06 junho 2012

A (má) bola regional

Há por aí clubes que precisam mais de dinheiro do que o maior esfaimado precisa de pão para a boca, não obstante os elevados subsídios atribuídos pelo governo regional que, pelos seus montantes, deveriam ser (e são) mais do que suficientes para uma boa gestão. Por isso, não deixa de causar estranheza e desconforto que haja clubes que "vendem" os passes dos seus melhores e promissores jogadores a troco de quaisquer cascas de bananas (às vezes traduzidas no empréstimo de uns quantos "coxos" desnecessários e sem valor que afastam o desenvolvimento e afirmação dos atletas regionais), pois é mesmo disso que se trata, quando se aceita "vender" a um sem auscultar o mercado - a pretexto de uma qualquer "frutífera parceria" -, mesmo sabendo-se que haverá vários interessados dispostos a apresentar propostas, ou seja, em última análise, com eventual prejuízo para o clube vendedor. Depois, todos pretendem admiração com as consecutivas más épocas desportivas, os salários em atraso, as insolvências, o afastamento gradual de adeptos e sócios e o mau-estar a todos causado. Na maior parte dos casos, para não dizer em todos, face à inexistência de projectos solidamente estruturados e à desresponsabilização dos dirigentes, os contribuintes são os pagadores da factura, sem que, para tal, sejam tidos e achados.

É tempo de dizer basta!

É tempo de lembrar que a palavra Açores nas camisolas significa responsabilidade!

É tempo de lembrar que a palavra Açores nas camisolas significa respeito! 

É tempo de lembrar que a palavra Açores nas camisolas significa transparência!

É tempo de lembrar que a palavra Açores nas camisolas significa exigência!

É tempo de lembrar que a palavra Açores nas camisolas significa representação!

É tempo de lembrar ao próximo governo regional que urge rever as bases do sistema desportivo regional, adaptando-o à realidade socio-económica açoriana, para bem dos atletas regionais, para bem dos clubes, para bem do erário público e para o bom nome dos Açores! 

Assim haja boa vontade!  

3 comentários:

Anónimo disse...

Stefanovic no porto a troco de promessas a uma sad falida

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves
Aqui está um texto que é tão generalista que ninguém se atreveria a contesta-lo...
O problema é escalpelizar o panorama desportivo Português, se quiser o futebol versus a politica e os partidos...
Aqui o que vemos é que desapareceu o amor pela camisola, não só nos jogadores mas principalmente nos dirigentes, todos sabem que se copiou o pior da politica e dos negócios e se misturou tudo com o futebol, hoje importa mais conseguir um lugar em resultado das eleições do que propriamente que o clube A ou B ganhe as provas, a única razão para fazer concordar com os resultados desportivos é que sem eles nem o politico ganha as eleições nem o empresário realiza o seu negocio(muitas vezes são negócios ilegais, ou no mínimo irregulares)...
Quem está em todos os níveis do desporto, mas principalmente do futebol em Portugal ?
Resposta fácil, os militantes do PSD em maior numero logo seguidos do PS e do CDS!
Mas não se julgue que isto acaba aqui, não prolonga-se para a comunicação social, não há programa que não seja políticos destes partidos que figuram no painel, mesmo que não percebam nada de desporto.
Nesta circunstancia não há esperança que o desporto melhore em Portugal como não há também na governação ou nos negócios, é uma teia que tudo sufoca.
Por maior sinceridade que tenha, a corrupção e a promiscuidade entre desporto(sobretudo, futebol)irá continuar mesmo que seja(ou por maioria de razão)se for o PSD que ganhe as eleições nos Açores.

Anónimo disse...

É análise política, é futebol, é mexerico...
Este blog tem um pouco de tudo.
A recomendar.