15 junho 2011

O Benfica ainda é Benfica?

Renovar ou não o lugar cativo no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, pelo seu preço, pela distância, pelos preços que a SATA pratica e pela redução salarial, segundo o princípio socretino da igualdade na pobreza, é a questão do dia cá em casa.

Apesar das dificuldades atrás apontadas, todas elas bastas e racionais, mas que um bom benfiquista tenta sempre superar, a dúvida persiste mais por razões vieiristas. A descendência, que desde pequenina frequenta a Catedral e se habituou a respeitar o Manto Sagrado e que na próxima época irá usufruir do dito lugar, está renitente, por causa do despedimento sumário e anti-benfiquista (sic) do capitão Nuno Gomes, do qual era incondicional fã e que considerava o último esteio de ligação à mística benfiquista.

Alega ela, em resumo, que atitudes como esta são a primeira motivação para os adversários do Benfica e que a mística se transmite pela paixão, pela vivência e pela convivência entre jogadores e adeptos, dos mais velhos para os mais novos, numa corrente infindável, coisas que o senhor Vieira ainda não terá percebido.

Perante a argumentação, quem sou eu para objectar? Mal por mal, ainda haverá mais uns dias para reflectir.

9 comentários:

Anónimo disse...

"ana rachinas em 15-06-2011 às 18h35

email enviado hoje por mim ao departamento de socios do SLB:


Após tomar conhecimento do comunicado lançado hoje pelo Sport Lisboa e Benfica da saída do Nuno Gomes do clube que sempre representou com amor, e dedicação á camisola que envergou durante anos, sinto que não posso compactuar com ingratidões, nem com vaidades de treinadores, admitidas pelo Presidente Luis Filipe Vieira, homem em quem sempre acreditei e ajudei a eleger até á presente data como sócia do clube. Lamento profundamente a perca de valores e mística que o clube que amo tem vindo a perder através das escolhas que considero erradas, de pessoas erradas!
Sem me alongar mais, porque hoje é um dia muito triste para mim, venho desta forma informar-me do que preciso fazer para deixar, eu e a minha familia, de sermos sócios do Sport Lisboa e Benfica.
Ana Cristina Marques- sócia nr 109634
Artur Rachinas - sócio nr 162808
Pedro Rachinas - sócio nr 179421
Diana Rachinas - sócia nr 215465

Pagamos as quotas através de débito directo, e iremos proceder ao cancelamento do mesmo.
Sem outro assunto, e com uma grande tristeza,

Ana Marques

lamento bastante Nuno, faltam-ma as palavras...obrigada por tudo o que deste, obrigada por seres quem és, felicidades para ti e tua familia. Não digas "adeus", diz "até um dia"...beijo!"

Anónimo disse...

Um amigo meu – benfiquista ferrenho e que fez o “favor” de me acordar para desabafar sobre este tema – diz ser irónico ver Nuno Gomes (um portista de nascença que se transformou no último grande símbolo nacional do Benfica e num adepto ferveroso do clube) ser “despachado” da Luz por um técnico sportinguista e um presidente que, antes de ser o principal responsável das águias, também era sócio dos principais rivais. Pensei um pouco no assunto e, de facto, a coisa não deixa de ter a sua piada. No entanto, acrescento eu, se José Veiga já foi dirigente encarnado... tudo é possível nos dias de hoje.

Anónimo disse...

Nuno não te aflijas, faz como a maçã podre! Sabes como podes pagar essa ingratidão... vai ser campeão para o Dragão! É por estas e por outras que o SLB não consegue dar continuidade de valores! A mística benfiquista existiu noutra era, noutra época, aliás já era! Só os crentes é que não o vêem! Aliás lá diz o povo ‘ quem feio ama, bonito lhe parece!‘

ASS: RC

eagle01 disse...

O Zé, o teu tema despertou aqui uns copianços tão graves como o dos magistrados. Os teus 2 convidados que comentaram antes, devem estar a gozar contigo pois copiam ideias de outros.

Será que é para te aumentar a depressão?

O Nuno Gomes já vai é tarde, meu caro. 67 golos nestas 9 (!) sim, 9 ultimas épocas, a uma média de 100 mil por mês, POR AMOR DE DEUS, 7,4 golos por época! É por isso que tanta gente o quer no Benfica?

