António Bagão Félix, no Diário Económico:
«A culpa de não haver PEC 4 é do PSD e do CDS. A culpa de haver portagens nas Scuts é do PSD que viabilizou o PEC 3. A culpa do PEC 3 é do PEC 2. Que, por sua vez, tem culpa do PEC 1.
Chegados a este, a culpa é da situação internacional. E da Grécia e da Irlanda. E antes destas culpas todas, a culpa continua a ser dos Governos PSD/CDS. Aliás, nos últimos 16 anos, a culpa é apenas dos 3 anos de governação não socialista.
A culpa é do Presidente da República. A culpa é da Chanceler. A culpa é de Trichet. A culpa é da Madeira. A culpa é do FMI. A culpa é do euro.
A culpa é dos mercados. Excepto do “mercado” Magalhães. A culpa é do ‘rating’. A culpa é dos especuladores que nos emprestam dinheiro. A culpa até chegou a ser das receitas extraordinárias. À falta de outra culpa, a culpa é de os Orçamentos e PEC serem obrigatórios.
A culpa é da agricultura. A culpa é do nemátodo do pinho.
A culpa é dos professores. A culpa é dos pais. A culpa é dos exames. A culpa é dos submarinos. A culpa é do TGV espanhol. A culpa é da conjuntura. A culpa é da estrutura.
A culpa é do computador que entupiu. A culpa é da ‘pen’. A culpa é do funcionário do Powerpoint. A culpa é do Director-Geral. A culpa é da errata, porque nunca há errata na culpa. A culpa é das estatísticas. Umas vezes, a culpa é do INE, outras do Eurostat, outras ainda do FMI. A culpa é de uma qualquer independente universidade. E, agora em versão pós Constâncio, a culpa também já é do Banco de Portugal. A culpa é dos jornalistas que fazem perguntas. A culpa é dos deputados que questionam. A culpa é das Comissões parlamentares que investigam. A culpa é dos que estudam os assuntos.
A culpa é do excesso de pensionistas. A culpa é dos desempregados. A culpa é dos doentes. A culpa é dos contribuintes. A culpa é dos pobres.
A culpa é das empresas, excepto as ungidas pelo regime. A culpa é da meteorologia. A culpa é do petróleo que sobe. A culpa é do petróleo que desce.
A culpa é da insensibilidade. Dos outros. A culpa é da arrogância. Dos outros. A culpa é da incompreensão. Dos outros. A culpa é da vertigem do poder. Dos outros. A culpa é da demagogia. Dos outros. A culpa é do pessimismo. Dos outros.
A culpa é do passado. A culpa é do futuro. A culpa é da verdade. A culpa é da realidade. A culpa é das notícias. A culpa é da esquerda. A culpa é da direita. A culpa é da rua. A culpa é do complexo de culpa. A culpa é da ética.
Há sempre “novas oportunidades” para as culpas (dos outros). Imagine-se, até que, há tempos, o atraso para assistir a uma ópera, foi culpa do PM de Cabo-Verde.
No fim, a culpa é dos eleitores, que não deram a maioria absoluta ao imaculado. A culpa é da democracia. A culpa é de Portugal. De todos. Só ele (e seus pajens) não têm culpa. Povo ingrato! Basta! Na passada quarta-feira, a culpa… já foi.»
14 comentários:
Senhor Gonçalves, com tanta culpa atribuída, não se recordou V. Ex.ª de culpar o culpado. A saber: Mário Crespo, é ele, sim, é ele o culpado.....mas somente de nos ajudar a desmascarar o verdadeiro mentiroso e o culpado mor.....quem, todos nós sabemos.
Cordiais saudações
O BAGÃO, ESSE LAMPIÃO?
AQUELE QUE DEIXOU UM DÉFICIT COLOSSAL EM 2005, QUAndo não havia crise financeira internacional e todo o mundo estava a crescer?
Mas vocês percebem alguma coisa de economia, ou vocês todos aprendem essas tretas na esplanada do Pacheco ou no Rapo o Tacho?
fenomenal, fenomenal. Um dos melhores textos juntamente com o do País do faz de conta do Mário Crespo. CVá na região é tempo de fazer um balanço igual
O problema é que neste país a culpa morre solteira. Os culpados raramente sofrem as consequências.
Na politica que se faz neste pais é que a culpa é sempre do último do outro partido que esteve a governar.
Mas isso será sempre assim com esta classe politica.
grande malha. fica registado como um dos melhores textos dos últimos anos. em cheio!
Vou recortar e pôr na minha mesa de cabeceira.
Regista-se que o Dr. Bagão, apesar de ser um grande benfiquista, participou numa obra cinematográfica portuguesa de segunda classe.
Não se percebe, assim, a vénia e o olhar vidrado, como se tratasse do busto do Dr. Sá Carneiro.
O Caseiro da Herdade do Tio Zé (de regresso após Erasmus na Universidade Ho Chi Min)
Após regresso de Ho Chi Min, o meu Caseiro (que a continuar assim vai ser despedido) só pode ter película aderente na fronte e uma chapa lobotómica no interior. Talvez uma operação no Santa Maria resolva o problema: antes um esclarecido que não vê do que um visionário que não olha. Terá consumido, por essas terras longinquas, alguns produtos herbáceos pensando que era uma inocente alface triturada?
Se este Latifundiário Patrão do caseiro da Herdade do Tio Zé, se levantar muito pó, pode ser que façamos da sua bonita herdade um belo kolkhoze, para abastecer o povo com produtos agrícolas, frutas e hortaliças, porquanto o país vai entrar em bancarrota e não há dinheiro para ir a Itália comprar salsa!
Grande Texto, acrescentaria que a culpa é do caso Freeport e do caso Face Oculta, a culpa é da sua mãe que comprou um Apartamento a um offshore, na rua Braamcamp, a culpa é da PT por ter quase comprado a TVI e outros meios de comunicação social. A culpa é da Universidade Idependente por ter passado um certificado de licenciatura, a culpa, a culpa sempre a culpa é dos outros. Sigam o exemplo aqui proposto e desliguem a televisão ou mudem de canal quando esse senhor falar
http://terracosanostra.blogspot.com/
Sócrates é o maior!
Meus caros Latifundiário e Ganhão,
O Caseiro é contrário a atitudes de abstenção, como a do Padre aqui de Alveiras de Cima, que até hoje não orientou 20 novenas pelo Padre Max e pela estudante Maria de Lurdes.
Neste sentido, cabe relevar que abaixo está o site das incursões cinematográficas do Dr. Bagão:
http://www.youtube.com/watch?v=nQ4hMSHK3x4
Qual é a conclusão? "Vai vir charters" (?)
Caseiro da Herdade do Tio Zé
Charteres só para o Sporting ou para os Açores de Cesar. As novenas do Padre Max foram rezadas por ele.
Espero que César entregue os terrenos da Calheta a grupos financeiros chineses com vista à construção duma zona de jogo no meio do Atlântico.
Aí não tenho dúvidas que a SATA INTERNACIONAL voará para Tóquio, Bangueqoque, Singapura, Hong-Kong, Pequim, Xangai, Macau e Tawain, com vista a trazer turistas e jogadores do Extremo Oriente.
Enviar um comentário