16 maio 2012

A Queda do Turismo


Em todo o mundo, o sector do turismo está em ascensão. A organização mundial de turismo fala numa subida de mais de 5% no começo de 2012. No entanto, pelo contrário, e segundo os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística, o turismo nos Açores está em queda livre. No mês de Março registou-se uma quebra de 13.7% em relação ao ano passado. Uma autêntica desgraça, mas nada que quem ande no meio, não saiba e não sinta na pele.
É mais um sinal, no fundo, daquilo que temos vindo aqui a alertar há muitos meses. A situação económica açoriana é grave, muito grave e é necessário urgentemente uma mudança que sirva, desde logo, como elemento catalisador para unir os açorianos em torno de um projecto de salvação regional e, a médio e a longo prazo, que sirva para inverter a forma desastrosa como temos vindo a ser governados nos últimos anos.

Esta revelação sobre o forte decréscimo em termos de dormidas nos Açores vem demonstrar que a estratégia do governo socialista em relação ao turismo, se é que alguma vez existiu, falhou. A ideia no turismo e não só sempre foi a de esconder os problemas com dinheiro. Nunca se investiu verdadeiramente numa estratégia, mas sim mascarou-se a ineficácia com gastos abusivos. A este propósito, por exemplo, apenas este ano, o governo já gastou mais de 20 milhões em promoção e outras coisas que tais. Mas não se esperem resultados, nem turistas a visitar os Açores, porque gastar dinheiro desta forma é o que se tem vindo a ser feito, com os resultados que agora constatamos.

O governo socialista falhou porque não teve estratégia. Incentivou a construção e multiplicação de hotéis que estão agora ao abandono. Vendeu passagens aos nórdicos a preço de saldo, que vieram, viram, comeram e não voltaram. Fez-se um porto para cruzeiros em Ponta Delgada e querem fazer outro em Angra. E gasta, por esse mundo fora, milhões em promoção, não se sabe bem como.
As razões para este insucesso são várias e começam desde logo pelo preço absurdo das passagens aéreas. Num momento de crise que todo o mundo vive, evidentemente que um destino caro como os Açores, é dos primeiros a ser afectado. Porque, na verdade, nós andamos a vender gato por lebre. Somos vendidos no exterior como um destino de natureza intacta, que é verdade, com muitas belezas naturais, que também é verdade. Mas, chegados cá, a verdade é que os turistas têm muito pouco que fazer. Além do whale watching e das obrigatórias visitas às lagoas, pouco mais se pode fazer cá. 

Nunca se devia ter avançado para a construção em massa e massificada dos hotéis nos Açores, sem antes se resolver o preço das passagens. Nunca se devia ter avançado para a formação profissional em massa e massificada de jovens na área do turismo, seja na restauração, seja no atendimento, seja na gestão hoteleira. Claro que em ambos os casos, na construção dos hotéis e na formação profissional na área do turismo, o governo não pensou no desenvolvimento da região, mas sim no seu próprio interesse. Com os hotéis mostrou obra feita e vendeu imagem de progresso. Com a formação profissional, escondeu os números do desemprego. Como se isso não bastasse, o governo decidiu também fazer portos para navios de cruzeiro, ou seja, tirando directamente clientela aos hotéis, pois como se sabe o turista de cruzeiro não dorme nos hotéis. É a prova acabada que não há estratégia no turismo nos Açores, há apenas o fazer por fazer.

Agora, há que repensar toda a industria do turismo e minimizar os danos deixados pela governação socialista. Desde logo, e como sempre, a prioridade é baixar os preços das passagens aéreas para os Açores e depois reorientar os fundos comunitários que ainda restam, neste quadro de apoio e no próximo, para a criação de uma verdadeira industria de turismo. Ouçam-se os peritos na área e aproveitemos a nossa unicidade a nosso favor. Com uma estratégia, para onde todos remem para o mesmo lado, sob o auspício de uma liderança nova, forte e revigorada.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu atè gostava de ter mais turistas por cá, mas ainda não percebi se é preciso vender passagens aos nórdicos ao desbarato, ou diminuir o preço das passagens, ou a impedir os barcos de cruzeiro de atracar para ter mais dormidas nos hoteis. Assim que eu entender o que é preciso eu digo qualquer coisa de jeito, por agora digo que nada se fez pelo turismo e parece que até sou inteligente.

Anónimo disse...

Caro Rui Gamboa
No essencial o seu post foca alguns dos problemas do Turismo nos Açores...
A questão principal porem é que ao contrário do que pensa( e pensam os PSD dos Açores,) não é o turismo só por si mesmo que pode resolver os problemas económicos da região e de alguma forma é um dos seus problemas.
Enumerou um conjunto de itens(que se colariam igualmente ao PSD)que constituíram o erro capital do PS de César e no essencial foram indicações de desenvolvimento que transitarão do Governo de Mota Amaral para o Governo de César, com a diferença que César desenvolveu muito mais A APOSTA NO turismo.
Outra das inverdades é considerar que as viagens no tempo de Mota Amaral eram comparativamente mais baratas, se quiser ser verdadeiro, até tem que considerar que foi no tempo de César que se foi mais longe na politica(insuficiente e rapidamente alterável com o tempo)de diminuição do preço do transporte aéreo.
Até mesmo Berta Cabral não tem qualquer politica diferente para o turismo ou para o transporte Aéreo.
O Turismo não sofre do mesmo problema em Portugal com o governo PSD/CDS?
Se quisermos ser rigorosos temos que escrever um texto muito mais elaborado(que não seja mera propaganda eleitoral)se quisermos colaborar numa alternativa e num programa económico politico para os Açores!
Não é com textos de pacotilha que contribuímos para sair da grave crise económica que grassa nos Açores.

Anónimo disse...

o link para o tal estudo da OMT, s.f.f

caso contrário a malta pensa que estás a distorcer os factos.