03 fevereiro 2012

Os "cristãos-molaflex" movimentam-se*

Esta semana tem sido uma graça.

Os "cristãos-novos" começaram a movimentar-se, iniciando uma caminhada na fé descoberta recentemente, num atalho de Santiago, por prognose póstuma.

Os "cristãos-velhos", aqueles que costumam aparecer com ar beato nas missas em que está presente o bispo ou nas procissões em que alguém lhes apõe uma opa de destaque, sem vergonha, começaram a pregar aos próprios fiéis a fé que, anteriormente, estava expectante na esquina da memória.

Até aqui, convenientemente, tinham-se esquecido de que a fé só será conhecida se apregoada e que a mesma só se dilatará com sacrifício, batendo humildemente porta a porta, escutando os argumentos contrários e apresentando os próprios.

A partir de agora, reclamarão e centrarão em si, ignobilmente, as conversões que outros, anónima e activamente, abençoaram, sem medo nem calculismo, assentes na convicção da verdade.

A partir de agora, pomposamente, frequentarão assiduamente a igreja e cantarão hinos de alegria, sentados nos bancos mais próximos do altar, quando deveriam recolher à cela do convento, fazendo votos de silêncio e de isolamento.

Quando acreditamos, o rosto, a mão ou a palavra oferecem-se sempre, sobretudo nos tempos incertos e árduos.

Está, pois, a decisão soberana na hierarquia que, como bem sabe, se ficar à espera destes "cristãos", não haverá fé, nem império, nem almas: só "molaflex" ao sabor da incerteza conjuntural.

Esta semana tem sido uma graça. A dignidade do resto será confirmada pelo tempo.



* Texto publicado após a vitória eleitoral do PSD em Junho de 2011

4 comentários:

Anónimo disse...

O mal Caro José Gonçalves é que se trate a politica como religião(mesmo que seja como figura de estilo)é claro que para se aproveitar o momento de crise para alterar a forma de ser do PSD de longa data(em todas as vitórias eleitorais os figurões se chegam à frente para a fotografia de Família)temos que provocar um tsunami, tal é a forma e o conteúdo a alterar, penso que os Sociais Democratas não estão preparados para tal, independentemente de boas "almas" existirem nas hostes do PSD.

Anónimo disse...

No tempo do Mota Amaral até os adúlteros «tomavam Nosso Senhor» e as suas belas mulheres recolhiam «donativos» ao domingo e nos dias de semana punham os cornos nos maridos!

Floribela Acores disse...

Pois é, eles "andem" aí.
A solução é mandá-los ou mantê-los no "banco" até que "vaiem" aos treinos todos, e não só aos treinos antes dos grandes jogos.
Não os deixem jogar.

Floribela.

Anónimo disse...

Todos são importantes. Venham eles, o cristãos-novos. Vamos saber os usar e dispensar depois...