03 novembro 2009

Ensinamentos para vida de autarca.

O Papio alertou para a gravidade deste artigo e realçou esta frase, que vai ficar para a História, de José Contente “"Em política não vale a pena fazer 100 e anunciar 20. Vale a pena fazer 100 e anunciar 120". Pior, é que, segundo o próprio Contente, este foi um ensinamento que recebeu enquanto jovem e pelo qual tem vindo a pautar a sua actuação política. [Pois, nota-se.] Justificou esta máxima de sabedoria porque a população deve estar informada daquilo que se faz. E daquilo que não se faz, já agora.

Mas há outra pérola digna de registo neste artigo. Ora, Contente ensinava os autarcas agora eleitos sobre esta dura vida que é a política, qual Pai Mei, e avisou que nem tudo serão rosas (perdoem a ironia fácil) e que encontrarão dificuldades, mas deixou uma luz de esperança para os aprendizes. Disse Contente que quando os petizes estiverem cabisbaixos e desanimados com a difícil vida de autarca, podem sempre “escrever ao Presidente do Governo Regional” e tudo ficará mais fácil. É quase como escrever ao Pai Natal, mas de verdade.

Resta dizer que estas inspiradas palavras de Contente foram proferidas num encontro da secção de Ponta Delgada do PS e foram dirigidas aos autarcas eleitos pelo PS, pois claro. Só eles podem escrever ao Presidente de todos açorianos. Os outros, escrevam ao Pai Natal.

Normalíssimo...

7 comentários:

Watson Manuel disse...

Será que os outros autarcas podiam escrever ao Professor Cavaco Silva?

Podiam, mas não era a mesma coisa...

Anónimo disse...

Muito bem esgalhado
JNAS

José Santos disse...

Os nossos presidentes da junta estão estudando para burros.

o da minha freguesia sarrou uma arvore de alcácia para plantar flores cor-de-rosinha e ainda levou ramos da alcácia para inxertar na comperativa.
Não á orde!!

Falavam mal do Salazar porque ele era comunista mas agora é que se está vendo...

Uma saudação e tudo mais para o senhor Watson Manuel que estava a dizendo palavras certas. Antigamente era tudo por carta.

José Santos.

José Santos disse...

e mais! ainda bem que ma lembrei disso.

ele pensa que agente acreditamos que o touro teve fora no mês das festas para ir para rolana!

não é que ele imprestou o touro da junta para o império da freguesia ao lado da nossa com não arreia de 5 vacas para serem infertilizadas (delicado, vacas que não custam a aguerrar a criação)!

os senhores que são pessoas com estudos e podiam ter alguém conhecidos na telefonia ou nos jornais podiam dar a noticia para ser bem feite.

José Santos disse...

E agora o que é que eu me fui lembrar?
O nosso presidente parece que pensa que pq é drogrado é o rendimento mínimo pra dentro. é jovem e ainda pode fazer uma vida.
Se um homem é bêbado não há subsídios para ninguém e é couces pq fala alto.
mas isto tem jeito?
Os senhores que estudarem os livros não acham que a droga é pior que o álclo?

crematório disse...

Ó José Santos, não é preciso estudar muito para saber que o álcool é uma droga. O café com cheiro que o josé bebe todos os dias logo pela fresquinha, são duas drogas juntas.
O senhor dá erros de português de propósito o que lhe destapa a careca.
deixe-se de tretas.

José Santos disse...

Senhor Crematório,
peço desculpa por não escrever tudo como deve de ser, mas a quarta classe de antigamente era mais virada para os bolos nos toquinhos dos dedos.

Isse de fazer pouco e escarne de quem não tem estudos, so porque tem livros em estrangeiro em casa, é uma pouca vergonha.

Falam muito a político neste jornal. Nao falam para agente.

Mas estao muito enganados quantos as linguas. Eu era dos melhores do meu ano de sortes no amaricano. Estive embarcado... Quero ver o Rui ou o Jose Gonçalves puxarem uma conversa com uma turista alemoa em ingles sim rir nem churar.

Olha la meu menino, respeito porque para destapar a careca devia ser como antigamente para cortar o bigode pela primeira vez: era com orde do pai.

José Santos.