Medina Carreira disse o que todos sabemos sobre as Novas Oportunidades, adjectivou o programa como uma “trafulhice”, uma “aldrabice”, onde os “alunos não sabem nada”. Mais disse que “Os alunos fazem um papel, entregam ao professor e vão-se embora. E ao fim do ano, entregam-lhe um papel a dizer que têm o nono ano [de escolaridade]." Afirmou que "é tudo uma mentira (e que) enquanto formos governados por mentirosos e incompetentes este país não tem solução”.
E numa breve pesquisa pela Internet constata-se que os conteúdos programáticos das Novas Oportunidades são caricatos. Aqui está o programa da cadeira “Matemática para a vida”, onde se pode ver que se espera que os alunos sejam capazes de: “Utilizar a moeda única europeia, euro, em actividades do dia a dia, nomeadamente, em aquisições directas, em operações de multibanco e em actividades que requeiram a escrita de informação numérica. Efectuar medições de grandezas de natureza diversa, utilizando instrumentos adequados: régua/fita métrica, balança, termómetro medicinal, relógio, etc..”
Na cadeira Tecnologias da Informação espera-se que os alunos sejam capazes de “Receber e enviar mensagens em SMS através de um telemóvel”.
Isto fará muito sentido noutro contexto qualquer, nunca no ensino secundário. Basta dar uma olhadela ao site das Novas Oportunidades para se ver que o principal objectivo é apresentar números bonitos.
A festa prossegue no ensino superior.
Portugal [Açores incluídos] está a ficar um país de pessoas altamente qualificadas, no papel, pois claro, porque na vida real não há milagres.
E numa breve pesquisa pela Internet constata-se que os conteúdos programáticos das Novas Oportunidades são caricatos. Aqui está o programa da cadeira “Matemática para a vida”, onde se pode ver que se espera que os alunos sejam capazes de: “Utilizar a moeda única europeia, euro, em actividades do dia a dia, nomeadamente, em aquisições directas, em operações de multibanco e em actividades que requeiram a escrita de informação numérica. Efectuar medições de grandezas de natureza diversa, utilizando instrumentos adequados: régua/fita métrica, balança, termómetro medicinal, relógio, etc..”
Na cadeira Tecnologias da Informação espera-se que os alunos sejam capazes de “Receber e enviar mensagens em SMS através de um telemóvel”.
Isto fará muito sentido noutro contexto qualquer, nunca no ensino secundário. Basta dar uma olhadela ao site das Novas Oportunidades para se ver que o principal objectivo é apresentar números bonitos.
A festa prossegue no ensino superior.
Portugal [Açores incluídos] está a ficar um país de pessoas altamente qualificadas, no papel, pois claro, porque na vida real não há milagres.
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