, já que ontem o ex- cor-de-rosa ganharam o vencedor da super taça ucraniana!

Realmente assim vão longe!

Kik disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kik disse...

Mas acredita mesmo que os árbitros lá fora são melhores ??? Não deve ter visto o Sporting/Fiorentina caso contrário não tinha essa opinião (para mencionar um caso recente).

Caso o Benfica não seja campeão já todos sabemos que é por causa dos árbitros.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Eu sei é que depois deste jogo contra o poltava, o motor do Benfica pegou, agora niguém nos pára. É demolição, atrás de demolição.

Kik, não sei se os árbitros lá de fora são melhores, sei que este do jogo do poltava, fez uma boa exibição. Já o do Sporting, apesar da justissima explusão do Vukcevic, teve falhas importantes. Acho que o problema vai muito além das qualidades técnicas de cada árbitro. Há definitivamente um sistema em Portugal, por muito que isso custe ao Jordão, que é controlado pelo Porto e isso molda as actuações dos árbitros em Portugal.

Só quando a família Pinto da Costa (leia-se 'família', no sentido das famílias do crime da máfia) for totalmente desmantelada e colocada na prisão e quando a tecnologia entrar na arbitragem, é que isso muda. E quando falo em tecnologia, custa-me concordar com o rui 'cabelo de palha d'aço' santos, falo em televisão em circuito fechado e deixar todas as dúvidas serem decididas pelo árbitro da tv. Quando ouço que o Platini quer por dois homenzinhos ao lado das balizas, para controlar se as bolas entram, até me arrepio. Os americanos, nissto (e em muitas outras coisas, como o sistema de organização estatal) são fantásticos e não devemos ter problemas em copiar o que é bom e que tem provas dadas de bom funcionamento.

Viva o Benfica, trá lá lá, trá lá lá. Gloriosooo SLB, Gloriosooo SLB!!!

Tripas só no prato disse...

Este Jordão devia ter uma lição sobre a corrupção desportiva em Portugal e perceber como funciona e ganha o seu clube

Kik disse...

Demolição atrás de demolição, o jogo de ontem foi sorte atrás de sorte!

Jordão disse...

O "meu" clube ganha porque é melhor do que os outros! Mais nada!

Tripas Só No Prato disse...

Pois, pois, pois, Jordão, como ontem com o senhor João Ferreira

João Manuel disse...

Sim, já sei que o Sporting é só motivo de chacota, mas pela verdade desportivo que tanto é apregoada, não era de fazer referência ao penalty que ficou por marcar logo as 4 minutos no jogo do sporting com o braga, mas que no jogo do porto com o nacional foi marcado após mensagem por intercomunicador (mais duas expulsões). O futebol em portugal é feito de detalhes, e têm sido detalhes destes a afastar o sporting dos títulos (sim, pq o sporting tem ficado sempre atrás do primeiro lugar, com golos de mão, foras de jogo, cargas sobre guarda-redes, enfim, coisas que o tempo apaga).

Savrega disse...

Zé fazes rir pedras. carvalhias e etc fizeram o percurso q o jesus fez. lembras-te do felgueiras? acho melhor repensares em falar de futebol antes do fim da época. se calhar vão ser campeoes de inverno! a mania de perseguição dos arbitros é doentia. qd toda a gente consegue ver q a culpa é de jogadores de meia tijela, treinadores nabos, tu só vês erros dos arbitros. acho bem que depois publiques aqui o teu file em excel, no fim da epoca.

Kik disse...

Kmé acabaram as "demolições" que nem ao qq coisa da ucránia conseguem ganhar.... ahhhh, já sei, deve ter sido da viagem, isto porque não ouvi comentários sobre a arbitragem!!

Boa sorte contra a equipa do Azenha (o quase ex-futuro treinador).

Kik disse...

Rui

Se conseguires agradecemos explicações que a malta não percebeu esta

Ab