17 maio 2011

Desemprego nos Açores - A bandeira do PS



Nós já sabíamos. Já andávamos a alertar há muito tempo para o erro sem precedentes que é o Governo regional não querer encarar de frente que temos um problema grave de desenvolvimento na região, que se traduz, principalmente, ao nível do desemprego. Através de variados esquemas e truques, o governo sempre conseguiu nos dar a ideia que a taxa de desemprego nos Açores não era tão alta como no resto do país. Que era uma questão perfeitamente controlada. Na verdade, nós, as pessoas, os cidadãos que andam na rua, suspeitávamos que não era bem assim, pois todos nós vemos que quase todas as famílias nos Açores têm pelo menos um caso de desemprego.

O governo regional preferiu usar a técnica da avestruz: enviou a cabeça na areia e ignorou o problema, na esperança, talvez, que o desemprego se fosse embora. É claro que não vai. Pelo contrário, uma atitude destas de quem tem a responsabilidade, só podia piorar tudo.

Precisamente, esta semana somos confrontados com duas notícias que devem nos merecer uma enorme preocupação e que confirmam todos os nossos piores receios. Desde logo, ontem mesmo foram divulgados dados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional que nos dizem que o desemprego aumentou nos Açores no último ano em 25%. E é necessário, desde já, registar que este número não revela, de modo algum, o verdadeiro problema do desemprego. E estes números não estão os muitos que se encontram em programas de formação profissional, que, para todos efeitos, também não têm emprego. Nem estão os que não estão inscritos. E como sabemos, há muita gente que simplesmente não está inscrita, ou porque estão longe, ou porque a muita burocracia necessária, os faz desistir.

Mas adiante. A situação vai mesmo piorar e muito. No telejornal da passada segunda-feira, um empresário ligado à construção civil garantiu que 900 trabalhadores, ligados à construção das SCUT em São Miguel, irão para o desemprego a partir do próximo mês de Junho (ver vídeo). Ou seja, se o último ano já foi catastrófico, com o tal aumento de 25%, espera-se que este ano seja muito pior, pois só num mês teremos um aumento de cerca de 10% na taxa de desemprego, com estes 900 trabalhadores ligados à obra das SCUT.

É importante, fundamental mesmo, voltarmos atrás no tempo, para Fevereiro passado, para sermos mais precisos. A líder do PSD-Açores dizia na altura “que entregar a obra mais cara do regime autonómico a um consórcio externo à região, quando muitas pequenas e médias empresas açorianas poderiam estar a fazer esta obra, é um erro político que a História encarregar-se-á de penalizar”. Ora, não foi preciso esperar muito tempo para começarmos a ver que Berta Cabral tinha efectivamente razão. Estamos a falar duma obra que ascende os 300 milhões de euros. O maior investimento jamais feito pela região autónoma. Seria do mais elementar bom -senso ter-se trabalhado no sentido que esse dinheiro tivesse ficado cá nos Açores, em empresas açorianas, que por sua vez, iriam ter que recorrer a outras empresas para todo o tipo de serviços necessários e que iriam reinvestir cá e dinamizariam assim a nossa economia local, criando, deste modo, emprego. Pelo contrário, o que foi feito foi adjudicar a obra a uma empresa estrangeira que levará o lucro para investir no seu país de origem. Se à primeira vista, recorrer-se à empresa espanhola poderá ter parecido mais barato, a verdade é que a longo prazo, vai sair muito mais caro.

Duas conclusões: por um lado a certeza da inabilidade do governo regional de Carlos César em gerir os dinheiros públicos. Por outro lado o redondo falhanço do mesmo governo regional no que toca a políticas de emprego. Não é com enormes obras pontuais que se disfarça o desemprego. Isso só funciona durante algum tempo. É um tipo de política condenada ao fracasso. O governo socialista de Carlos César, tal e qual como o de Sócrates, já agora, falhou. E já não há mais maneira de mascarar os números do desastre.

2 comentários:

carlos satisfeito disse...

e o josé sócrates dos açores anda à solta ?

Anónimo disse...

Isso são esquemas, Agora vem o Verão e aparecem imensos empregos em bares, hoteis etc e vão dizer que o desemprego diminuiu, quando serão unica e exclusivamente efeitos da sazonalidade.