04 outubro 2010

It's Alive! Ou os efeitos da política irresponsável do PS

Em Maio deste ano, Sócrates apresentou o chamado PEC2, com medidas que, segundo ele, seriam mais que suficientes, para por o país no caminho do crescimento económico, que estávamos no bom caminho e que a partir dali, era só crescimento económico. Afinal era mentira. Passados apenas cinco meses, o Governo socialista de Sócrates vem impor aos portugueses mais impostos, acompanhados, desta vez, por reduções nos salários e nas prestações sociais, nomeadamente do RSI. Agora é o PEC 3. Para mais, o Primeiro Ministro recusa-se de justificar ao pais o porquê. Não é normal que o governo apresente medidas de austeridade de seis em seis meses, sem qualquer explicação. Perante isto tudo, pode-se esperar, dentro em breve, um PEC 4, com mais medidas de austeridade, cortes de salários, impostos e tudo mais que Sócrates se lembrar.

A ideia que fica é que andamos a contribuir e a fazer esforços enormes, sem qualquer perspectiva duma contrapartida. Geralmente, quando um governo pede aos cidadãos esforços suplementares, em termos de impostos e de redução de ordenados, é com a ideia que valerá a pena, que o futuro será melhor e que seremos depois compensados. Só que este Governo de Sócrates já nos pediu muitas vezes esforços suplementares, já disse por variadas vezes que íamos sair da crise, que estávamos em crescimento. E nós, cidadãos crentes que temos governantes sérios, acreditámos e acedemos. Agora é momento de dizer basta ao PS e a Sócrates.

Desde 1995 que Portugal é governado pelo Partido Socialista, com um pequeno interregno de três anos, em que o PSD ganhou as eleições. Ou seja, não há outra leitura possível, Portugal está nesta miserável condição devido às políticas dos socialistas. Mas, honra seja feita ao PS. É que, seja em Portugal continental, seja nos Açores, não mudam a sua linha de actuação no poder. O despesismo é a palavra de ordem na doutrina do PS. Quer isto dizer que os Açores vão sofrer exactamente do mesmo mal que se está a viver neste momento no continente. E não é preciso esperar muito tempo.

A conclusão que se retira é que a prioridade do PS é manter os clientelismos, a todos níveis, com objectivos eleitoralistas. Mas, como é óbvio, clientelismo nunca criou riqueza e é esse o grande problema de Portugal e dos Açores, não se cria riqueza para aquilo que se gasta e por isso endivida-se, chuta-se a bola para a frente, até se poder. O que se passa é que chegamos, agora, ao fim da linha, não há mais espaço para chutar para a frente e é preciso encarar os problemas. Corta-se, portanto, a eito. Porém, os clientelismos criam vícios e nos subsídios sociais esses vícios são vitais. É que sem a ajuda do governo, sem o RSI, ou o apoio social para o medicamento, ou o que for, não se tem nada. Aquilo que se começa a constatar nos Açores, e que vai piorar cada vez mais, é que as muitas famílias que dependiam dos subsídios sociais, vão ficar sem nada. Adivinham-se tempos muito difíceis, com conturbações sociais e muita, mas mesmo muita dificuldade.

O PS criou o monstro, agora ele está vivo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem já nada a espumar pela boca, é o César, que teve esses anos todos os amigos socialistas do continente a mandarem dinheirinho para os Açores. Até na Lei das Finanças Regionais César foi ouvido, e não faltou dinheirinho para distribuir pelos eleitores.
Agora César está cada vez mais depenado, já não vai ganhar as eleições á custa dos apoios sociais que andou a distribuir.
Agora é saltar fora que o barco vai afundar, e desta vez o capitão já não vai fazer boa figura. O mandato de César vai ficar manchado pela crise social que ele e os seus camaradas do continente ajudaram a criar.
Venham outros que estes já estão fora de prazo.

Anónimo disse...

Até o Junior se atirou ao engenheiro relativo

Anónimo disse...

Então vocês não repararam que depois de vir de Lisboa (onde levou com os pés do Sócrates) o César de raivinhas atirou-se logo a um(a) jornalista da RTP-A e de seguida o boy da Lagoa veio reclamar os dinheiros das autarquicas?? A vaca emagreceu, e bastante. Agora é que vão ser elas. Daqui a dias o César vai atirar-se ao Sócrates tipo Alberto João. Vocês vão ver.