14 setembro 2010

Dormir sobre a Constituição

Fazendo um zapping, deparo-me na SIC com uma telenovela, cujo argumento, tirado da melhor tradição dos discursos do PC e BE, apresenta o capitalista como uma espécie de labrego mal intencionado, vestido com um fatinho de contrafacção (que ironia), comprado numa qualquer feira "cigana", adornado com um Rolex provavelmente adquirido na Canal Street, num fim-de-semana de compras em New York, a tentar tirar as máquinas da fábrica na calada da noite e os coitados dos trabalhadores (pobres, no dizer de uma personagem), alertados pelo acaso de um comentário inocente do entregador de pizzas, a insurgirem-se no argumento da viabilidade da capacidade produtiva.

Náusea. Mudei de canal.

Afinal, nem houve tempo para um lay off. Foi deslocalização directa. Tiraram a piada toda!

9 comentários:

Anónimo disse...

Este comentário é duma falta de senso, de bradar aos céus...
O verdadeiro folhetim mexicano é o próprio post. Que ideia queres vender?
Que não há deslocalizações de fabricas?
Que não há desemprego?
Que os trabalhadores são ricos?
Não sei, o que sei é que deves ser daqueles que os papás lhes alimentam e por isso nada querem saber do mundo do trabalho.

Anónimo disse...

O caro anónimo só pode ser pateta. E esses deixo-os para os psiquiatras. Perdi 30 segundos consigo, para lhe dar o conselho de tratamento. Passe bem.
JG

Tiago R. disse...

Novelas são novelas e as da SIC costumam ser tão más como as outras. Mas o facto é que, com ou sem a indumentária simbólica, estas coisas acontecem todas as semanas (dias?) em Portugal.
Claro que é mais fácil mudar de canal do que pensar sobre o assunto.

Cabeça de Touro disse...

Este Gonçalves está cada vez mais tolo.

José Gonçalves disse...

Caro Tiago R.

Mudei de canal porque não vejo novelas e ali parei acidentalmente, após o jogo do SLB. Quanto ao assunto, se foi chamado à colação é porque já foi pensado. Como bem sabe, neste blogue ninguém tem medo de opinar, mas também gostamos de contribuir para o debate, lançando ideias genéricas para discussão. Às vezes, é inglório, como poderá verificar pelos comentários acima, mas a esses nada podemos fazer e continuarão a ser publicados, porque cada um é responsável pelo que escreve. Sobre a alegoria, basta lembrar o que se passa em Portugal com o tema subjacente: deslocalização, leis laborais, normas constitucionais. É tema actual. A partir daí, opinem, incluindo os mentecaptos.

Sempre a considerá-lo, apesar das nossas públicas diferenças de opinião.

Anónimo disse...

Caro JG.
Novelas são novelas umas melhores, outras piores, eu no caso vertente, nada sei sobre a novela da Sic. Mas o teu comentário estava era cheio de mensagens directas, pois desde o titulo até o chamar á colação o PC e o bloco de esquerda e toda a ironia sobre os pobres e os capitalistas é indicativo que o tema que a novela trata(bem ou mal)tem uma conotação esta sim bem notória com uma certa forma de ver o mundo...
E quem não quer ser lobo não lhe veste a pele mesmo que seja a brincar com temas que não são para brincar.
Ao contrário de si nem lhe chamo pateta(pois eventualmente não é) nem perdi tempo, pois o tempo só se perde se não se tem uma alma capaz de dar o tempo aos outros...

Anónimo disse...

bem aventurados os bem intencionados porque deles é o "paraíso terreno"
JG

Anónimo disse...

Contributo total nos últimos cinco anos:
F.C. Porto: 10,019 (26,9%)
Benfica: 9,736 (26,2%)
Sporting: 8,241 (22,2%)
Sp. Braga: 6,067 (16,3%)
Nacional: 0,916 (2,5%)
Marítimo: 0,800 (2,2%)
U. Leiria: 0,500 (1,2%)
P. Ferreira: 0,393 (1,1%)
V. Setúbal: 0,309 (0,8%)
V. Guimarães: 0,214 (0,6%)

http://www.maisfutebol.iol.pt/taca-uefa/uefa-ranking-pontos-fc-porto-benfica/1191944-1499.html

só porque lembrei-me de um post há algum tempo nesta especie de blog

Anónimo disse...

querem ver que agora os do porto são as virgens mais castas do futebol? cooooorrrrrruuuuuptooooooooosssssss