16 julho 2010

O Manual de Instruções de Cláudia Cardoso

Hoje, bebericando o café matinal, deparei-me com o exercício desesperado da professora/deputada no AO, tentando obnubilar os espíritos mais distraídos, imputando a terceiros os pecados mortais do (des)governo regional e nacional. Palavras vãs. O artigo, na realidade, para ser preclaro, queria ser assim:


" O PS é o que sempre foi. Só que dantes era mais dissimulado. Preocupava-se com as mesmas coisas mas não se denunciava a cada passo. O descartável líder não tem respeitado, afinal, o guião que lhe deram. Dá ordem de tiroteio contínuo. Teme a mais pequena sombra. Julga que à Região bastam as Portas do Mar. Tem visão paroquial dos Açores. E muita direcção artística. Os seus indefectíveis propalam um sucesso das políticas governamentais que insiste em não coincidir com a realidade. Afadigam-se a abafar embaraços, escondendo-os do que eles efectivamente são. Agarrados à vara da comiseração que lhes mantenha o poder. A pequena política cresce a olhos vistos, injectada de fait-divers, e abstraída das questões essenciais. O PS não está à altura do futuro. E tem ainda, para mal dos seus males, passado. Todo ele ainda vivo. A andar por aí. Capaz de fomentar a suspensão da democracia ou de impor a lei da rolha. O Presidente da República a condenar publicamente o Ministério dos Negócios Estrangeiros na sua recente visita a Cabo Verde pelo pouco investimento no ensino da Língua. E a ser carinhosamente confortado pelo seu homólogo que num discurso de dez páginas cita cinco vezes Saramago, Venezuelalizando Portugal. O Comissário Europeu invectivou o Plano de Estabilidade e Crescimento português e a flacidez das suas orientações para este ano. Mas aceitou por pensar nos que irão para a frente. Eminentes procuram-se. Esta crise teve um previsto efeito certeza. Reputados economistas acenam com um moço maior que se afirma. 2011 promete novidades. Das boas. É altura de nos prepararmos para o que aí vem. E limpar com detergente as causas da decadência actual para podermos não soçobrar no futuro. A ficção em que o mundo viveu acabará por ruir. Finalmente, de vez. E vamos saber como se solta o pára-quedas. "

11 comentários:

José Saramago disse...

Boa. Li o artigo da deputada Cardoso no Açoreano e agora vendo este ser parodiado, deu-me um gozo enorme porque aqui escreve-se a verdade. Parabéns

Anónimo disse...

Caro José, essa senhora tem um grave problema, ela pensa ser a iluminada nossa senhora do PS, e trata o povo e os seus colegas parlamentares, como se fossem seus alunos. A arrogância de um ser que se acha superior.
Uma professora à moda antiga. daquelas que gostavam de ter nascido no tempo em que lá na freguesia só se respeitava o padre, o juíz e a professora.
O ar antiquado já ela tem, mas a inteligência não é tanta como ela pensa.

Boa paródia, esse seu texto.

Não assino porque tenho medo dos braços do Polvo...não do Paul, mas deste PS que tudo devora.

Anónimo disse...

Meu caro Gonçalves.Transcrever é consigo. Uns que eu cá conheço plagiam. Espertos..De qualquer forma, não concordo com nada.

Anónimo disse...

A dita é mais inteligente do que v.tds juntos...

ganadeiro disse...

olha, olha, parece que a cláudinha anda mesmo a fazer escola. Já cá veem os seus pupilos defender a dama de ferro da terceira.

afinal a arrogância é Lei no PS Açores.

Dá-lhes Falâncio, contra a reacção.

Anónimo disse...

Berta Cabrá. Berta Cabrá.

Anónimo disse...

Cagos Du Val, Cagos Du Val

Anónimo disse...

A mulher até erra na pontuação. Coitados dos alunos. Além de boa paródia, demostra que aquele texto no Ao é uma treta adaptável a todas as circunstancias.

Também não assin porque trabalho para o governo regional e tenho medo de ire para a prateleira, como outros que lá estão

Anónimo disse...

Berta Cabrá, Lionel,Berta Cabrá, Cabra Lionel. Vai ser um arraial....

Anónimo disse...

Os autores deste blog são tão fanáticos que têm um link directamente ligado à Berta Cabrá....

Claudinha disse...

simplesmente fantástico este post. delicioso.