Acordem. Sou anti Vieira, mas esta decisão de NÃO RENOVAR (o que é bem distinto de dispensar) merece meu total acolhimento. Se uns idiotas deixarão de pagar quotas, hoje um amigo meu, de Lisboa, desempregado, ligou-me de manhã para dizer que a saída de Nuno Gomes estimulou-o a comprar um lugar cativo.

Agora lá porque o menino quer continuar a jogar aos 35 anos, o Benfica virou Santa Casa da Misericórdia? Porque cargas de água o Vítor Baía pendurou as chuteiras e gostava de jogar mais um ano? Porque não joga ainda o Oceano ou o Sá Pinto no SCP? Ou o Beto, o tal central da formação que o Real Madrid andou vários anos a espiar e depois terminou no Recreativo de Huelva?

Caraças, mas porque raão o FCP e SCP dispensam, cedem, vendem e não há problema e quando é o Benfica a fazer algo de RACIONAL, há esta choradeira ridícula?

O símbolo do Benfica é a águia, bolas. E depois a quem devemos prestar nossas homenagens é a Cosme Damião e não aos jogadores a quem PAGAMOS para fazer o seu papel. Que no caso do Nuno Gomes foi MUITO FRACO e quem sabe, a par das arbitragens, justifica algumas perdas de títulos ...

José Gonçalves disse...

Amigo Egle01

Bem sabes que estamos de acordo em muita coisa, designadamente, no que ao tempo do LFV à frente do SLB respeita, mas aqui discordamos. Eu acho que a mística (interna) se transmite através do jogadores mais velhos na recepção aos camiões imberbes que a globalização nos deposita nos balneários. E, actualmente, portugueses só o dispensado e o Moreira; depois, o Luisão. Olha-se para dentro e nada mais. Isto é o que posso tornar público. No mais, adivinha-se que passa pela restruturação, mas isso é conversa para os sócios em privado.
Abraço e bons artigos

Anónimo disse...

Nuno Gomes foi um avançado de elevado rendimento. Mas, já não é. A verdade é que o ponta de lança de Amarante foi dez vezes mais jogador do que a opinião pública sabe, ou pensa que sabe. Nuno foi o avançado perfeito na selecção portuguesa. Com ele, Luis Figo, João Pinto e Rui Costa brilharam. Com uma compreensão fantástica do que é o jogo, Gomes está na mais encantadora selecção portuguesa a que a memória recente nos permite chegar. E muito do encanto da equipa que disputou o Euro 2000 estava precisamente no seu ponta de lança. A ganhar espaços, a tabelar, e nesse Europeu até a finalizar. Tudo girava em seu torno. À sua volta, os seus colegas pareciam ainda mais galácticos. Foi quando se abdicou dele por Pauleta, que o encanto começou a desvanecer.


Mas, na actualidade, somente a inteligência de Nuno Gomes permanece intacta. As suas capacidades físicas são demasiado débeis até para uma primeira liga. Nuno não é forte, não é veloz, não é ágil. Ainda que tenha marcado inúmeros golos, não é também um finalizador de excelência. Muito dificilmente se consegue enquadrar este Nuno Gomes, numa equipa que se pretenda vencedora. Jesus tem razão, quando afirma que percebe em que momentos Nuno mais pode render. Pedir mais minutos para o português, em jogos que não estejam resolvidos não é na actualidade uma decisão sensata.


Todavia, é sempre bom vê-lo marcar golos e a alimentar o mito. Ele merece. E muito."

Anónimo disse...

Eu sou Benfiquista desde pequenino, mas não suporto a alienação que a maioria dos sócios têm, mais que a saída de Nuno Gomes(temos o facto é do Jesus não o pôr a jogar por birra)é a blindagem dos estatutos pelo vieira, que transformou o Benfica de clube democrático em clube em que o presidente passa a vitalício, são negócios no mínimo duvidosos, são promessas de vitórias fictícias, é um treinador,que não tem qualquer condição humanista(para não dizer pior)para lidar com atletas.
No inicio do ano disse que o jesus tinha enchido de vaidade que ou rebentava ou dava cabo do Benfica...
Sair de sócio não é a solução, há que ajudar a correr com esta corja de oportunistas que nem um contrato por objectivos souberam fazer a um zé ninguém de nome Jesus.

Anónimo disse...

vivá a bola...

Anónimo disse...

Não, já não o é há décadas e pelo que vejo nunca mais o será. A Sporttv é a opção mais barata